Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darklove

O Circo Mecânico Tresaulti e Geek Love: a magia do circo na literatura

Genevieve Valentine e Katherine Dunn buscaram inspiração no circo para criar histórias fortes e repletas de ensinamentos

27/03/2019

A magia do circo sempre encantou plateias de todas as idades. Não importa quanto tempo passe, a atmosfera onde tudo é possível somada às apresentações arriscadas e alucinantes nunca perderá a graça. Os palhaços que correm pelo picadeiro enquanto executam truques que fazem as crianças gargalharem e também nos ensinam a rir de nossas falhas miseravelmente humanas são atração obrigatória em qualquer picadeiro – haveria cenário mais propício para a criação de histórias marcantes e repletas de ensinamentos? E foi nesse ambiente imaginativo e sem limites que duas autoras DarkLove se inspiraram e escreveram verdadeiros clássicos da literatura.

O circo teve sua origem no Império Romano, mas há mais de 4 mil anos algum tipo de arte circense já era praticada no mundo pelos mais diversos povos. Em Roma, o Circus Maximus foi um dos primeiros picadeiros do mundo, embora sua estrutura não fosse no tradicional formato de tenda. O Circus Maximus recebeu corridas de carruagens e apresentações de engolidores de fogo que impressionavam uma plateia com mais de 100 mil lugares e acabou se tornando a maior arena de entretenimento de Roma, porém depois de um grande incêndio, as apresentações foram remontadas no Coliseu. Atualmente, o local é um parque público que preserva as ruínas do antigo Circus Maximus.

Já o circo moderno surge no século XVIII, na Inglaterra, também para apresentações com cavalos. Mas para dar novos ares às exibições, surgiram números com palhaços, malabaristas e outros acrobatas. Hoje, a arte circense é ensinada e perpetuada em todo mundo – inspirando não apenas a literatura, mas a cultura pop no geral.

Na literatura, esses espetáculos foram muito além do encanamento e deixaram plateias vidradas com a complexidade de suas histórias. A temática do circo foi palco para os mais diferentes e improváveis espetáculos literários. O respeitável público de leitores da DarkSide Books pôde se inspirar, por exemplo, na força de Boss, em O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine.

O steampunk de Valentine foi o primeiro lançamento da marca DarkLove e encantou os leitores. A trama se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não têm mais acesso à tecnologia e uma caravana circense acaba levando esperança pelos lugares onde se instala. Os artistas desse circo são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados e reconstruídos com complexas estruturas mecânicas. Tudo o que acontece nesse espetáculo é comandado por Boss, a líder da trupe.

Com asas, ossos modificados e uma infinidade de alterações que deixaram seus corpos humanos fortes e resistentes, os trapezistas e malabaristas desse circo distópico entretém o grande público com uma apresentação circense única. Quem ilustra O Circo Mecânico Tresaulti é o quadrinista brasileiro Wesley Rodrigues, autor de Imaginário Coletivo, lançado pela DarkSide Graphic Novel, em 2018.

Outra escritora também buscou referências na magia do circo para escrever o livro que inspirou a primeira edição do festival Lollapalooza. Katherine Dunn criou a estranha família do freakshow itinerante de Geek Love. E o termo “geek” aqui precisa ser esclarecido – diferentemente do que entendemos, na história é a matriarca da família Binewski – Crystal Lil Binewski – a grande atração geek. Essa era a forma que, originalmente, os artistas que arrancavam cabeças de galinhas ou pequenos animais com a boca para impressionar a plateia eram conhecidos.

As histórias reveladas em Geek Love são brutais e profundamente encantadoras quando compreendemos as diferentes camadas de cada personagem desse circo bizarro. Ao longo de todo o livro é possível identificar o sentimento de pertencimento que cada uma das criaturas do circo tem, além do amor e de algumas intrigas que são inevitáveis em todas as famílias – de seres normais ou não.

Geek Love foi lançado originalmente em 1989 e se tornou um dos livros favoritos de renomados artistas, como Neil Gaiman, Kurt Cobain, Flea e Terry Gilliam. Esses e outros mestres da cultura pop leram a história criada pela brilhante Katherine Dunn e se encantaram com a brutalidade e a bizarrice presentes na obra. O circo, desde sua origem, sempre foi sinônimo de alegria e algazarra, e, além de alegrar plateias, inspirou histórias profundas que se tornaram marcos da literatura moderna.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Geek Love
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide