Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

Peter Mayhew, o Chewbacca de Star Wars, morre aos 74 anos

O ator interpretou o lendário co-piloto da nave Millennium Falcon e melhor amigo de Han Solo na trilogia original da franquia

03/05/2019

Peter Mayhew, ator que interpretou o icônico personagem Chewbacca na saga Star Wars, faleceu na última terça-feira, dia 30 de abril, de acordo com comunicado da família publicado em sua conta oficial no Twitter. Ele faleceu aos 74 anos de idade ao lado da família. A morte do ator certamente mudará o tom das comemorações do dia 4 de maio, data comemorada pelos fãs da saga, conhecida como “May the 4th be with you”.

“A família de Peter Mayhew, com muito amor e tristeza, lamenta informar que Peter faleceu. Ele nos deixou na noite de 30 de abril, com sua família ao seu lado em sua casa, no norte do Texas”, diz o comunicado.

“Ele colocou seu coração e alma no papel de Chewbacca e mostrou isso a cada frame dos filmes da saga”, disse a família. Mayhew interpretou Chewbacca nos filmes Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980), O Retorno de Jedi (1983), fez uma aparição breve em A Vingança dos Sith (2005), além de ter retornado para o papel em Star Wars: O Despertar da Força (2015). Nessa ocasião, Mayhew já usava cadeiras de rodas, mas mesmo assim não deixou de interpretar lendário personagem.

Peter Mayhew também foi consultado durante as filmagens de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017) e ajudou o ator Joonas Suotamo, seu substituto, a interpretar Chewie. Mayhew foi escolhido para dar vida ao guerreiro Wookiee por ter 2,18 m de altura – aos 8 anos de idade ele foi diagnosticado com gigantismo. Já Suotamo, ex-jogador de basquete, tem 2,12 m. Antes de aceitar interpretar Chewbacca, a produção também lhe ofereceu o papel de Darth Vader – assim como ao ator David Prowse – mas Mayhew escolheu Chewie porque queria interpretar um herói e conquistou milhares de fãs ao criar um Wookie com um coração tão grande quanto sua altura.

Em entrevista, ao ser questionado sobre sua altura, Mayhew declarou: “Quando vou a restaurantes, nunca consigo colocar as pernas debaixo de uma mesa. Sempre bato minha cabeça quando estou em aviões. As pessoas que se sentam atrás de mim no teatro me odeiam. Mas eu desisti de me desculpar com o mundo.”

Segundo a família de Mayhew, Star Wars foi muito mais do que um filme. “Por mais de 30 anos, Peter viajou o mundo e dividiu suas experiências com fãs da saga e amigos. A família Star Wars era muito mais do que um filme para ele.” Mayhew também criou a Fundação Peter Mayhew, uma ONG que ajuda pessoas em situações de crise humanitária e chegou a fornecer suprimentos e alimentos para crianças da Venezuela, que enfrenta uma forte crise interna que tem se intensificado nos últimos dias.

“Sua gentileza, generosidade e cuidado vão continuar através da Fundação Peter Mayhew, com Angie (esposa de Peter) a frente dos trabalhos”, disse o comunicado postado no Twitter no início desta noite.

Ao Deadline, George Lucas falou sobre a morte do amigo. “Peter era um homem maravilhoso. Ele era o mais próximo que qualquer ser humano poderia ser de um Wookiee: grande coração, natureza gentil. Aprendi a sempre deixá-lo vencer. Ele era um bom amigo e estou triste com a sua morte”.

Antes de ser descoberto, Mayhew trabalhava como assistente no Hospital King’s College, em Londres, e foi lá que um repórter o fotografou e publicou sua foto em um jornal, o que lhe rendeu alguns trabalhos na indústria cinematográfica, até, após cerca de um ano, ser convidado para o projeto – até então desconhecido – de George Lucas.

Nosso eterno Chewie

Peter Mayhew chamou a atenção de George Lucas assim que o diretor da saga o conheceu. Além da altura perfeita para um guerreiro Wookie de 200 anos, Mayhew conquistou a simpatia de Lucas que lhe concedeu o papel para interpretar o melhor amigo do personagem Han Solo. Inicialmente, o que foi informado a Mayhew era de que seu papel era de “um grande animal peludo”.

A voz incompreensível de Chewie é resultado de uma mistura de vocalizações de diversos animais, incluindo urso, morsa, leão e até um texugo. Para trazer mais vivacidade ao personagem, Mayhew frequentou zoológicos para aperfeiçoar seus movimentos com base em grandes animais.

Inicialmente, Chewbacca apareceria em apenas três páginas do roteiro original, mas logo foi percebido seu potencial, e ele, rapidamente, se tornou mais um dos personagens queridinhos dos fãs. A criatura que ganhou vida graças a Mayhew e se assemelha a um gigante macaco com cara de cachorro que emite um som fanho incompreensível é, originalmente, um alienígena do planeta Kashyyyk. Ao contrário do que muitos pensam, Chewie não é um ser solitário, ele tem esposa e filho: Mallatobuck e Lumpawaroo, respectivamente. Para os fãs da saga, os grunhidos de Chewie ecoarão para sempre no espaço.

Atores, amigos e fãs de Peter Mayhew prestaram homenagens ao ator nas redes sociais:

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo