Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darkside

Do podcast para o mundo: saiba como surgiu o estranho e fantástico Mundo de Lore

Tudo começou com um podcast de sucesso mundial, virou uma elogiada série da Amazon e foi adaptado para o livro lançado pela DarkSide

24/06/2019

Quem nunca se pegou fascinado e, ao mesmo tempo, com medo no meio da noite lendo alguma história assustadora que surgiu por meio de um link misterioso na internet? Sim, essas histórias, lendas, contos de terror ou o que quer que sejam, existem desde que se há registro e foram ainda mais popularizadas com o crescimento da internet, nas chamadas creepypastas de fóruns e blogs. 

Lendas conhecidas e temidas em toda a internet começaram a ser contadas e perpetuadas. Logo inúmeros folclores de países distantes e histórias bizarras criadas por mentes perturbadas figuravam entre as principais pesquisas do Google. Lore surge em 2015 explorando essas histórias tão assombrosas quanto verossímeis ao ponto de nos deixarem pensando em sua real existência, mas em um formato inovador: podcast. Aaron Mahnke, o criador de Lore, não esperava que a ideia desse tão certo.

“Eu lancei Lore em março de 2015 e dentro de cinco meses eu estava cobrando por anúncios e ganhando o suficiente para sair do meu antigo negócio de design e me dedicar exclusivamente ao podcast. Eu, sinceramente, não acreditava que um podcast poderia ser muito mais do que três caras brancos falando sobre a última atualização do iPhone, mas um amigo que aconselhou a seguir esse caminho e deu certo”, disse em entrevista à Forbes.

O Mundo de Lore, lançamento DarkSide Books

Mas o fenômeno dos podcasts se tornou algo ainda maior quando, em 2017, a Amazon Prime Video anunciou que Lore também se tornaria série, produzida como original pela plataforma. No Brasil, Lore já conta com duas temporadas e dá vida ao podcast de Mahnke misturando dramatização, animação, arquivos e narração do próprio criador do podcast, e vem sendo bem recebida pelo público fascinado em histórias obscuras ou inexplicáveis. Se tudo o que é mostrado, de fato, é verdade, jamais saberemos, mas aqui podemos confiar em uma citação do mestre Edgar Allan Poe: “Não acredite em nada do que ouve, e só acredite em metade do que vê”.  

Para Aaron, o que era apenas um hobbie de um designer apaixonado por histórias estranhas virou coisa séria e ele nunca se descuidou da qualidade de seus episódios. “É preciso controlar tudo o que puder, melhorar a qualidade do áudio, contar histórias melhores, aprimorar-se em fazer o que você faz e, em seguida, o público vai querer compartilhar mais. Quanto melhor, mais chances de as pessoas falarem sobre [o podcast] umas com as outras. Para mim, é isso que significa fazer a sua própria sorte.”, disse.

Com o sucesso das histórias folclóricas, de superstição, fábulas e lendas urbanas, Aaron Mahnke acabou se tornando um podcaster, escritor, apresentador e produtor de sucesso ao apostar todas as suas fichas em Lore – ele também é o autor da série da Amazon. Mahnke se considera um nerd para qualquer coisa inexplicável ou sobrenatural e, atualmente, vive com a família na região histórica de North Shore, em Boston, o coração do território de H.P. Lovecraft e o principal palco dos julgamentos das bruxas de Salem

Com mais 180 milhões de reproduções em todo mundo, não demorou muito para o premiado podcast Lore se tornar livro, já que seu principal idealizador também é um escritor fascinado por thrillers desde pequeno. O Mundo Lore: Criaturas Estranhas, lançado pela DarkSide Books, revela os detalhes mais secretos de lendas e histórias contadas de geração em geração e perpetuadas em nosso imaginário. De vampiros até zumbis ou povos secretos escondidos em áreas remotas na Islândia, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas é o resultado de uma profunda pesquisa social, histórica e cultural acerca da mistura da realidade com a fantasia, que só poderia culminar em histórias fantásticas que prendem a atenção de todos.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Carlos

    29 de junho de 2019 às 21:34

    Li e gostei! Estilo agradável, relatos curiosos! Vale a pena

  • Tiago

    1 de setembro de 2020 às 13:45

    Achei maravilhoso! Ansioso demais demais pelo volume 2 e 3!!!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Floresta dos Medos + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide