Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicaeTarot & Oráculo

Qual a relação entre tarot e psicologia?

Os arcanos e os arquétipos de Jung

18/10/2024

Cartas de tarot podem revelar verdades sobre nós mesmos que não fazíamos ideia. Esses poderosos oráculos proporcionam uma verdadeira jornada de autoconhecimento a quem se abre a eles. Por um viés mais científico, fazer terapia com um psicólogo também nos guia pelos caminhos da nossa mente, personalidade, comportamentos e lembranças. Afinal, podemos estabelecer uma ligação entre tarot e psicologia?

LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre tarot

Carl Jung é um dos fundadores da psicologia analítica. Embora ele nunca tenha mencionado o tarot em nenhum de seus trabalhos, é possível encontrar conexões entre os conceitos construídos por ele e esses oráculos. Uma das suas maiores contribuições para a teoria da psique está relacionada aos arquétipos e o inconsciente coletivo — que é basicamente no que o tarot se sustenta.

Tarot, linguagem e inconsciente coletivo

Muitas pessoas acreditam que o tarot é simplesmente uma maneira de prever o futuro, mas não é bem assim que a coisa funciona, como aprendemos na Bíblia Clássica do Tarot. Conhecer o trabalho de Jung pode ser uma maneira poderosa de compreender melhor as próprias cartas de tarot e as simbologias que elas carregam.

a bíblia do tarot

Em primeiro lugar, vamos entender o que é o tal do inconsciente coletivo do qual o psiquiatra tanto falava. O termo foi criado por Jung para definir a variedade de símbolos e arquétipos que originam narrativas humanas, algo que acontece nas mais variadas culturas.

Vamos tomar por exemplo a figura materna que quase todos nós encontraremos ao longo de nossas vidas. Podemos observar essa figura se repetir em diversas histórias, lendas e mitos — que com o tempo deram origens a personagens da cultura pop. Por mais que o arquétipo não se manifeste da mesma forma para todo mundo (não precisando ser uma figura feminina, inclusive), a sua relação com o arquétipo é basicamente a mesma: uma pessoa que cuida, ama e preenche suas necessidades emocionais, alguém que te ajuda a crescer e amar. 

Esse foi apenas um exemplo, mas a nossa psique está repleta dessas imagens arquetípicas, e elas moldam a maneira com que contamos histórias e damos significado às nossas vidas. 

Voltando ao tarot, em especial aos arcanos maiores, podemos observar vários destes arquétipos em suas cartas. Uma ótima maneira de acompanhar essas associações através do Tarot Sabedoria das Estrelas, que traz todas as cartas tradicionais, além de um livro guia completo que auxilia na interpretação. O Tarot Vilões da Disney também pode ser utilizado, por respeitar todos os arcanos tradicionais.

tarot vilões da disney

Anima e animus

Quando combinados, anima e animus simbolizam uma união, um todo, um ser completo em si. Jung acreditava que toda pessoa tinha dentro de si aspectos “femininos” e “masculinos” para o seu caráter. Para ele, uma psique equilibrada reconhece, compreende e aceita esses dois aspectos. Vale lembrar que, embora anima e animus sejam tradicionalmente associados aos sexos, estamos falando de qualidades de gênero neutro. 

Cartas relacionadas:

Os Amantes: representam união e a junção dos opostos e dualidades. 

O Mundo: possui uma energia semelhante à dos Amantes, mas em uma escala maior, de um todo.

carta o mundo tarot
Horóscopo Virtual/Reprodução

Anima

Representando o aspecto “feminino” da nossa personalidade, o arquétipo pode ter manifestações tanto positivas como negativas. Normalmente é associado ao amor, cuidado e perseverança.

Cartas relacionadas:

A Alta Sacerdotisa: um arquétipo feminino que irradia sabedoria e compreensão.

A Força: ao contrário da força puramente física, essa carta fala mais sobre a força interior e a perseverança.

A Imperatriz: cuidadosa e amável, representa as mães, aquelas que tomam conta.

carta tarot imperatriz
Imagem: Shutterstock

Animus

Animus se refere aos aspectos “masculinos” da personalidade. Por um lado, representa nossa necessidade de observar, sentir e formar estruturas lógicas em nossas vidas, em contraste à compreensão mais profunda e emocional de anima.

Cartas relacionadas:

O Hierofante, O Eremita: o arquétipo do homem velho e sábio que vemos como um guia espiritual. 

O Imperador: seu poder é capaz de criar estruturas, sistemas, leis e regras, representando os pais que temos em nossas vidas.

o hierofante tarot
Imagem: Shutterstock

Persona

A persona é conhecida como a face daquilo que mostramos ao mundo. É como nos apresentamos aos outros e como queremos ser conhecidos, bem como o papel que queremos desempenhar na sociedade. Jung acreditava que indivíduos saudáveis eram capazes de ser bem flexíveis em relação à persona associada a eles, ou seja, seriam capazes de compreender a variedade de suas próprias versões.

Carta relacionada:

O Mago: o mestre em assumir o controle, em transformar pensamentos internos em manifestações externas. Ele é um mestre em provocar a mudança simplesmente ao alterar a percepção.

o mago
Getty Images/iStockphoto

Sombra

A sombra diz respeito àquela parte de nós mesmos que rejeitamos, aqueles aspectos que queremos manter escondidos. Só que quando não aceitamos tais aspectos, eles podem se tornar abstraídos, como se fosse um outro ser que odiamos. Sombras são as bases arquetípicas para monstros, demônios e o mal em si — algo bem O Médico e o Monstro mesmo. Parte do nosso amadurecimento é entender quais são esses aspectos de nós mesmos, em vez de simplesmente rejeitá-los.

Cartas associadas:

O Diabo: como o arquétipo da sombra, quanto mais você o ignora, mais preso aos seus caprichos você estará.

A Morte: a maneira como reagimos a esta carta é semelhante a como reagimos à sombra, com medo. Trata-se de uma sombra universal do ser humano, aquela que nos persegue desde o dia em que nascemos. Por mais que a maioria de nós escolha não pensar nela, compreender e aceitar que todos nós morreremos um dia é um momento transformador que molda como escolhemos viver nossas vidas.

a morte tarot
Astrocentro/Reprodução

Self

Pense no self como uma unificação dos arquétipos listados aqui neste post. Jung acreditava que, enquanto crianças, éramos quase inconscientemente completos. Porém, conforme crescemos, nos tornamos fragmentados, e a nossa jornada na fase adulta é a de encontrar essa completude.

Cartas associadas:

O Louco: carrega aquela inocência deslumbrada com a qual encaramos o mundo. Não por acaso, o self representa o começo, a primeira carta dos arcanos maiores. Nascemos com a completude mental, que perdemos e recuperamos ao longo de nossa jornada.

O Mundo: o retorno à completude que vivemos na infância. Na jornada do Louco do tarot, ele se integra a todos os personagens que encontra pelo caminho, e se torna a soma de todos eles.

carta tarot o louco
Personare/Reprodução

LEIA TAMBÉM: A importância do livro guia na leitura de tarots e oráculos

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bíblia Clássica do Tarot + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PerfilSéries

Como Tony Soprano, James Gandolfini superou os maiores atores de Hollywood

James Gandolfini foi um dos maiores atores de Hollywood e, por mais que possa parecer,...

Por Liv Brandão
DarksideLivrosNovidades

Vespeiro é finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2024

Os ferrões das histórias de Irka Barrios seguem afiados. Vespeiro, o terceiro livro...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Necromancer: Uma vingança que somente o gênero horror poderia proporcionar

Não importa o que os incrédulos digam sobre o horror, a verdade é que ele é um...

Por Cesar Bravo
DarksideLançamento

Lançamento: Três Rios, por Cesar Bravo

Um romance que pulsa, distorce e transforma o cotidiano em um palco de horrores. O...

Por DarkSide
CuriosidadesFábulas DarkWish

Como os Irmãos Grimm salvaram os contos de fadas

Era uma vez, no distante reino do que hoje conhecemos como Alemanha, dois jovens...

Por DarkSide