Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

Terror e novelas combinam e podemos provar

Separamos 11 produções para noveleiros trevosos

27/09/2024

Novelas fazem parte da vida dos brasileiros. Estas produções permeiam nosso dia a dia e muitas vezes deixam lembranças marcantes. Seja você um noveleiro de plantão ou aquele que foge de qualquer tipo de novela, com certeza você consegue lembrar de pelo menos uma produção ao longo de sua vida. Eternizando momentos, personagens e frequentemente parando o país, as novelas são verdadeiros patrimônios culturais que também nos dizem muito da época em que foram produzidas. 

LEIA TAMBÉM: Vampiros made in Brazil: Conheça 7 personagens

Logo, o amor dos brasileiros pela teledramaturgia não é pequeno. O Brasil é conhecido no mundo inteiro por suas produções autênticas e bem feitas, exportando centenas de novelas que conquistam corações internacionais e também consumindo produções de outros países, como o México, a Romênia e a Turquia

Mas engana-se quem acha que novelas são apenas aquelas histórias açucaradas de amor sofrido. Em alguns momentos, a teledramaturgia flerta e se encontra com o gênero que os DarkSiders tanto amam: o terror. Vampiros, lobisomens, seres sobrenaturais, possessões demoníacas e até mesmo a inquisição já foram retratados em novelas ao longo das décadas. 

Se você assim como a Caveira não nega uma boa novela, venha conhecer algumas produções que flertam com o terror, o sobrenatural e o fantástico, e que têm tudo a ver com o estilo DarkSide.

1. Vamp (1991 – 1992)

Clássico dos anos 1990, Vamp foi uma novela escrita por Antônio Calmon que foi ao ar entre julho de 1991 e fevereiro de 1992. Contando com 179 capítulos e exibida pela TV Globo, a produção trazia a história da cantora de rock Natasha (Cláudia Ohana), uma vampira que alcança fama internacional após estabelecer um pacto com o conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca), líder dos vampiros. 

vamp

Misturando comédia, terror e música, Vamp foi um grande sucesso de audiência e ficou marcada pela maquiagem dos vampiros e os efeitos especiais impressionantes para a época, além das várias inspirações cinematográficas. A caracterização do vampiro Vlad, por exemplo, foi inspirada no Drácula vivido por Bela Lugosi e Christopher Lee. 

2. Saramandaia (1976)

Produzida pela TV Globo, Saramandaia foi ao ar entre 3 de maio e 31 de dezembro de 1976. Escrita por Dias Gomes, um dos precursores do realismo fantástico no Brasil, a trama era recheada de eventos e personagens sobrenaturais, que habitavam a cidade que dava nome à novela. 

saramandaia

Alguns dos personagens bizarros de Saramandaia incluíam o coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga), que expelia formigas pelo nariz, o professor Aristóbulo Camargo (Ary Fontoura), que se transformava em lobisomem, Marcina Moreira (Sônia Braga), que provocava incêndios e queimaduras onde tocava e o protagonista da trama, João Gibão (Juca de Oliveira), que escondia sob a corcunda um par de asas. Saramandaia ficou eternizada por cenas marcantes, como a explosão de Dona Redonda (Wilza Carla) e quando João Gibão sobrevoa a cidade ao final da trama. A novela ganhou uma refilmagem em 2013. 

3. Estranho Poder (1983 – 1984)

Vinda diretamente do México, Estranho Poder foi uma novela produzida pela Televisa e que foi ao ar entre 7 de fevereiro de 1983 e 27 de abril de 1984. Contando com o impressionante número de 325 capítulos, a produção intitulada originalmente de El Maleficio foi exibida no Brasil entre agosto de 1984 e abril de 1985 pelo SBT. 

estranho poder

A história recheada de bruxaria e misticismo, perfeita para os fãs de Grimório das Bruxas, trouxe como personagem principal Enrique (Ernesto Alonso), um feiticeiro maligno que enriquece após um pacto com uma entidade diabólica que se manifesta por meio de uma pintura guardada em seu escritório. Uma das primeiras telenovelas a abordar temas como bruxaria, ocultismo e magia maligna, Estranho Poder ganhou uma refilmagem em formato de série que estreou em 13 de novembro de 2023. 

4. Tieta (1989 – 1990)

Inspirada no romance de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Tieta foi exibida pela TV Globo entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990. Ambientada na cidade fictícia de Santana do Agreste, a novela não contava com uma trama sobrenatural, mas trouxe uma personagem que com certeza assustou os espectadores em casa: a Mulher de Branco.

tieta

Inspirada em lendas urbanas e folclore, a personagem foi apresentada como uma assombração que vagava pela cidade durante as noites de lua cheia. Vestida de noiva, ela atacava os homens, que se sentiam enfeitiçados por sua presença. No final da novela o mistério foi enfim revelado e os espectadores descobriram que a Mulher de Branco não tinha nada de sobrenatural: tratava-se de Laura (Cláudia Alencar), a esposa do Capitão Dário. 

5. O Beijo do Vampiro (2002 – 2003)

Do mesmo criador de Vamp, O Beijo do Vampiro marcou o retorno das criaturas da noite na teledramaturgia. Exibida pela TV Globo entre agosto de 2002 e maio de 2003, a trama contou com 215 capítulos e chamou a atenção por misturar comédia e sobrenatural, trazendo os vampiros em uma história de reencarnação e luta entre o bem e o mal.

beijo do vampiro

O Beijo do Vampiro foi protagonizada por Tarcísio Meira, que deu vida ao divertido vampiro Bóris Vladescu, que por séculos perseguiu a princesa Cecília e suas reencarnações. A novela também contou com outro personagem para lá de bizarro, uma criatura chamada o Monstro do Espelho, vivida por Guilherme Piva. 

6. O Estranho Retorno de Diana Salazar (1988 – 1989)

Produzida pela Televisa, O Estranho Retorno de Diana Salazar foi uma novela mexicana exibida entre abril de 1988 e janeiro de 1989. Uma história original de Carlos Olmos, a trama chamou a atenção na época por abordar diretamente temas sobrenaturais, além de representar a Inquisição e contar com mortes bastante gráficas.

o estranho retorno de diana salazar

Protagonizada por Lucía Méndez, que vive a personagem-título, a novela é dividida em duas partes: uma ambientada em 1640 e outra em 1988. Nela, acompanhamos uma mulher acusada de bruxaria devido ao seus poderes telecinéticos que é queimada na fogueira pela Santa Inquisição junto ao seu amado. Séculos depois, nos tempos atuais, ela reencarna como uma jovem mulher que é constantemente atormentada por pesadelos. Além da ousadia na história, O Estranho Retorno de Diana Salazar também é bastante lembrada pelos fãs por seu final surpreendente e pouco convencional. 

7. Roque Santeiro (1985 – 1986)

Escrita por Dias Gomes, que adaptou sua peça teatral O Berço do Herói, Roque Santeiro tinha como cenário a cidade fictícia de Asa Branca e acompanhava o personagem-título, vivido por José Wilker, em seu retorno ao local. Exibida entre junho de 1985 e fevereiro de 1986 pela TV Globo, a novela trouxe um grande mistério: quem era o lobisomem que aparecia nas noites de lua cheia e atacava as mulheres de Asa Branca?

roque santeiro

A resposta veio apenas ao final da trama em uma transformação dramática à luz do luar: a criatura era, na verdade, o estranho e taciturno professor Astromar Junqueira, vivido por Rui Resende. 

8. A Indomada (1997)

Responsável por traumatizar muitas crianças na década de 1990, A Indomada foi outra novela escrita por Aguinaldo Silva para a TV Globo. Exibida entre fevereiro e outubro de 1997, a trama era ambientada em Greenvile, uma cidade fictícia no litoral do Pernambuco, governada por uma família poderosa e maquiavélica. No entanto, a novela ficou marcada mesmo pelo misterioso Cadeirudo, uma figura bizarra que se movimentava de forma estranha e atacava as mulheres nas noites de lua cheia.

a indomada

Parecendo uma criatura de outro mundo, o Cadeirudo assustou as crianças da época e o Brasil parou para descobrir sua identidade. No fim, o personagem não tinha nada de sobrenatural e o público ficou chocado quando viu que se tratava da beata da cidade, Lurdes Maria (Sônia de Paula). 

9. Abraça-me Muito Forte (2000 – 2001)

Exibida entre julho de 2000 e fevereiro de 2001 no México, Abraça-me Muito Forte foi uma novela produzida pela Televisa, que chegou ao Brasil pelo SBT. Obra original de Caridad Bravo Adams, a trama era centrada no amor impossível de dois jovens, que lutam para ficar juntos apesar de todas as adversidades. Mas afinal, o que isso tem a haver com terror? Calma que eu explico.

abraça-me muito forte

Na novela, a inescrupulosa e cruel Estela é possuída por um demônio que decide atormentar o vilão Frederico em seu leito de hospital. Com uso de efeitos especiais e alteração na voz da atriz, a personagem chega até mesmo a ser submetida a um exorcismo! Parece que a novela se inspirou em Possessão, não é mesmo?

10. Pedra Sobre Pedra (1992)

Produzida pela TV Globo, Pedra Sobre Pedra foi exibida entre janeiro e julho de 1992. Criada por Aguinaldo Silva, responsável por Tieta e Roque Santeiro, a produção trouxe elementos do realismo fantástico em uma trama situada na pequena cidade de Resplendor, no sertão nordestino, onde duas famílias rivais disputam poder e dinheiro.

pedra sobre pedra

Com diversos personagens fantásticos, como Dona Quirina, uma senhora de 120 anos, Pedra Sobre Pedra ficou marcada também pela figura de Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), um homem local que se sentia fortemente atraído pela lua cheia. Precisando ser amarrado para não sucumbir aos encantos do satélite natural, o personagem termina a novela sendo abduzido por ele.

11. A viagem (1994)

A Viagem é outro título responsável por traumas infantis na década de 1990. Criada por Ivani Ribeiro, a produção é uma refilmagem da telenovela homônima transmitida entre 1975 e 1976 pela Rede Tupi. Exibida pela TV Globo entre abril e outubro de 1994, a novela trazia como tema central a vida após a morte e é lembrada até hoje pelo vilão Alexandre, personagem de Guilherme Fontes, um criminoso que tira a própria vida após ser preso por roubo e homicídio.

a viagem

No entanto, ele retorna como um espírito obsessor, assombrando os personagens da novela com o objetivo de se vingar de todos aqueles que considera responsáveis por seu destino. Capaz de maldades terríveis e dono de um olhar penetrante, Alexandre assustou os espectadores de todas as idades. Além do espírito maligno, outro personagem de A Viagem que aterrorizou as crianças na época com certeza foi Adonai, conhecido como Mascarado, um homem misterioso que sempre estava fantasiado de pierrô. 

E aí, você também não resiste a uma boa novela? Conta pra gente qual é a sua preferida da lista! 

LEIA TAMBÉM: 8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

Sobre Gabriela Müller Larocca

Avatar photoHistoriadora e pesquisadora de cinema de horror há mais de dez anos, enfatizando a representação feminina no audiovisual e o uso do horror como fonte histórica. Produtora de conteúdo e aspirante a garota final. Nunca nega um livro da Caveirinha nem um bom filme de horror. Fala bastante e reclama muito no RdMCast.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Possessão + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmesMacabra

8 Curiosidades sobre O Pássaro Pintado

Publicada originalmente em 1965, O Pássaro Pintado é muito mais do que uma obra-prima...

Por DarkSide
FilmesListasSéries

Saiba a ordem cronológica dos filmes e séries de Hannibal

Desde que tivemos o nosso primeiro contato com Hannibal Lecter sabíamos que ele não...

Por DarkSide
CuriosidadesDarklove

O que foi a partição entre Índia e Paquistão

O ano era 1947. Após anos de domínio britânico, a Índia finalmente alcançava sua...

Por DarkSide
ArteMagicaePerfil

A inconfundível e encantadora arte de Jessica Roux

Se de uns tempos para cá a marca Magicae se tornou um jardim florido e um bosque onde...

Por DarkSide
DocumentáriosFilmesSéries

5 Documentários sobre Ed e Lorraine Warren

Ao longo de sua carreira, Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos em algumas das...

Por DarkSide