Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGamesNovidades

O que você precisa saber sobre o filme de Alan Wake

Game conversa com a atmosfera de Casa de Folhas

06/09/2024

A adaptação do jogo Alan Wake para um filme tem movimentado o mundo gamer nos últimos dias. O premiado game da Remedy Entertainment traz para sua narrativa o escritor que dá nome ao jogo e sua investigação sobre o misterioso desaparecimento da esposa.

LEIA TAMBÉM: Como Casa de Folhas redefiniu o terror moderno 

Enquanto é atormentado pela perda da companheira, o escritor também precisa enfrentar o fato de que os acontecimentos de suas histórias parecem começar a tomar forma no mundo real. Desafiando as noções dos videogames, Alan Wake sempre lembrou muito séries ou filmes de suspense — e agora ganhará um para chamar de seu.

O universo do jogo se expandiu, e passou a compartilhar um universo com outro sucesso da Remedy: Control. Por mais que Alan Wake não seja um jogo tão badalado assim quando comparado a outros títulos, ele já vem com uma história pronta que vai facilitar bastante o trabalho dos roteiristas. E a Caveira reuniu tudo o que você precisa saber sobre essa produção.

alan wake

Sim, o filme de Alan Wake está confirmado

Uma adaptação cinematográfica de Alan Wake está oficialmente em produção, seguindo o sucesso de outros filmes derivados do mundo dos videogames. A própria Remedy Entertainment está envolvida no projeto através de uma parceria com a Annapurna. O estúdio é responsável por filmes de sucesso como Foxcatcher e Trapaça. Apesar dos detalhes ainda serem escassos, é a escolha mais lógica para a próxima adaptação da Remedy.

Ainda não foram anunciados nomes que estejam envolvidos com o projeto, tanto na produção como no elenco, e também não há notícias quanto ao estágio de desenvolvimento do projeto. No entanto, o CEO da Remedy, Tero Virtala, declarou: “É o momento certo para expandir o alcance das franquias mais amadas da Remedy para uma audiência ainda maior através de filmes, televisão e mais. Encontramos na Annapurna uma parceria excepcional que compartilha a nossa ambição e paixão por histórias imersivas. Estamos empolgados para vê-los trazer universos e personagens criados por nós para novos meios, graças a esse acordo único.”

Quão fiel deve ser a adaptação de Alan Wake?

Diferentemente de outros filmes de games, que precisam expandir a história do formato de jogo para os cinemas, muitas vezes se distanciando da fonte, Alan Wake já tem um plot forte e bem amarrado.

alan wake

No entanto, é incerto se o filme será uma adaptação direta da história do jogo em si ou se irá criar algo completamente novo. Caso a produção siga o game, veremos Alan Wake retornando à misteriosa cidade de Bright Falls, no estado de Washington, para procurar por sua esposa desaparecida. Lá, os acontecimentos de seus best-sellers começam a acontecer de verdade, envolvendo-o em uma espiral de loucura.

É fã de Alan Wake? Então você precisa conhecer Casa de Folhas

Embora não seja abertamente inspirado no clássico moderno de Mark Z. Danielewski, Alan Wake certamente compartilha bastante coisa com Casa de Folhas. No livro, que chegou esse ano pela primeira vez ao Brasil, conta a história de um premiado fotógrafo que descobre um cômodo misterioso dentro da própria casa, que desafia as leis da física e o lança em uma busca insana para compreender o espaço.

Só que a jornada de loucura do protagonista é compartilhada pelos leitores do livro, que acompanham uma narrativa nada linear no melhor estilo de literatura experimental. Assim como a casa da história não segue as leis da física, Danielewski não segue as convenções narrativas que conhecemos tão bem.

casa de folhas

Além da atmosfera de insanidade, Alan Wake e Casa de Folhas compartilham mais algumas características:

Narrativa fragmentada e metalinguagem: tanto o jogo como o livro trazem narrativas que desafiam a realidade e a linearidade tradicional. Casa de Folhas, por exemplo, traz uma história dentro de outra, com muitos pontos de vista, como se tudo ali contado fosse encontrado em um documento — cujo narrador não pode ser confiado. Em Alan Wake essa metalinguagem também está presente, uma vez que os eventos parecem ser escritos e contados como uma carta criada pelo próprio autor, borrando as linhas entre o que é realidade e ficção.

Ambientes sobrenaturais e labirínticos: ambas as obras trazem espaços que desafiam a lógica e a física, como o cômodo descrito em Casa de Folhas, que se encolhe ou expande sem nenhum padrão. Em Alan Wake, o local é a própria cidade de Bright Falls e seus arredores, que se tornam gradativamente mais surreais, alterando a percepção de espaço e tempo.

Exploração do medo e do desconhecido: Casa de Folhas é uma obra de horror psicológico, lidando com o desconforto do desconhecido sobre as dimensões impossíveis e erráticas da casa. O jogo explora o medo por meio de sua atmosfera sombria e pelo terror psicológico da perda da sanidade de Alan Wake.

Tudo ainda é muito recente sobre o universo cinematográfico de Alan Wake, que deve ainda contar com uma série do jogo Control. Mas fica pertinho que a Caveira está atenta a todos os detalhes e a qualquer novidade vem correndo contar.

LEIA TAMBÉM: Backrooms: Bastidores da realidade?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Twin Peaks: Arquivos e Memórias
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Creepshow
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide