Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

Por dentro do terror de Antologia Dark

Conheça alguns dos contos da antologia 100% nacional inspirada na obra do mestre Stephen King.

Stephen King escreveu mais de sessenta livros, vendeu mais de 300 milhões de exemplares em todo o mundo e coleciona quase 60 prêmios por suas obras. Um autor com um legado incomparável, o homem do Maine inspirou grandes nomes do terror contemporâneo e se infiltrou no inconsciente de todos nós. E não foi diferente com os autores de Antologia Dark, talentos nacionais que transformaram suas loucas obsessões em palavras assustadoras e cativantes, seguindo o rastro sombrio do mestre para dar vida a criações próprias.

Conversamos com alguns dos escritores desta antologia inspirada na obra de Stephen King, para entender de que forma o mestre os influenciou a escreverem suas histórias. Confira a seguir um pouco sobre estes autores e seus contos poderosos:

Antônio Tibau – “O Terceiro Testamento”

Antônio Tibau é escritor e roteirista. Adora livros dos anos 1980, e das histórias de King é fã de A Zona Morta, Misery: Louca Obsessão, O Iluminado, O Cemitério, e Carrie, A Estranha, It: A coisa e, em especial, Christine e Cujo. Está junto com a Caveira desde o início, traduzindo alguns livros como A Trilogia Star Wars, Prince of Thorns, e produzindo material extra para O Colecionador, Donnie Darko, Black Sabbath – a Biografia e O Massacre da Serra Elétrica – Arquivos Sangrentos. É também responsável pelo roteiro da futura série de terror sobrenatural Os Esquecidos, produzida pela HBO com a O2 Filmes. Você o encontra na rede social @tibau71.  

Darkside: Quais histórias do mestre Stephen King serviram de inspiração para o seu conto, “O Terceiro Testamento”? 

Antônio Tibau: O Terceiro Testamento é inspirado em A Zona Morta, romance de 1979, o primeiro a mencionar Castle Rock, a cidade fictícia favorita do mestre. O livro ganhou uma adaptação muito elogiada de David Cronenberg (Scanners, A Mosca, Gêmeos: Mórbida Semelhança) em 1983, com Christopher Walken. Além do livro de King, busquei inspiração em Freud e na Bíblia. Uma curiosidade, alguns personagens de A Zona Morta são citados no romance de King sobre o cão raivoso, Cujo.  

Cláudia Lemes – “Creed”

Cláudia é escritora de Santos, São Paulo, apaixonada por livros e filmes de terror desde criancinha. Com seis livros publicados e participação em dezenas de outros projetos literários, Lemes comenta que suas histórias preferidas do mestre King são aquelas que abordam o horror humano – violência doméstica, abuso, tortura, assassinatos – e exploram as ações de pessoas quando levadas a situações extremas, como Jogo Perigoso, Rose Madder, Misery, Trocas Macabras, O Gigante no Volante e Carrie, por exemplo. Você encontra todos os trabalhos da autora na Amazon, e em breve seu mais recente thriller chegará às livrarias também. Além disso, pode encontrá-la falando sobre serial killers no canal do YouTube Serial Chicks, no seu site oficial e no Instagram.

LEIA TAMBÉM: CLÁUDIA LEMES: “ESCREVER SEM CORAGEM DE SE ENVOLVER NÃO VALE A PENA”

Darkside: Quais histórias do mestre Stephen King serviram de inspiração para o seu conto, “Creed”? 

Cláudia Lemes: Quando recebi o convite do Cesar Bravo para criar uma história para Antologia Dark, eu nem tirei um momento para refletir. Já cheguei falando que queria basear a minha em O Cemitério, e suspirei de alívio quando ele falou “é seu”. Eu só li 25 livros do mestre, o que seria um volume monstruoso se estivéssemos tratando de outro autor, mas no caso do King não representa nem 1/3 de sua obra. Diversos livros do mestre ocupam lugares especiais no meu coração de leitora, mas nenhum mexeu com os meus medos de maneira tão visceral quando O Cemitério.

