Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneLançamento

Mindhunter Profile: Serial Killers chega ao selo Crime Scene

O lançamento revela o passo a passo e o amadurecimento do método de perfilar os mais cruéis assassinos em série.

30/09/2020

“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.” — Friedrich Nietzsche

Como surgiu o método de investigação de serial killers que é usado hoje? Quem foram os responsáveis por desenvolver as ferramentas que permitem aos investigadores aprenderem e lidarem cada vez melhor com a prevenção ao crime e a resolução de assassinatos brutais? 

Uma dessas pessoas é Robert K. Ressler. Com Tom Shachtman, ele narra, em Mindhunter Profile: Serial Killers, seu período no FBI e revela o desenvolvimento do método de traçar perfis psicológicos dos assassinos seriais. Kessler é a principal inspiração do personagem Bill Tench, da série de televisão Mindhunter, e seu parceiro, John E. Douglas, foi a base para Holden Ford. 

Mindhunter Profile: Serial Killers leva o leitor para dentro do escritório do FBI e das salas de entrevistas com assassinos violentos e mostra passo a passo a forma como Ressler propôs seu modelo de análise e sua catalogação desse tipo de criminoso, o que fundamentou o trabalho de investigação dos agentes que é feito até os dias de hoje. 

O texto dinâmico e informativo de Ressler e Shachtman apresenta ao leitor a compreensão dos protocolos do FBI, da polícia e da ciência comportamental, além de mostrar a introdução de técnicas inovadoras que surgem para gerar mais pistas para as investigações. 

Como a citação de Nietzsche que Ressler usa de epígrafe, em Mindhunter Profile o leitor também é convidado a olhar para esse abismo, encontrar formas de enfrentar esses monstros e entender como não se tornar um deles. 

Robert Kenneth Ressler foi um agente do FBI e escritor de true crime. Seu trabalho foi determinante para a criação de perfis psicológicos de assassinos violentos na década de 1970, além de ser considerado o criador do termo “serial killer”. Foi também consultor de Thomas Harris durante a redação de O Silêncio dos Inocentes. O personagem Bill Tench, interpretado na série de TV Mindhunter por Holt McCallany, é baseado nele, assim como o detetive Ressler do romance 2666 de Roberto Bolaño. Ressler morreu em 2013 em decorrência do Mal de Parkinson. 

Tom Shachtman é cineasta e prolífico autor de mais de trinta livros, entre infantis e de não ficção, sobre os mais diversos temas. Além de Mindhunter Profile: Serial Killers, coescreveu outras duas obras com Robert K. Ressler. Vive em Connecticut. Saiba mais em tomshachtman.com.

“A coisa como ela é… hipnotizador.”
— ANN RULE, AUTORA DE TED BUNDY: UM ESTRANHO AO MEU LADO —

“Mindhunter Profile já tem mais de 20 anos… mas não fica datado… uma leitura intensa e veloz, detalhista sem ser pedante, com inteligência na voz, que não é vaidosa nem condescendente.uma leitura nota 10.”
— SARAH D. BUNTING, EDITORA-CHEFE DE THE BLOTTER, A CRIME BOOKS BLOG — 

“Vemos que o uso de princípios da ciência do comportamento e os muitos anos de experiência como detetive dão a ele uma excepcional habilidade para ‘ler’ uma cena de crime e desenvolver um perfil criminal do agressor.seu envolvimento em múltiplas investigações de serial killers são a nós, leitores, uma visão de dentro do trabalho da polícia.”
— APRENDIZ VERDE —

FICHA TÉCNICA
Título | Mindhunter Profile: Serial Killers
Autores | Robert K. Ressler e Tom Shachtman
Tradutor | Alexandre Boide
Editora | DarkSide® Books
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 416 páginas, capa dura
Dimensões | 16 x 23 cm
ISBN | 978-65-5598-029-5

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide