Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ColecionáveisCuriosidades

Único museu de ventriloquismo do mundo guarda histórias de fascínio e terror

Conheça o Vent Haven Museum

02/05/2025

Num cantinho obscuro de Fort Mitchell, no estado norte-americano do Kentucky, mais de mil bonecos ventríloquos – alguns com décadas de história – encaram os visitantes com seus sorrisos congelados e olhos de vidro. O Vent Haven Museum, único no gênero, nasceu da obsessão de W.S. Berger, um executivo que em 1910 comprou seu primeiro boneco, Tommy Baloney, durante uma viagem a Nova York. O que começou como hobby virou uma coleção assombrosa: 1.145 bonecos, 1.500 livros e milhares de fotografias e cartas, tudo reunido numa época sem internet, quando cada peça exigia negociações pessoais e trocas de correspondência.

LEIA TAMBÉM: Sucesso nas redes, Mestre Ensinador nasceu de boneco que pertenceu a avó de artista

Lisa Sweasy, curadora do museu desde 2000, conta que Berger construiu sua rede do zero: “Ele ia a shows, abordava ventríloquos em turnê, viajava pelo país inteiro até se tornar uma referência nesse mundo peculiar”. Entre as peças mais impressionantes do acervo está um boneco esculpido à mão por Eric Everty, prisioneiro de guerra britânico na Segunda Guerra. Ele usou madeira da cabana onde estava preso e resina dos troncos das árvores para criar os olhos do boneco que entreteve seus companheiros de cativeiro.

museu

A coleção também inclui os bonecos presidenciais feitos por Jim Teter (como JFK e Bill Clinton), réplicas das marionetes de Edgar Bergen – lenda do vaudeville e pai da atriz Candice Bergen – e até peças do ventríloquo moderno Jeff Dunham, que visitou o museu na adolescência e hoje tem suas primeiras criações expostas ali. Fantástico.

Apesar do ar vintage, o museu continua recebendo doações de todo o mundo – foram 36 em 2022 – e atrai visitantes do Japão ao Brasil. “Há uma admiração especial por habilidades que não dependem de tecnologia”, reflete Sweasy. “Dominar a ventriloquia leva anos, como aprender um instrumento ou uma língua estrangeira.”

museu bonecos

Cada visita revela grandes histórias por trás daquelas dos bonecos madeira – algumas fascinantes, outras perturbadoras. Como o boneco favorito de Berger, “Skinny Hamilton”, que o acompanhou num asilo para idosos, onde entretinha outros residentes com shows improvisados. Ou as marionetes que chegaram ao museu ainda com vestígios de maquiagem original de apresentações dos anos 1920. “Aqui, cada boneco tem uma história que merece ser contada”, diz Sweasy. “Até os mais assustadores.”

LEIA TAMBÉM: Chucky e o terrível mundo dos bonecos assassinos

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Gnomos + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chucky: O Legado do Brinquedo Assassino
R$ 124,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

O que sabemos sobre o revival de Arquivo X de Ryan Coogler

Ryan Coogler já está fazendo história com o filme mais indicado na história do...

Por DarkSide
CuriosidadesListasSociedade Secreta

5 Mitos sobre William Shakespeare

Com oito indicações ao Oscar e sucesso inegável da crítica, o filme Hamnet: A Vida...

Por DarkSide
EducaDark

Educação hoje sem perder o amanhã de vista

Iniciamos um novo ano e com ele, uma nova jornada no EducaDark, a cédula educacional...

Por EducaDark
FilmesFirestar Videolocadora

Santa Sangre: Genialidade, loucura e renascimento

Vocês sabem e eu sei — apesar de muitos negarem o que sabem — que o cinema de...

Por Cesar Bravo
Medo Clássico

Gregor Samsa e o nascimento do horror corporal

Já pensou acordar um belo dia e perceber que seu corpo não é mais o mesmo? Pior...

Por DarkSide