Fernando Toste – “O Visitante”

Fernando Toste nasceu no Rio de Janeiro, já foi crítico de cinema e atualmente é roteirista, contribuindo para o longa-metragem e série A Divisão (2019), além da adaptação da graphic novel Samurai Shirô, de Danilo Beyruth, que deve estrear em 2021 nos cinemas. Como fã assumido da obra monumental de Stephen King, o escritor comenta que O Cemitério, Misery e Sombras da Noite são as histórias que mais admira do autor, e também tem muito apreço por suas novelas, em especial O Nevoeiro e Elevation. Mas se tivesse que escolher apenas um, sua preferências ficaria com Sobre a Escrita, um dos seus livros de cabeceira e possivelmente o melhor de seu gênero. Você encontra o autor no Twitter, em @fernandovtoste

Darkside: Quais histórias do mestre Stephen King serviram de inspiração para o seu conto, “O Visitante”?

Fernando Toste: A primeira inspiração para o conto foi o romance A Metade Sombria (lançado anteriormente como A Metade Negra), um livro de transição na obra do King que assinala sua recém-conquistada sobriedade após um período de luta contra o alcoolismo e a dependência química. Particularmente, enxergo um corte significativo entre a fase anterior e a que se seguiu à publicação desse romance, quando o autor assumiu um estilo mais calculado e paradoxalmente mais arriscado, afastando-se da escrita quase xamânica de O Cemitério ou The Tommyknockers, ao mesmo tempo em que desbravava novas e surpreendentes paisagens. Além de A Metade Sombria, consigo enxergar também, aqui e ali, ecos de romances como Duma Key e Saco de Ossos, especialmente no modo como King, nesses livros, se debruça sobre o próprio processo criativo, tomando emprestado elementos do próprio gênero para representar suas musas – e sua relação fascinante, por vezes tormentosa, com elas.

Ilana Casoy – “O Amanhã de Ontem”

Ilana Casoy é criminóloga e escritora. Dedicou-se a estudar perfis psicológicos de criminosos, especialmente de serial killers e foi a primeira autora nacional da DarkSide® Books, madrinha da linha Crime Scene. Publicou os livros Arquivos Serial Killers: Made in Brazil, Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?, Casos de Família, além de Bom Dia, Verônica em parceria com Raphael Montes, que em breve ganhará adaptação pela Netflix e já tem a sequência, Boa Tarde, Verônica, confirmada. Colaborou na série escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, Dupla Identidade (2014), exibida pela Rede Globo. Da obra de King, é fã de À Espera de um Milagre, por trabalhar o tema do confinamento, e Novembro de 63, pela criação de realidades paralelas e viagens no tempo. Você a encontra nas redes sociais @ilanacasoy e @icasoy.

Darkside: Quais histórias do mestre Stephen King serviram de inspiração para o seu conto, “O Amanhã de Ontem”? 

Ilana Casoy: Foi inspirado em O Jogo Perigoso, porque King trabalhou muito bem os recursos psicológicos da personagem principal, fazendo uso de flashbacks e delírios. O suspense é milimetricamente controlado em um quarto de casal, fazendo qualquer sombra ganhar vida, culminando em um final assustador. Também recebe influência da trilogia Mr. Mercedes, em que King consegue trabalhar o lado mais complexo do ser humano, criando personagens que somos capazes de odiar ou amar, em apenas uma virada de página. O assassino do Mercedes é muito bem construído, principalmente quando decide embaralhar a sanidade de Bill Hodges, o personagem principal. King ainda foi capaz de renovar o gênero policial, levantando discussões sobre racismo, preconceito e situações familiares conflitantes. 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Patrícia

    10 de julho de 2020 às 16:05

    Li quase todos os livros mencionados pelos autores e bateu aquela curiosidade ansiosa para saber o que está por vir nos contos escritos baseados nos romances de Stephen King.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Antologia Dark + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide
Cesar Bravo From HellFilmesListas

O incrível mundo dos filmes que poderiam não ter existido

Se você está descobrindo o horror agora, ou mesmo se já o conhece há algum tempo e...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

A magia das árvores na bruxaria natural

Os seres humanos e as árvores compartilham uma relação muito especial. Ela já foi...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

5 Psicopatas interpretados por Evan Peters

ALERTA DE SPOILER: ESSE POST TEM SPOILERS DA SÉRIE AMERICAN HORROR STORY Os fãs de...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Andor traz a revolução para o universo de Star Wars

Os fãs de Star Wars estão aos poucos expandindo o seu conhecimento sobre a Galáxia....

Por DarkSide