Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Darklove

O Circo Mecânico Tresaulti e Geek Love: a magia do circo na literatura

Genevieve Valentine e Katherine Dunn buscaram inspiração no circo para criar histórias fortes e repletas de ensinamentos

A magia do circo sempre encantou plateias de todas as idades. Não importa quanto tempo passe, a atmosfera onde tudo é possível somada às apresentações arriscadas e alucinantes nunca perderá a graça. Os palhaços que correm pelo picadeiro enquanto executam truques que fazem as crianças gargalharem e também nos ensinam a rir de nossas falhas miseravelmente humanas são atração obrigatória em qualquer picadeiro – haveria cenário mais propício para a criação de histórias marcantes e repletas de ensinamentos? E foi nesse ambiente imaginativo e sem limites que duas autoras DarkLove se inspiraram e escreveram verdadeiros clássicos da literatura.

O circo teve sua origem no Império Romano, mas há mais de 4 mil anos algum tipo de arte circense já era praticada no mundo pelos mais diversos povos. Em Roma, o Circus Maximus foi um dos primeiros picadeiros do mundo, embora sua estrutura não fosse no tradicional formato de tenda. O Circus Maximus recebeu corridas de carruagens e apresentações de engolidores de fogo que impressionavam uma plateia com mais de 100 mil lugares e acabou se tornando a maior arena de entretenimento de Roma, porém depois de um grande incêndio, as apresentações foram remontadas no Coliseu. Atualmente, o local é um parque público que preserva as ruínas do antigo Circus Maximus.

Já o circo moderno surge no século XVIII, na Inglaterra, também para apresentações com cavalos. Mas para dar novos ares às exibições, surgiram números com palhaços, malabaristas e outros acrobatas. Hoje, a arte circense é ensinada e perpetuada em todo mundo – inspirando não apenas a literatura, mas a cultura pop no geral.

Na literatura, esses espetáculos foram muito além do encanamento e deixaram plateias vidradas com a complexidade de suas histórias. A temática do circo foi palco para os mais diferentes e improváveis espetáculos literários. O respeitável público de leitores da DarkSide Books pôde se inspirar, por exemplo, na força de Boss, em O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine.

O steampunk de Valentine foi o primeiro lançamento da marca DarkLove e encantou os leitores. A trama se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não têm mais acesso à tecnologia e uma caravana circense acaba levando esperança pelos lugares onde se instala. Os artistas desse circo são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados e reconstruídos com complexas estruturas mecânicas. Tudo o que acontece nesse espetáculo é comandado por Boss, a líder da trupe.

Com asas, ossos modificados e uma infinidade de alterações que deixaram seus corpos humanos fortes e resistentes, os trapezistas e malabaristas desse circo distópico entretém o grande público com uma apresentação circense única. Quem ilustra O Circo Mecânico Tresaulti é o quadrinista brasileiro Wesley Rodrigues, autor de Imaginário Coletivo, lançado pela DarkSide Graphic Novel, em 2018.

Outra escritora também buscou referências na magia do circo para escrever o livro que inspirou a primeira edição do festival Lollapalooza. Katherine Dunn criou a estranha família do freakshow itinerante de Geek Love. E o termo “geek” aqui precisa ser esclarecido – diferentemente do que entendemos, na história é a matriarca da família Binewski – Crystal Lil Binewski – a grande atração geek. Essa era a forma que, originalmente, os artistas que arrancavam cabeças de galinhas ou pequenos animais com a boca para impressionar a plateia eram conhecidos.

As histórias reveladas em Geek Love são brutais e profundamente encantadoras quando compreendemos as diferentes camadas de cada personagem desse circo bizarro. Ao longo de todo o livro é possível identificar o sentimento de pertencimento que cada uma das criaturas do circo tem, além do amor e de algumas intrigas que são inevitáveis em todas as famílias – de seres normais ou não.

Geek Love foi lançado originalmente em 1989 e se tornou um dos livros favoritos de renomados artistas, como Neil Gaiman, Kurt Cobain, Flea e Terry Gilliam. Esses e outros mestres da cultura pop leram a história criada pela brilhante Katherine Dunn e se encantaram com a brutalidade e a bizarrice presentes na obra. O circo, desde sua origem, sempre foi sinônimo de alegria e algazarra, e, além de alegrar plateias, inspirou histórias profundas que se tornaram marcos da literatura moderna.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Geek Love
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubFilmesLivros

De Volta Para o Futuro completa 35 anos em 2020

Há 35 anos, viajávamos no tempo pela primeira vez com Marty McFly a bordo de um...

Por DarkSide
Darklove

Laura Purcell e O Silêncio da Casa Fria

Se você é fã de histórias fantasmagóricas e com uma atmosfera mais sombria já...

Por DarkSide
Medo Clássico

7 curiosidades sobre Edgar Allan Poe

O enigmático olhar de Edgar Allan Poe parece habitar todas as suas obras. Nascido em...

Por DarkSide
Cine Book ClubFilmesLivros

Diferenças e semelhanças entre livros e filmes

Adaptar livros para o cinema é uma prática bem comum desde os primórdios da Sétima...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

Entenda os diferentes conceitos de viagem no tempo da ficção científica

Você está prestes a embarcar em uma viagem rumo ao passado. Mesmo se você for um...

Por DarkSide