Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneOssos do Ofício

Minha vida de editor na DarkSide, parte 1

Uma lauda de conversa com os DarkSiders

22/07/2021

Gente mui querida que adora a Caveira, vim aqui pra gente desfiar um-dois minutinhos de conversa sobre um tema que tenho uma razoável capacidade de falar: eu mesmo (vá lá que a psicanálise puxa meu tapete e mostra que não é bem assim, mas deixemos isso de lado por enquanto).

Mas calma, calma que tá tudo bem! Não vou falar de mim como se fosse legenda de Instagram, mas de uma parte muito importante da minha vida e que cobre quase todo meu dia: o trabalho de edição aqui na DarkSide® Books.

LEIA TAMBÉM: TESTE DE RORSCHACH – A ORIGEM, POR DAMION SEARLS

É coisa pra dedéu para se falar e esse espaço vai aparecer a cada tanto pra conversa seguir firme aqui pelo blog da editora. Quero falar com vocês sobre processos, o trabalho em si, a conversa com os outros editores, a relação do editorial com os outros setores da família Dark, as nossas marcas de livros, as nossas opções, sobre a cena livreira e editorial aqui no país, sobre tradução, revisão, edição, ilustração e vários outros sufixos “–ão”’.

Mas nesse primeiro contato entre nós via blog queria falar sobre como organizo o dia: a maioria das pessoas mede o tempo em minutos-horas-dias-semanas; o editor tem, além do implacável relógio, outro medidor rigoroso. Trata-se da LAUDA.

Lauda é uma medida um pouco mais precisa do que página pra quem trabalha com texto. Explico: meia dúzia de páginas em um caderninho 8×12 cm é bem diferente de meia dúzia de páginas em um livro formato álbum 21×28 cm. Além disso, se pode variar o tipo da fonte, o tamanho da letra, a distância entre as linhas, as margens, enfim, vários elementos que podem fazer páginas surgirem e sumirem.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA O CASO DE GREEN RIVER KILLER

Mas se eu falar em laudas, essa variação não importa! Uma lauda se configura pela contagem de caracteres (usamos aqui na DarkSide® a lauda de 2.100 caracteres contando os espaços), portanto, a variação física do caractere não muda esse valor!

Então, toda minha semana é pensada, por exemplo, assim: 50 laudas por dia de leitura de revisão do PRÓXIMO-LANÇAMENTO-CRIME-SCENE-QUE-NÃO-POSSO-FALAR-QUAL-É-MAS-É-INCRÍVEL, mais uma hora para responder e-mails. Nos dias que não tiver reuniões, posso aumentar algumas laudas de leitura pra poder passar logo pro próximo livro (UMA-GRAPHIC-NOVEL-QUE-EU-GOSTO-MUITO-MAS-QUE-NÃO-POSSO-CONTAR-AINDA-TAMBÉM).

A relação de laudas e horas vai variar com o tipo de trabalho e com a complexidade do texto. Geralmente, uma lauda de tradução leva mais tempo para fazer do que diagramar uma lauda; e os tipos de textos traduzidos podem exigir mais ou menos dos tradutores, revisores, preparadores, diagramadores…

LEIA TAMBÉM: SABOR AMARGO, DE JAMES HANNAHAM, CHEGA À DARKSIDE®

Opa, mas paro por aqui porque me disseram pra não aborrecer vocês com mais de uma lauda e aqui até já extrapolei. Quanto tempo durou essa lauda pra você? (Nos meus cálculos, essa lauda aqui deve dar uns 3 minutos de leitura.)

Até a próxima lauda!

Sobre Lielson Zeni

Avatar photoLielson Zeni é escritor, roteirista de quadrinhos e de audiovisual, pesquisador e crítico de quadrinhos, e editor na DarkSide® Books.

3 Comentários

  • Giulia Rodrigues

    27 de agosto de 2021 às 21:02

    Eu já revisei alguns textos, e tem alguns que eu não consegui passar da primeira lauda em menos de 30 minutos, enquanto outros eu quase li como faria com qualquer livro!! Esses mais complicados quase me faziam desistir de uma segunda ou terceira leitura!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Teste de Rorschach: A Origem + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Sabor Amargo + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesGraphic NovelNovidades

Junji Ito entra para o universo de Fortnite

Fãs do terror de Junji Ito têm mais um lugar para interagir com a arte deste mestre...

Por DarkSide
EntrevistaGraphic Novel

O Fim da Noite: Autores falam sobre as batalhas estampadas na HQ

“Foram as mulheres pretas que, devido à permissão de circular entre a casa-grande,...

Por DarkSide
ArtigoFábulas Dark

Pinóquio: O boneco de Carlo Collodi que ganhou o mundo

Era uma vez um pedaço de madeira… Onde já se viu uma história começar assim?...

Por Luana Lacerda
CuriosidadesFilmesSéries

Barrie Gower: Conheça o trabalho do maquiador de The Last of Us

Se você também está horrorizado e ao mesmo tempo fascinado pelos infectados da...

Por DarkSide
Magicae

Lammas: É hora de partilhar o pão e celebrar a prosperidade

A Roda do Ano do nosso calendário mágico segue girando e chega a um dos sabás mais...

Por DarkSide