Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeMagicae

O Altar da Bruxa

Centro de energia pessoal e fonte de poder cósmico

No altar da bruxa está escrita sua história e é nesse espaço sagrado de conexão que estão depositadas suas emoções. Por isso, lá é onde a bruxa deixa suas lágrimas na busca por socorro e também oferece seu sorriso celebrando suas conquistas.

O altar na bruxaria pode ser interpretado como a representação do corpo da bruxa, onde cada ferramenta mágica reflete uma parte de si no plano astral. Mas na teoria, um altar é “um lugar ou estrutura em que se realizam ritos religiosos ou em que são oferecidos sacrifícios a deuses e antepassados”, segundo o dicionário. Nesse caso, um altar pode ser um lugar para guardar, consagrar e energizar ferramentas mágicas, um espaço reservado para trabalhar feitiços ou apenas um ambiente para meditação e conexão consigo e o universo. 

Anete Lusina via Pexels

O formato de um altar pode variar conforme a religião, cultura, localização ou de acordo com a quantidade de pessoas a utilizar o mesmo altar, podendo existir em uma caixa de sapatos, em cima de uma mesa, numa sala ou um na própria natureza e ao ar livre. Da mesma maneira sua função pode se estender a diversas funcionalidades, como honrar os ancestrais, celebrar as estações da natureza, comemorar as festividades pagãs, se comunicar com divindades ou se conectar à própria magia.

No decorrer dessa leitura com certeza você deve ter imaginado diversos altares, cada um deles com sua peculiaridade e estilo. Isso acontece porque não existe um único modo de decorar um altar, sendo a bruxa livre para deixar sua criatividade fluir na arrumação do espaço que escolheu para se relacionar com o sagrado que acredita. Assim, nada impede a bruxa de ouvir a intuição na hora de organizar o altar, porém, sem jamais se esquecer de trazer referências e explorar os fundamentos da espiritualidade como base para uma prática segura e responsável.

E por falar nisso, vale lembrar que as decorações não precisam ser fixas. Modificar os altares de acordo com a divindade a ser reverenciada, ajustá-lo de acordo com o trabalho mágico que será realizado, se inspirar nas fases da Lua a qual se irá honrar ou se basear conforme a mudança das estações da natureza é algo orgânico, natural e que acrescenta ainda mais vida em sua prática. O mais importante nesse sentido é que tudo encontre correspondência com o universo e ressoe com a sua essência. 

Anete Lusina via Pexels

Por mais que seja incrível estudar sobre altares, nunca podemos esquecer que não é uma obrigação que todas as bruxas o tenham. Muitas pessoas praticam a bruxaria em segredo, outras não possuem condições financeiras e existem aquelas que simplesmente preferem não ter um altar, e tudo bem! Isso não faz uma bruxa ser pior ou melhor que outra.

Em todo caso, ainda que não seja algo absolutamente necessário, ter um altar pode ser algo incrivelmente útil. Particularmente, no início da nossa jornada em 2012, nós não tínhamos condições financeiras de ter um altar como sonhávamos, mas isso nunca nos impediu de praticar e nos conectar aos deuses, afinal, não é pela estética que a bruxa opera, mas por sua própria magia e desejo do coração!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ainda assim os deuses sabiam do desejo em nosso coração de ter nossos instrumentos mágicos, e em cada passo avançado no nosso ofício, nosso altar foi tomando forma da maneira mais bela e significativa possível. Nós já tivemos altar em caixa de sapato, altar virtual, altar com objetos encontrados da natureza, cada um deles com sua importância e todos funcionando da mesma maneira.

Então, se você estiver no processo de construção do seu altar, leve quanto tempo for necessário e não tenha pressa. Aproveite para acrescentar com carinho cada detalhe que conte sua história, reflita o sagrado em que você acredita e faça sentido em sua jornada. Você não precisa comprar um altar pronto: utilizar sua própria criatividade já é o primeiro passo para fazer a magia acontecer. 

Por isso, indiferente do quão simples seja o seu altar hoje, acredite que ele é o seu melhor, jamais duvide do quão eficaz ele é, e não se subestime caso não tenha condições de não ter nenhum. Você é a própria magia e seu corpo é o altar mais perfeito que poderia existir.

Sobre Jeff e Lucas

Jefferson e Lucas são Banda Bruxedo. Casal gay, interracial, periférico e pagão. Dois artistas independentes, responsáveis por produzir o primeiro álbum musical de bruxaria com letra em português sobre os 08 sabbats da roda do ano. Criadores de conteúdo sobre espiritualidade e recortes sociais, trazendo inclusão e representatividade, desconstruindo estereótipos e rompendo os padrões conservadores da religião.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasMedo Clássico

10 curiosidades sobre Bela Lugosi que todo fã de terror deveria conhecer

Bela Lugosi definiu a forma como os vampiros são interpretados no cinema muito antes...

Por DarkSide
DarkloveDarklove ClassicsListas

Os principais temas de O Morro dos Ventos Uivantes

O tórrido romance entre Catherine e Heathcliff marcou gerações e inspirou muitas...

Por DarkSide
Crime SceneListas

Conheça 3 personagens inspirados no assassino BTK

Foram necessárias décadas para que a polícia finalmente desvendasse a identidade do...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

A descoberta da Bruxa que existe dentro de você!

Você sabia que a descoberta da Bruxa(o) que existe em você não depende de ninguém,...

Por Dani Petrucci
MacabraMagicae

Afinal, o que é considerado ocultismo?

O ser humano sempre teve uma necessidade insaciável de buscar respostas para aquilo...

Por Macabra