Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darklove

Príncipe Drácula: Conheça cinco locais deslumbrantes na Romênia

A Romênia é sempre lembrada como a terra do temível Drácula, mas guarda muitas outras belezas além da obra, como castelos e a rica história de seu povo

09/09/2019

Saltando da Londres vitoriana direto para a fria Romênia, a protagonista da série Rastro de Sangue, da autora Kerri Maniscalco, Audrey Rose Wadsworth segue em mais uma busca implacável a outro assassino em série que ameaça espalhar terror pelo país. E, no meio dos ventos uivantes do castelo de Drácula, Audrey percorre os caminhos mais sombrios do coração da Romênia em busca de um misterioso assassino que vem drenando o sangue de suas vítimas. Mas o que, de fato, a Romênia guarda em segredo? Além do assassino da ficção histórica de Maniscalco, repleta de mistério e com pitadas certas de romance, a Romênia preserva suas lindas paisagens, monumentos históricos e, claro, muitas lendas sobre Vlad, o Empalador.

Em Rastro de Sangue: Príncipe Drácula, a autora coloca Audrey, peça-chave na solução do caso de Jack, o Estripador no primeiro volume da série, entre os mais habilidosos estudantes das academias de medicina forense da Europa. Com o bisturi nas mãos e um olhar afiado para cada cadáver que analisa, a protagonista sabe quais caminhos percorrer e a quem procurar nessa intrincada trama que desafia a lógica e a razão. 

Localizada no Leste Europeu, a Romênia, cenário deste romance, é um país repleto de cultura, lendas e elementos góticos presentes na literatura, na música e também na arquitetura dos grandes castelos e principais pontos turísticos da cidade. Entre os bons indicadores sociais desse pequeno e imponente país está o baixo índice de analfabetismo, cerca 2,4% — atualmente o Brasil, segundo dados atualizados de IBGE, tem 6,8% da população analfabeta. A Romênia faz fronteira com a Ucrânia, Bulgária, Sérvia, Hungria e Moldávia e tem 19,64 milhões de habitantes, já o Brasil tem 209,3 milhões. O país também é muito procurado por turistas interessados no sombrio e no gótico — revelando paisagens impressionantes, cidades medievais, castelos imponentes e pequenas cidadezinhas simpáticas e acolhedoras.

Confira cinco cenários deslumbrantes localizados na Romênia:

Castelo de Bran (Transilvânia)

Castelo de Bran
Castelo de Bran

O castelo de Bran, localizado na fronteira da Transilvânia com a Valáquia, foi uma das principais inspirações para Bram Stoker escrever o clássico Drácula, originalmente publicado em sua capa amarela, no ano de 1897. Dada a fama do romance gótico, o castelo ficou conhecido como o Castelo do Drácula. A obra conduziu à persistência do mito de que este castelo teria sido, em tempos atrás, a residência ao príncipe Vlad Tepes, governador da Valáquia, conhecido como Vlad, o Empalador, pela maneira como matou milhares de turcos, búlgaros e otomanos. No livro Rastro de Sangue: Príncipe Drácula, Kerri Maniscalco ambientaliza o segundo volume da série Rastro de Sangue na Romênia, e também no Castelo de Bran. E, ao longo da trama, surgem boatos de que Vlad ainda vivia nas redondezas do castelo — seu túmulo estava vazio e o bosque anexo ao castelo guardava ossadas de suas vítimas. Na vida real, apesar dos requintes de crueldade aplicados nas punições de suas vítimas, Vlad é considerado um herói nacional, por ter lutado com bravura. 

Castelo de Peleș (Sinaia)

Castelo de Peleș
Castelo de Peleș

A casa dos reis da Romênia. Considerado um dos castelos mais bonitos da Europa e localizado em um cenário montanhoso incrível, o castelo de Peleș. No térreo, você encontrará quartos decorados em estilos florentino, germânico e oriental, que seriam um orgulho para qualquer palácio real da Europa. Nos andares superiores, há os aposentos reais enquanto no térreos há outros quartos decorados e aposentados dos antigos reis da Romênia. A cidade de Sinaia fica a 120 km de Bucareste e a principal ferrovia do país passa pelas proximidades do castelo.

Cidadela de Râșnov (Râșnov)

Cidade de  Râșnov
Cidade de Râșnov

A cidadela de Râșnov fica a cerca de 20 quilômetros de Brasov e foi construída por volta do ano de 1300 para ser uma fortaleza para proteção da Transilvânia dos tártaros e turcos. Localizada em uma colina com 200 metros de altura, possui torres e muros e se parece muito com um vilarejo medieval, com pequenas casas em seu interior. 

Castelo de Corvin (Hunedoara)

Castelo de Corvin
Castelo de Corvin

Localizado na cidade de Hunedoara, o castelo de Corvin foi construído entre 1446 e 1480, foi um dos maiores da Europa Oriental na época. Sua arquitetura remete ao estilo gótico-renascentista com uma ponte suspensa e impressionantes vitrais e janelas gigantescas, digno dos mais ilustres romances e contos sombrios. 

Biserica Neagra (Braşov)

Biserica Neagra
Biserica Neagra

A Biserica Neagra (Igreja Negra, em português) é uma das principais atrações turísticas na belíssima cidade de Braşov. Construída por uma comunidade alemã da cidade, a catedral permanece sendo até hoje o principal monumento no estilo gótico do país, assim como um dos maiores e mais importantes locais de culto luteranos naquela região. A Igreja Negra tem 89 metros de comprimento e 38 metros de largura. Mede 65 metros do nível do chão até o ponto mais alto de sua única torre com um sino de seis toneladas, o maior da Romênia. Um impressionante órgão de 4.000 tubos construído em 1839 pelo alemão Carl August Buchholz é usado até os dias de hoje durante concertos semanais.

Leia o primeiro capítulo de Rastro de Sangue – Príncipe Drácula

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Laryssa

    14 de fevereiro de 2020 às 15:58

    Incrível.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Rastro de Sangue: Jack, O Estripador
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Dance of Thieves
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide