Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGraphic NovelMedo Clássico

Qual a ligação de Lovecraft: Sr. Providence com a obra de Lovecraft

A obra é mais do que uma homenagem ao universo lovecraftiano

27/05/2025

H. P. Lovecraft é um nome que praticamente dispensa apresentações no mundo literário. Há mais de um século, suas histórias vêm fascinando gerações de leitores com enredos que exploram o medo do incognoscível e da fragilidade humana perante a grandeza do universo. Seus horrores vastos e suas criaturas míticas transformaram o controverso autor em um dos grandes representantes do chamado horror cósmico.

LEIA TAMBÉM: Novidades para os fãs de games baseados no universo Lovecraft

Já faz algum tempo que Lovecraft reside nas profundezas do selo Medo Clássico da DarkSide® Books. O autor de Rhode Island também teve seus contos transformados em quadrinhos e ganhou uma surpreendente biografia em Necronomicon: Vida & Morte de H.P. Lovecraft, além de ter suas obras adaptadas inúmeras vezes para o cinema e televisão. Mesmo tendo falecido em 1937, o autor ainda vive entre nós por meio de suas aterrorizantes histórias que deixaram um impacto duradouro na cultura pop.

lovecraft

Recentemente, o criador de Cthulhu foi transformado em personagem no inusitado quadrinho de Daria Schmitt, Lovecraft: Sr. Providence. Lançamento da Caveira, a graphic novel acompanha o Sr. Providence, o zelador de um parque aparentemente comum que esconde horrores que somente ele pode compreender. Após mais um dia rotineiro, o excêntrico e solitário Sr. Providence cai no lago após se deparar com um cardume de peixes brigando por um livro. Logo, ele se vê em um mundo novo, estranho, repleto de cores e mistérios, se encarregando então de proteger os visitantes do parque de criaturas sombrias que ali residem. 

Com um humor peculiar e uma arte deslumbrante, que mescla ilustrações em preto e branco com cores vibrantes, Lovecraft: Sr. Providence surge como uma variação do mundo lovecraftiano. No entanto, você deve estar se perguntando: afinal de contas, qual é a ligação entre Lovecraft: Sr. Providence e as obras do verdadeiro Lovecraft? Vem que a Caveira explica tudo que você precisa saber.

Um mergulho pelos assombros lovecraftianos

Para começo de conversa, a ligação mais evidente é o próprio Sr. Providence. Nosso protagonista se parece exatamente como Lovecraft e funciona como um alter ego do autor, que nasceu justamente na cidade de Providence no estado americano de Rhode Island. No entanto, o vínculo vai muito além disso. 

lovecraft sr providence

Explorando temas como criatividade e saúde mental, Lovecraft: Sr. Providence mergulha em um mundo de espetáculos e terrores lovecraftianos, funcionando não apenas como uma homenagem ao progenitor do horror cósmico, mas também a toda a sua imaginação e suas subsequentes criações. Atuando como um observador dos portões entre os mundos, Sr. Providence explora as profundezas dos sonhos e da loucura, revelando como o extraordinário se esconde abaixo da superfície monótona e ordinária de nossas vidas.  

O fato de Providence acessar um mundo que só ele pode ver atua como uma metáfora ao próprio universo mítico e cósmico criado por Lovecraft. Isso fica evidente a partir do uso de cores de Lovecraft: Sr. Providence. Enquanto o preto e branco reflete a monotonia da vida diária do protagonista, as cores vibrantes surgem quando ele se encontra em contato com a sua imaginação e com outros mundos. O fato de Providence permanecer em preto e branco durante todo o quadrinho, independentemente do mundo em que se encontra, reflete a capacidade do personagem (e consequentemente do próprio autor) de transitar entre a vida mundana e o mundo surreal e bizarro. Um mundo colorido e excêntrico dentro de um homem comum e aparentemente incolor. Isso também mantém a lógica subjacente do horror cósmico de Lovecraft de que o mundo está perpetuamente à beira de ser invadido por monstros e outros horrores subjacentes que vão muito além da nossa compreensão. 

lovecraft

Ao longo da leitura, os fãs de Lovecraft com certeza irão se deparar com mais conexões. Providence é constantemente acompanhado por seu gato falante, Maldoror. O animal não é apenas uma referência a obra “Os Cantos de Maldoror”, escrita pelo Conde de Lautréamont em 1868, mas também remete ao próprio gato preto de estimação de Lovecraft, o qual foi nomeado pelo autor a partir de uma injúria racial e que posteriormente apareceu em um de seus contos, “The Rats in the Walls”, publicado em 1924.

Providence também enfrenta criaturas e aparições bizarras que parecem ter saído de uma história escrita pelo próprio Lovecraft, como um polvo monstruoso feito de algodão doce. O próprio Cthulhu, um dos principais personagens do universo mítico do autor, faz uma aparição. Ligado ao mito dos Grandes Antigos, Cthulhu é provavelmente a figura mais famosa da literatura lovecraftiana, aparecendo pela primeira vez em O Chamado de Cthulhu, publicado em 1928. Lovecraft: Sr. Providence também se conecta diretamente com o conto “O Estranho Casarão nas Brumas”, escrito em 1926 pelo autor e que aparece traduzido e ilustrado na edição da Caveira. 

o chamado de cthulhu

Sofrimento, adoecimento e arte

Lovecraft: Sr. Providence também vai fundo na ligação entre sofrimento, arte e criatividade, algo bastante comum na obra do autor de Rhode Island. Os protagonistas de Lovecraft são frequentemente personagens atormentados e infelizes, o que levou muitos pesquisadores a especularem que o autor lidava com suas próprias questões mentais, como depressão e ansiedade, além da paralisia do sono e uma complicada trajetória familiar. Isso fica evidente na graphic novel quando Providence passa a ser perseguido por membros dos misteriosos “Serviços de Saúde Mental” ou quando é deixado implícito que somente ele consegue ver os monstros que o rodeiam. 

Ao explorar temas presentes tanto na vida quanto na obra de H.P. Lovecraft, a graphic novel de Daria Schmitt aborda também as tensões entre a moralidade do artista e sua criação. Em um homenagem visual extravagante, acessível e divertida, Lovecraft: Sr. Providence não apaga, por exemplo, as perspectivas sociopolíticas repreensíveis do autor, como a união de sua talassofobia (medo intenso de grandes corpos de água) e ictiofobia (fobia de peixes) com suas opiniões racistas e xenofóbicas que, junto de sua imaginação prodigiosa, resultaram em um universo sombrio de monstros ctônicos, cultos costeiros e horrores cósmicos. Aqui, ao tornar o Sr. Providence um personagem sensível e empático, Schmitt o transforma em um grande contraste ao Lovecraft da vida real, fazendo o leitor refletir sobre como uma mente permeada por ódio, medo, amargura e doença foi capaz de desenvolver uma arte duradoura e fascinante. Aqui, as manifestações preconceituosas e os medos desagradáveis de Lovecraft ajudam a compreender sua ficção, seus monstros e seu universo mítico, sem jamais aceitar ou compactuar com a intolerância e o preconceito. 

Daria Schmitt

Lançamento da DarkSide® Books, Lovecraft: Sr. Providence é muito mais que uma homenagem ao autor e seu universo cósmico. A obra de Daria Schmitt oferece um outro lado dos mistérios de Lovecraft, abordando sua criatividade e suas aflições, assim como as temáticas controversas que permeiam sua carreira. Perfeito para os amantes de quadrinhos e apreciadores do horror cósmico, Lovecraft: Sr. Providence é uma variação do mundo lovecraftiano que também leva o leitor por uma jornada pelo impacto das obras do autor na ficção e entre seus fãs, que constantemente ressignificam suas história e mantém vivo esse mundo sombrio e estranho que pode sempre estar à espreita da nossa realidade.

LEIA TAMBÉM: Lovecraft na cultura pop

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Lovecraft: Sr. Providence + Brindes Exclusivos
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkSide Books

As camadas da guerra em livros da DarkSide

Da Antiguidade até os tempos mais recentes, a história da humanidade vem sendo...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Wandinha promete terror, mais família Addams e reviravoltas sinistras

A espera está quase no fim: a segunda temporada de Wandinha chega à Netflix em...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

As corujas na mitologia

Ao longo dos tempos, as corujas têm despertado fascínio e admiração nos seres...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesE.L.A.S

Conheça mais sobre Kate Alice Marshall

Saber mais sobre as autoras e autores responsáveis por seus livros favoritos cria um...

Por DarkSide
EventosNovidades

DarkSide leva os mundos de Alice e Wicked para a Bienal

A DarkSide® Books expandirá seu universo para além das paredes de sua Casa na Bienal...

Por DarkSide