Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Vários

Máscaras de caveira e granadas de fumaça, este é Butch Locsin

Conheça o artista de Los Angeles que tem como inspiração as culturas hispânica e latina, e é a cara da Caveira.

21/05/2020

A arte pode ser entendida como uma atividade humana ligada às manifestações estéticas ou comunicativas, e que se manifesta em diversos formatos, linguagens e expressões, como: desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro, cinema e seus derivados. No caso do artista americano Butch Locsin, também conhecido como Skeleton of Color, há quatro anos sua arte envolve máscaras de caveira, granadas de fumaça colorida e fotos, muitas fotos. 

Os residentes de Los Angeles, EUA, já se acostumaram a flagrar uma das performances de Butch Locsin pelas ruas da cidade. Não apenas as fumaças coloridas chamam atenção, como também a multidão de fotógrafos — um total de 80 — e profissionais necessários para produzir suas imagens enquanto o artista se movimenta.

Sua técnica multicolorida e trevosa chamou atenção até da banda Fall Out Boy, que em 2017 o contratou para se apresentar no vídeo da música Hold Me Tight or Don’t

Mas antes de se jogar em suas produções artísticas, Butch Locsin trabalhava como personal trainer em uma academia, até que decidiu voltar a estudar. Só que ao invés de escolher algo relacionado à sua área de atuação, preferiu fazer aulas de pintura, algo pelo qual sempre foi apaixonado. Em entrevista ao site da Red Bull, Locsin comentou como foi para ele essa mudança de carreira: “Foi difícil no começo. Eu pensei que meus colegas de classe eram muito melhores que eu, e eu ficava o tempo todo comparando as minhas habilidades com as deles. Mas, depois de um tempo, percebi que a arte é sempre subjetiva. Entendi que o mais importante era encontrar meu próprio estilo.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA O ESQUELETO QUE ESTÁ VIGIANDO UMA BIBLIOTECA NOS EUA

Para definir seu estilo e marca pessoal na arte, Butch Locsin começou a se questionar qual iconografia representaria melhor o seu trabalho e serviria como expressão de sua arte. Criado em Los Angeles, sofreu grande influência das culturas hispânica e latina, inclusive, da tradicional celebração mexicana Día de los Muertos. Quando questionado sobre a utilização de um crânio em suas performances, Locsin comentou que a maioria das pessoas vê este símbolo como algo negativo, algo relacionado à morte, mas que na cultura mexicana ele é utilizado para celebrar a vida, quem também somos por dentro.

A primeira máscara que criou, Locsin levou quase duas semanas para fazer. Era dourada e simplista em seu design, mas aos poucos, ele foi adicionando novos elementos e cores. O principal material que utiliza em seu trabalho é o isopor, sendo que a máscara mais pesada chega a quase 1 kg. Agora, ele já dispõe de mais de 40 modelos diferentes em seu ateliê e nenhuma delas está à venda. O artista é sincero ao dizer que seu trabalho o torna único e que, por isso, mantém as peças para uso próprio.

Ainda na entrevista, Butch Locsin comenta que se sente confortável ao se apresentar na frente de uma multidão por causa de suas máscaras, e que elas o transformam em alguém diferente, mais empoderado:Fiquei em negação por um tempo, pensando que o cara por trás da máscara é o mesmo que está na frente dela, mas isso não é verdade. As máscaras me transformam em uma pessoa que tem confiança para se apresentar na frente de centenas de fotógrafos.

Skeleton of Color já participou de mais de 100 ensaios fotográficos, e você pode acompanhar o trabalho de Locsin em seu canal no YouTube e também no perfil do Instagram.

É a cara da Caveira, não é mesmo?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

11 Comentários

  • Gabriel

    21 de maio de 2020 às 17:06

    Adorei a matéria! Acho muito importante os blogs neste nosso mundo de redes sociais porque eles incentivam a leitura e o texto. Aproveito para deixar o endereço do meu blog: https://gabrielpalmaguitar.wordpress.com/
    Fiquem bem!

    • Avatar photo

      DarkSide

      21 de maio de 2020 às 18:09

      Caveira agradece o carinho e está de olho no seu blog trevoso também.

  • Gofredo Bonadies

    22 de maio de 2020 às 13:17

    Muito bacana conhecer o trabalho de um artista e ainda amia que dialoga com a marca Caveira. Um símbolo que faz parte de diversas culturas e possuí variados significados. Obrigado pela Editora e pelo excelente trabalho do artista em questão. Parabéns Butch Locsin! Adorei sua Arte.

    • Avatar photo

      DarkSide

      22 de maio de 2020 às 14:01

      Uma arte incrível, não é mesmo? Caveira fica feliz em saber que curtiu ❤.

  • Larissa

    22 de maio de 2020 às 13:24

    Eu amei o conteúdo ? ele é uma inspiração ❤❤❤.

    • Avatar photo

      DarkSide

      22 de maio de 2020 às 14:00

      Trazendo um pouco de cor para o mundo ❤.

  • Márcia

    22 de maio de 2020 às 13:32

    Amei conhecer esse artista…. a cultura mexicana é linda demais, a vida toda fui apaixonada pelo México e ainda quero muito ir em um “Día de los muertos” lá !!!
    Ele sem dúvida é a cara da Caveira !!!! XD
    Indo no insta dele agora pra conferir essa arte!!!! ♥♥♥

    • Avatar photo

      DarkSide

      22 de maio de 2020 às 14:00

      Incrível demais, não é? Achei a minha cara!

  • Suely

    23 de maio de 2020 às 15:07

    Obrigada Caveira por sempre nos trazer matérias incrivelmente significantes quanto essa. A arte anda de mãos dadas a diversas culturas e nos apresentar um artista que usa um símbolo tão forte que é a Caveira como ideia de vida, evidenciando a riqueza do México, a qual sou fã é simplesmente espetacular!

    • Avatar photo

      DarkSide

      25 de maio de 2020 às 11:56

      Caveira agradece o carinho.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide