Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Mamãe Está com Câncer, por Brian Fies

Uma das mais árduas lutas que uma família pode enfrentar. Parte da cura não é sofrer em silêncio.

28/09/2020

Estamos todos expostos à mesma realidade. Muitos já vivenciaram ou tiveram contato direto com o câncer. Essa doença nos assombra, nos corrói, nos arranca quem amamos, mas, mesmo com toda essa dor, o primeiro passo para conviver melhor com o câncer é olhar ao seu redor e não sofrer em silêncio.

Situações de perda sempre nos colocam numa posição em que parece que as palavras não funcionam nem confortam. Em casos de doenças graves, como acontece com a personagem Mamãe de Mamãe Está com Câncer, a dificuldade é outra, pois, além do confronto com a realidade, existe também a incerteza de quão grave é essa doença. E há ainda a esperança, sempre presente, de que esse momento vai ser superado.

Para enfrentar a batalha do câncer de sua mãe, Brian Fies resolveu compartilhar todos os seus questionamentos e emoções em uma história em quadrinhos. Mamãe Está com Câncer surgiu, inicialmente, no formato digital, maneira que Fies encontrou para lidar com a situação aflitiva da mãe e toda a angústia da descoberta em família. O resultado alcançado pelo desenhista, no entanto, foi mais que um desabafo pessoal.

A partir de sua proposta corajosa de colocar no quadrinho as dúvidas, os sentimentos e a verdade de um momento tão difícil, Fies conseguiu criar um ambiente que abre espaço para a empatia. É a história da Mamãe, do narrador e de suas irmãs, mas, ao mesmo tempo, a história de todos que se preocupam com alguém que amam.

Pessoas e famílias inteiras precisam lidar com essa descoberta todos os dias, em todos os cantos do mundo. Ao tocar em um ponto universal, sobre um tema de interesse tão humano, o quadrinista entrega uma obra de emoções reais.

Com um desenho muito dinâmico e versátil, Brian Fies traz a dura realidade, o pesadelo imaginado, a ternura das lembranças e a leveza que a esperança suscita por meio de seu traço. Passeando por estilos, brincando com gêneros e produzindo acertadas metáforas visuais, o artista consegue envolver o leitor com um tema que assusta tanto.

Brian Fies é escritor e quadrinista. Sua primeira graphic novel, Mamãe Está com Câncer, venceu o prêmio Eisner de 2005 na categoria de Quadrinho Digital, o Lulu Blooker Prize de melhor quadrinho em 2007, bem como o prêmio Harvey de novo talento, no mesmo ano. Lançou Whatever Happened to the World of Tomorrow? em 2009 e foi indicado a várias categorias dos prêmios Eisner e Harvey, além de vencer o American Astronautical Society’s 2009 Eugene M. Emme, prêmio de melhor literatura austronáutica para Jovens Adultos. Em 2019, publicou Fire Story.

“Fies é sutil, porém honesto ao contar a história. a clareza e a qualidade da arte de Fies a cada quadro conduz a trama de modo acertado, e destaca a gravidade da situação ao mesmo tempo em que descarta o sentimentalismo barato. Mamãe Está Com Câncer é um relato sereno e corajoso de como uma família lida com uma questão universal.”
— PUBLISHERS WEEKLY —

“Mamãe Está Com Câncer consegue algo quase impossível de se fazer apenas com texto… as poderosas imagens mostram a experiência da paciente e de sua família de uma forma que a reportagem clínica padrão pode nunca conseguir atingir com tal assertividade.”
— DR. MICHAEL GREEN AND KIMBERLY MYERS, BRITISH MEDICAL JOURNAL —

“Fies faz mudanças repentinas de estilo e de foco: imagina sua família como super-heróis ou a mamãe como um brinquedo de operar a paciente… oblíquo e pungente, Mamãe Está Com Câncer expressa a realidade esquizofrênica de lidar com uma doença grave.”
— HANNAH TUCKER, ENTERTAINMENT WEEKLY —

FICHA TÉCNICA
Título | Mamãe Está com Câncer
Autor | Brian Fies
Tradutora | Laura Zuñiga
Editora | DarkSide® Books
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 128 páginas, capa dura, colorido
Dimensões | 23 x 16 cm
ISBN | 978-65-5598-028-8

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide