Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubLançamento

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, uma obra-prima do terror gótico que inspirou um clássico do cinema

O romance de Henry Farrell conta a história de dependência, inveja, rancor e culpa das irmãs Hudson, interpretadas por Joan Crawford e Bette Davis

14/03/2019

Uma boa história não envelhece jamais. É o caso de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?. Lançado originalmente em 1960, e há décadas fora de catálogo no Brasil, era um dos livros mais pedidos pelos exigentes leitores da DarkSide Books. O romance de Henry Farrell, brilhantemente adaptado ao cinema em 1962, tem o mesmo toque de terror gótico e psicológico de grandes clássicos desenterrados pela editora, como Psicose (1959), de Robert Bloch, e Menina Má (1954), de William March.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? conta a história das irmãs Hudson, duas mulheres de idade que vivem isoladas em uma mansão e mantêm uma relação doentia de dependência, inveja, rancor e culpa. “Baby” Jane Hudson fez nome nos palcos de teatro vaudevile quando era criança. Mas isso foi há tantos anos que ninguém mais se lembra dela. Sua irmã Blanche foi uma estrela maior, de grande sucesso em Hollywood. Um acidente de carro, porém, afastou-a dos holofotes e a colocou sobre uma cadeira de rodas. Aos poucos, os ressentimentos se transformam em obsessão, colocando em risco iminente a vida — e também a sanidade — das duas irmãs.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? virou referência por sua adaptação cinematográfica, com Bette Davis e Joan Crawford. Mas toda a angústia, a inspiração gótica e até a atmosfera sombria da fotografia em preto e branco do longa-metragem já estavam presentes nas páginas do livro. Foi Crawford quem enxergou no livro uma oportunidade para fazer seu retorno triunfal ao cinema, já que Hollywood não oferecia bons papéis para alguém de sua idade. A atriz também sugeriu ao produtor do filme o nome da outra protagonista: sua arqui-inimiga na vida real, Bette Davis. A rivalidade constante entre as duas grandes damas conferiu a tensão exigida pelo filme, e foi recontada na série Feud (2017), de Ryan Murphy, criador de American Horror Story, Nip/Tuck e American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson, cujo livro que originou a série, do autor Jeffrey Toobin, foi publicado pela marca Crime Scene, da DarkSide Books.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? chega em capa dura, tão bonita e sinistra quanto uma boneca de porcelana trincada. Além do romance original, o livro apresenta três contos do autor, incluindo O que terá acontecido à prima Charlotte?, que também ganhou uma adaptação ao cinema em 1964, com o título de Hush…Hush, Sweet Charlotte (Com a Maldade na Alma, em português), estrelando Bette Davis e Olivia de Havilland. O Que Terá Acontecido a Baby Jane? faz parte da coleção Cine Book Club, filmes para ler, da DarkSide Books.

Publicado originalmente em 1960 e adaptado dois anos depois para o cinema, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? é o romance gótico mais conhecido e aclamado do autor Henry Farrell, falecido em 2006, e é seu primeiro livro lançado no Brasil.

NEW YORK TIMES BOOK REVIEW:
“Um Choque.”

KIRKUS REVIEWS:
“Arrepiante […] com uma maldade atroz.”


Ficha Técnica 
Título | O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
Autor | Henry Farrell
Tradutora | Mariana Moreira
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 320 páginas, Limited Edition (capa dura)
Dimensões | 14 x 21 cm
ISBN | 978-85-9454-159-8

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Diogo Martins

    14 de março de 2019 às 19:31

    Como sonhei com esse momento! Não acredito nesse lançamento! ???
    Só devia vir em algum kit épico como a estaca de Dracula ??

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Colecionador
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

5 Histórias em que os deuses gregos interferem nas vidas dos mortais

Até que ponto somos responsáveis por nossos atos? Ou seríamos meros instrumentos dos...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Susanna Kaysen: 5 curiosidades sobre a autora de Garota, Interrompida

O ser humano, por natureza, tende a buscar identificação com a história de outras...

Por DarkSide