Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


EducaDarkLivros

Vozes Negras: Escritoras e existências além do tempo

Na semana da Consciência Negra, a EducaDark destaca uma antologia de entrevistas com autoras de grande importância que nos ajudam a compreender a importância da escrita e a necessidade da resistência.

19/11/2025

Educação global

As discussões educacionais, em um nível global, já definiram seus propósitos para um futuro que é logo ali. E entre os temas de grande relevância para este tempo, está o crescimento de movimentos, e vozes (#MeToo, Black Lives Matter e Fridays for Future), que discutem as perspectivas decoloniais, racismo, desafios climáticos, juventude cidadã e alimentam debates sobre “quais histórias estão sendo contadas e ouvidas dentro das democracias e em um cenário cultural globalizado”? 

LEIA TAMBÉM: Conheça as 14 autoras de Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita

Igualmente, vemos discussões sobre a necessidade de ler e escrever, de valorizar o livro impresso, as práticas analógicas de aprendizagem e a escrita como a forma primeira de expressão humana. Os países que foram as estrelas na virtualização das escolas, levando a tecnologia para dentro da sala de aula, hoje percorrerem um caminho inverso. Em diferentes lugares do globo, vemos instituições de ensino voltarem ao físico e ao material, fazendo crianças e jovens olharem o mundo fora das telas. Em outros termos, o ensino hoje está mais empenhado em viver o presente na velocidade do real e não mais na velocidade do algoritmo. 

Our History – Black Lives Matter

E como educadores, esse convite nos propõe a ensinar por meio de uma abordagem significativa. Como já dizia Maria Montessori, propor um aprendizado a partir da experiência do indivíduo com o mundo ao seu redor, tornando-a uma carregada de sentido. Diante disso, questionamos: como podemos ensinar aos nossos jovens que suas vozes podem ser ouvidas e ressoarem no tempo? 

Não há forma mais significativa se não pelo exemplo de autoras que leem e escrevem. E, é aqui que entra Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita. Um livro organizado pela professora, pesquisadora e Ph.D. em Literatura, Claudia Tate (1946-2002). Tate ocupou relevantes posições nas Universidades Howard e Princeton e construiu uma trajetória de destaque no estudo e defesa da escrita negra feminina. Em Vozes Negras, ela mergulhou nos processos criativos de diferentes escritoras, pioneiras na Literatura afro-americana, que se tornaram faróis para gerações inteiras de leitoras e leitores.

vozes negras

Em uma coletânea profundamente inspiradora e atemporal, acessamos as ideias de Maya Angelou, Toni Cade Bambara, Gwendolyn Brooks, Alexis De Veaux, Nikki Giovanni, Kristin Hunter, Gayl Jones, Audre Lorde, Toni Morrison, Sonia Sanchez, Ntozake Shange, Alice Walker, Margaret Walker e Sherley Anne Williams. São entrevistas abertas, francas e pessoais, em que cada uma dessas imensas estrelas, deram a Tate suas vozes, suas experiências, suas frustrações e seus aprendizados, não apenas da escrita como também de suas carreiras e vivências. 

Em cada página dessas conversas, essas autoras mostram que criar obras tem a ver com ler, falar, pensar e acreditar que a criatividade é possível. Destacam como sua formação pessoal, seus contextos de vida, infância e contato com o ato de escrever foram suas janelas da alma, seu modo de gritar, de rebelar-se contra uma sociedade patriarcal de pesadas imposições às mulheres e, em especial, ainda mais dura com mulheres negras.

Altamente Recomendável

FNLIJ

Com o selo de Altamente Recomendável da FNLIJ, Vozes Negras é parte do catálogo EducaDark e nasceu para ser destaque na constelação das brilhantes mentes criadoras. É uma obra que oferece um vasto cenário de inspiração para o trabalho pedagógico em sala de aula, podendo:

  • Referenciar gêneros textuais;
  • Discutir Literatura feminina;
  • Analisar a formação e desenvolvimento do processo criativo;
  • Trabalhar leitura e intertextualidade;
  • Construir interdisciplinaridade entre História, Língua Portuguesa e Literatura.

Para além desses tópicos, trata-se de uma obra essencial para trabalhar temas como o racismo em diferentes contextos formadores, a história da mulher negra e a importância da arte como caminho de resistência e revolução. E principalmente, como criar histórias pode ser um ato revolucionário, um exercício de falar com o seu tempo presente e o futuro de incontáveis gerações, por meio de narrativas fictícias ou reais.

“Quando esta coletânea clássica foi publicada, as escritoras entrevistadas por Claudia Tate estavam envolvidas no trabalho criativo que abriu espaço para novos territórios do feminismo negro. Hoje, Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita serve como um lembrete muito necessário de que a imaginação sempre abre caminhos que nos conduzem em direção a futuros mais habitáveis.” — Angela Davis, autora de Mulheres, Raça e Classe e A liberdade É Uma Luta Constante.

O projeto EducaDark é composto pelos consultores educacionais Cláudia Onofre, Angélica Barros e Enéias Tavares. Claúdia tem experiência no mercado educacional literário, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Angélica, além de professora, é mestre em História e autora de materiais didáticos para os segmentos de Fundamental e Médio. Quanto a Enéias Tavares, além de professor de literatura na UFSM, é autor da DarkSide® Books, com seu livro Parthenon Místico sendo um projeto já adotado em escolas de Ensino Médio. Para outros conteúdos EducaDark, confira aqui.

LEIA TAMBÉM: Frases poderosas de Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita

Sobre EducaDark

educadarkO EducaDark é o núcleo focado no uso pedagógico dos títulos da DarkSide® Books. Sua missão é selecionar obras do catálogo que podem ser utilizadas em escolas, bibliotecas e outras instituições de ensino.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Vida não me assusta
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Crianças de Atlanta + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmesMacabra

Maníaco: 6 diferenças entre o original e o remake

Em 1980, em meio à febre dos filmes slashers, o mundo do terror foi surpreendido por...

Por DarkSide
EducaDarkEventos

Autores da DarkSide Books na SELIBI 2025

Entre livros, leitores e ideias inspiradoras, a DarkSide® Books marcou presença na...

Por DarkSide
Crime SceneFilmesNovidades

Filme sobre o Green River Killer estreia em 2026

As produções envolvendo true crime seguem em alta. Para 2026, está prevista a...

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Max Porter: “Literatura é liberdade”

O que você tem a vez com um adolescente problemático? Ou com um pai enlutado?...

Por DarkSide
DarksideGamesListasLivros

6 livros da DarkSide para fãs de RPG

Qual o seu tipo de aventura? Invadir castelos ao lado de duendes e druidas? Navegar por...

Por DarkSide