Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideEntrevista

Paula Febbe: “No início da escrita não há necessidade de domar o caos”

Autora de Vermelho fala ao DarkBlog sobre psicanálise e literatura

05/11/2025

Livros podem ser terapêuticos, mas também podem ser aquilo que nos manda para a terapia. Muitas vezes, a literatura é aquilo que nos liberta até mesmo do que nem sabemos que sentimos. Para Paula Febbe, escrever é muito mais do que apenas colocar histórias em um papel, é uma espécie de libertação.

LEIA TAMBÉM: Paula Febbe: “Esse é o maior poder da leitura, conseguir questionar e incomodar”

Além de escritora, a autora de Vantagens que Encontrei na Morte do Meu Pai e Vermelho também é psicanalista, conversou com o DarkBlog sobre como essas duas áreas, a da psicologia e da literatura, interagem e se complementam durante o seu processo de escrita. Confira a seguir a entrevista exclusiva de Paula Febbe:

DarkBlog: Além de escritora, você é psicanalista. Como esta bagagem, tanto do conhecimento científico quanto da escuta, se manifesta na sua obra?

Paula Febbe: A partir do momento que eu ouço o outro, posso entender o que aterroriza cada um de nós mais profundamente e o que aterroriza todos em comum. Também posso entender o que nos move, acima de tudo, e do que somos feitos.

Paula Febbe

D: Como você usa os conceitos de psicologia, como o inconsciente ou traumas, para construir personagens aterrorizantes que parecem reais e complexos?

PF: Acredito que meus personagens sejam sintomas que escorrem através dos acontecimentos que os próprios personagens não conseguem significar. Por isso, muitos deles não têm nome. São trechos, coisas, que assumem o formato de gente para passar o recado.

D: A psicanálise parte muito da ideia de causa e consequência, e que, de certa maneira, toda fala é um sintoma. Quando você escreve ficção, sente que está dando forma aos seus sintomas ou escutando os sintomas do outro?

PF: Estou dando forma ao local onde meus sintomas e os sintomas dos leitores se encontram. 

D: Você não tem medo de explorar os aspectos mais sombrios da psique humana em suas histórias. Já sentiu alguma vez que isso afetou sua própria percepção do mundo ou sua saúde mental?

PF: Sinto que me protege. Sempre que duvidei ou contestei minha percepção, me coloquei em enrascadas. A partir do momento em que somos fiéis ao que acreditamos, não há erro.

Paula Febbe

D: O inconsciente é um território livre e sem censura. Que papel ele desempenha na sua escrita? Como domar o caos e dar forma a ele através de histórias?

PF: A forma de domar o inconsciente é só quando, voluntariamente, precisamos colocar uma estrutura final no livro, e isso acontece junto com a edição. Já no início da escrita, não há necessidade de domar o caos. 

D: Em uma entrevista na época do lançamento de Vantagens que Encontrei na Morte do Meu Pai você disse que escrever é a maneira mais profunda que você tem para expressar o que sente. Afinal, a literatura é terapêutica ou é ela quem nos manda para a terapia?

PF: A escrita é importante pra gente conseguir ver, diante dos nossos olhos, aquilo que sente e, às vezes, ainda nem sabia sentir. Também sempre me ajudou a relembrar de acontecimentos que eu havia recalcado. Ou seja, acredito que, por mais sofrida que seja, como toda terapia é, ela é terapêutica para mim.

D: Freud certa vez disse que “o objetivo primário do artista é libertar-se”. Você concorda? Do que você está se libertando quando escreve?

PF: Estou me libertando de mim e tentando ser salva por quem me lê.

LEIA TAMBÉM: Paula Febbe: “Podemos aprender muito com a prática BDSM”

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Vermelho + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Carrossel dos Desejos + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime Scene FictionCuriosidadesListas

8 donas de casa perigosas da ficção

Com seus aventais coloridos, sorrisos cordiais e palavras carinhosas, as donas de casa...

Por DarkSide
AnimaçãoFilmesTarot & Oráculo

10 fatos pouco conhecidos sobre O Estranho Mundo de Jack

Poucos filmes temáticos contam com a façanha de serem apreciados em duas datas...

Por DarkSide
DarkSide Books

DarkSide® Books: Um sonho de terror que encanta há 13 anos

Quantas histórias um livro pode contar? Tem a narrativa em si, a história de vida do...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

A influência da Condessa Báthory na cultura pop

Vampira, bruxa, obcecada por juventude e a primeira assassina em série da história....

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Cesar Bravo: “Eu precisei descansar do inferno por alguns anos”

A faca de Cesar Bravo segue afiada e, quase dez anos depois, o autor retornou aos...

Por DarkSide