Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Cine Book ClubLançamento

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, uma obra-prima do terror gótico que inspirou um clássico do cinema

O romance de Henry Farrell conta a história de dependência, inveja, rancor e culpa das irmãs Hudson, interpretadas por Joan Crawford e Bette Davis

Uma boa história não envelhece jamais. É o caso de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?. Lançado originalmente em 1960, e há décadas fora de catálogo no Brasil, era um dos livros mais pedidos pelos exigentes leitores da DarkSide Books. O romance de Henry Farrell, brilhantemente adaptado ao cinema em 1962, tem o mesmo toque de terror gótico e psicológico de grandes clássicos desenterrados pela editora, como Psicose (1959), de Robert Bloch, e Menina Má (1954), de William March.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? conta a história das irmãs Hudson, duas mulheres de idade que vivem isoladas em uma mansão e mantêm uma relação doentia de dependência, inveja, rancor e culpa. “Baby” Jane Hudson fez nome nos palcos de teatro vaudevile quando era criança. Mas isso foi há tantos anos que ninguém mais se lembra dela. Sua irmã Blanche foi uma estrela maior, de grande sucesso em Hollywood. Um acidente de carro, porém, afastou-a dos holofotes e a colocou sobre uma cadeira de rodas. Aos poucos, os ressentimentos se transformam em obsessão, colocando em risco iminente a vida — e também a sanidade — das duas irmãs.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? virou referência por sua adaptação cinematográfica, com Bette Davis e Joan Crawford. Mas toda a angústia, a inspiração gótica e até a atmosfera sombria da fotografia em preto e branco do longa-metragem já estavam presentes nas páginas do livro. Foi Crawford quem enxergou no livro uma oportunidade para fazer seu retorno triunfal ao cinema, já que Hollywood não oferecia bons papéis para alguém de sua idade. A atriz também sugeriu ao produtor do filme o nome da outra protagonista: sua arqui-inimiga na vida real, Bette Davis. A rivalidade constante entre as duas grandes damas conferiu a tensão exigida pelo filme, e foi recontada na série Feud (2017), de Ryan Murphy, criador de American Horror Story, Nip/Tuck e American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson, cujo livro que originou a série, do autor Jeffrey Toobin, foi publicado pela marca Crime Scene, da DarkSide Books.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? chega em capa dura, tão bonita e sinistra quanto uma boneca de porcelana trincada. Além do romance original, o livro apresenta três contos do autor, incluindo O que terá acontecido à prima Charlotte?, que também ganhou uma adaptação ao cinema em 1964, com o título de Hush…Hush, Sweet Charlotte (Com a Maldade na Alma, em português), estrelando Bette Davis e Olivia de Havilland. O Que Terá Acontecido a Baby Jane? faz parte da coleção Cine Book Club, filmes para ler, da DarkSide Books.

Publicado originalmente em 1960 e adaptado dois anos depois para o cinema, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? é o romance gótico mais conhecido e aclamado do autor Henry Farrell, falecido em 2006, e é seu primeiro livro lançado no Brasil.

NEW YORK TIMES BOOK REVIEW:
“Um Choque.”

KIRKUS REVIEWS:
“Arrepiante […] com uma maldade atroz.”


Ficha Técnica 
Título | O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
Autor | Henry Farrell
Tradutora | Mariana Moreira
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 320 páginas, Limited Edition (capa dura)
Dimensões | 14 x 21 cm
ISBN | 978-85-9454-159-8

LER MAIS

Indicados para você!

O Colecionador
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O que terá acontecido a Baby Jane?
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quiz

QUIZ: QUAL O SEU BLOCO DARK DE CARNAVAL?

Um banquete em um castelo, uma reunião em uma mansão mal assombrada, um bailinho...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkSide Books

8 Fatos pouco conhecidos sobre Zé do Caixão

Um dos grandes nomes do cinema de terror internacional é brasileiro: José Mojica...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Vida de Gato: Um quadrinho emocionante e divertido

O quadrinista e ilustrador Serge Baeken sempre adorou gatos. E dá para culpá-lo?...

Por DarkSide
Crime SceneDarksidePerfil

Ilana Casoy: O nome da literatura de criminologia no Brasil

Os perfis psicológicos dos assassinos mais perversos do Brasil já passaram pelas...

Por DarkSide
ListasVários

Dia Mundial do Gato: A mitologia e os estigmas sobre estes animais

Selvagens por natureza, os gatos domésticos acompanham os seres humanos há milênios....

Por DarkSide