Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? pôs fim a conflito entre atrizes de Hollywood

Bette Davis e Joan Crawford se odiaram por mais de meio século e estrelaram juntas o longa de 1962 no papel das irmãs Hudson; história também virou série em 2017

14/03/2019

Filmado em 1962, O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, baseado no romance homônimo, lançado pela DarkSide Books, selou a eterna rixa entre as atrizes hollywoodianas Bette Davis e Joan Crawford. O longa dirigido por Robert Aldrich consagrou as atrizes na Hollywood clássica e foi a própria Crawford quem sugeriu o nome de sua arqui-inimiga para o papel de Blanche Hudson.

A história, que era digna de manchete dos principais tabloides da época, durou mais de 50 anos. Bette Davis e Joan Crawford protagonizaram inúmeras trocas de farpas e discussões – o conflito entre duas das maiores atrizes da época de ouro de Hollywood até poderia existir de fato, mas certamente foi aumentado e inflamado pela imprensa. A “disputa” entre elas permaneceu nos bastidores durante certo tempo, mas acabou vindo a público pelo motivo mais desnecessário de todos: um homem.

Enquanto filmava Perigosa, de 1935, Davis se apaixonou pelo ator Franchot Tone, seu companheiro no filme, mas Crawford já estava com o rapaz. Eles foram casados de 1935 a 1939. Enquanto Crawford provocava Davis com seu casamento, a atriz fazia história em Hollywood. Perigosa foi sucesso de crítica e ela levou o Oscar de Melhor Atriz. Momentos após o anúncio, Crawford voltou a provocar a rival criticando a escolha do vestido – simples e azul – usado na cerimônia.

Depois de vencer o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Alma em Suplício (1946) e ter marcado seu nome na história do cinema, Crawford foi contratada pela Warner Brothers, a mesma empresa de Davis – anteriormente seu contrato era com a gigante MGM. Dali em diante, a “disputa” se tornou real e as brigas e fofocas continuaram. Em 1960, ambas já estavam acima dos 50 anos e, como de praxe em Hollywood, já não eram mais tão requisitadas assim para as produções. A ideia da volta triunfal veio da mente brilhante de Joan Crawford, que comprou os direitos para a adaptação cinematográfica da história e convidou sua grande rival para que atuassem juntas, dando a Bette Davis o direito de escolher qual dos papéis principais interpretaria, o que selou de vez o conflito entre as duas maiores rivais de Hollywood da época. No filme, baseado no romance de Henry Farrell, é possível notar que elas eram o exato oposto uma da outra, mas ainda assim, se complementavam em cena.

Davis encarou o papel de “Baby” Jane Hudson, que havia feito história nos palcos de teatro vaudeville quando criança, mas caiu no esquecimento e ninguém mais se lembrava dela. Já Crawford ficou com o papel da irmã Blanche, uma grande estrela de Hollywood que teve de se afastar da fama após um acidente deixá-la de cadeira de rodas. O filme se tornou um dos grandes clássicos de Hollywood. Sombrio, em preto e branco e com a atuações brilhantes das atrizes, a adaptação cinematográfica também consagrou o romance gótico de Farrell. Com o sucesso de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? nos cinemas, Davis e Crawford voltaram a ser assunto na imprensa americana.

Assista ao trailer do terror psicológico O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, clássico de 1962:

O MITO DE BABY JANE

Uma linda criança se apresenta nos palcos de teatro cantando “I’ve Written a Letter to Daddy”. É assim que Baby Jane surge nos palcos – com os cabelos arrumados em cachos angelicais e um vestido digno de bonecas de porcelana. A voz potente da pequena criança encanta a todos – mas não por muito tempo. Logo Baby Jane cresce e é esquecida pelo público.

Blanche, irmã de Baby Jane, também conquista o sucesso – já na vida adulta. Atriz consagrada da época de ouro de Hollywood, Blanche Hudson acaba sofrendo um acidente e passa o resto dos dias em uma cadeira de rodas, sob os cuidados da irmã insana. A rivalidade, inveja e a culpa permeiam toda a história de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, sem perder o tom soturno da narrativa do romance.

Aprisionadas ao passado e destinadas a sucumbir ao ostracismo, as irmãs Hudson dão o tom certo ao terror psicológico brilhantemente escrito por Farrell. No Brasil, as atrizes Eva Wilma e Nicette Bruno interpretaram as irmãs Hudson no teatro, em 2016 (primeira montagem, em São Paulo). Já a temporada carioca do espetáculo contou com a mesma Eva Wilma e
Nathalia Timberg no lugar de Nicette, em um texto escrito pelo próprio Farrell, traduzido e dirigido por Claudio Botelho e Charles Möeller.


FEUD – O ETERNO CONFLITO VIROU SÉRIE

“Conflitos nunca acontecem por causa de ódio, acontecem por causa de dores.”

A história e a genialidade de Bette Davis e Joan Crawford se transformou em série em 2017, dirigida por Ryan Murphy, criador de American Horror Story e American Crime Story: O Povo Contra OJ Simpson, cuja história original de Jeffrey Toobin foi publicada pela DarkSide Books. Feud, que pode ser traduzido como “rixa” ou “conflito”, estreou no canal FX contando a história das estrelas de Hollywood com ninguém menos do que Jessica Lange no papel de Joan Crawford e Susan Sarandon, como Bette Davis.

Na série, Lange e Sarandon brilham tanto quanto as antigas estrelas de Hollywood e reproduzem episódios clássicos da vida de Davis e Crawford: brigas, implicâncias bem humoradas, ironias e a atuação inigualável das duas em O Que Terá Acontecido a Baby Jane?.

Na série, que vai muito além das brigas públicas das atrizes, Olivia de Havilland, atriz de E o Vento Levou, interpretada por Catherine Zeta-Jones diz a sábia frase: “Conflitos nunca acontecem por causa de ódio, acontecem por causa de dores.” A série revela também que Crawford ficou preocupada com a possibilidade de ser agredida de verdade por Davis, que interpretava a ex-atriz infantil alcoólatra e obsessiva, e acabou  exigindo dublês para as cenas de violência. Durante a gravação de um take que não poderia ser feito com dublê, Davis acabou agredindo a colega de trabalho com um chute na cabeça mais certeiro do que deveria. “Eu mal toquei nela”, disse Jessica Lange, no papel de Davis, nas filmagens da série Feud, após recriar a cena de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?.

Assista ao trailer de Feud:

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

5 Comentários

  • Aline Cristina

    16 de março de 2019 às 12:31

    Não sabia dessa série!! Vi o filme ontem porque me interessei pelo lançamento do livro e me apaixonei! vou procurar a série agora mesmo, e certamente comprarei o livro depois!!

  • ERRO NO TEXTO

    1 de maio de 2019 às 19:43

    Perdão. Mas na montagem brasileira e na foto. Vemos a atriz Nicetre Bruno com Eva Wilma e a atriz Lange fez Joan e Sarandon interpretou bette

  • Avatar photo

    DarkSide

    2 de maio de 2019 às 16:56

    Na verdade, ambas – Nicette Bruno e Nathalia Timberg – participaram do espetáculo, uma na montagem realizada em São Paulo e a outra, no Rio de Janeiro. Excelente observação, incluímos mais uma foto para enriquecer o texto ?

  • Thiago

    13 de setembro de 2020 às 20:59

    “Eu mal toquei nela”, disse Jessica Lange, no papel de Davis,”

    Nessa parte há um erro, quem fez Bette Davis na série foi a Susan Sarandon, como mencionado anteriormente no próprio texto.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Colecionador
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide