Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DocumentáriosPodcastsSéries

Wise Guy é mais que um documentário sobre David Chase, é um tratado sobre a história da TV

Dividido em duas partes, filme avalia o impacto de Família Soprano

24/09/2024

Como parte das comemorações pelos 25 anos da estreia de Família Soprano na HBO, o canal lançou recentemente Wise Guy (ou Um dos Nossos, como o título ficou em português). Dividido em dois capítulos, o documentário do vencedor do Oscar® Alex Gibney se propõe a contar a história de David Chase, o roteirista ítalo-americano que criou uma das séries mais importantes da TV mundial: Sopranos (ou Família Soprano, como ficou conhecida aqui na época).

LEIA TAMBÉM: Lançamento: Família Soprano: Menu de Episódios, por Matt Zoller Seitz e Alan Sepinwall

No podcast Cinemático, do qual participo vez ou outra, Carlos Merigo, Beatriz Fiorotto e eu nos propusemos a discorrer sobre a obra, exibida entre 1999 e 2007, e trago alguns dos comentários aqui, nesta espécie de resenha. Além disso, tive a oportunidade de entrevistar o diretor, Alex Gibney, que deu bons detalhes sobre a produção. “A HBO me convidou para fazer um documentário sobre Sopranos, mas eu não estava muito interessado. Fui almoçar com David Chase e conheci um cara muito engraçado, fascinante, brilhante e que tinha uma história para contar: a de como Sopranos foi feita e como tudo aquilo foi muito pessoal para ele no começo”. Sim, porque Sopranos é diretamente inspirado na relação de David com a mãe, uma megera. 

Mas, como disse no Cinemático, antes de mais nada, é bom deixar claro que, apesar de ser da vontade do diretor e ter sido vendido assim pelo canal, este não é um documentário sobre David Chase. Simplesmente porque ele não quis: o roteirista não se acha maior ou mais importante que a obra dele, e desdenha e diminui seu papel como a personagem Livia Soprano (Nancy Marchand) fazia na série. Wise Guy — um ótimo trocadilho sobre a genialidade do criador da série combinado com a gíria norte-americana para “mafioso” — acaba virando um documentário sobre Sopranos, mas não tem o que lamentar. É um baita documentário.

Porque não é só fã-apaixonado de Sopranos que vai gostar de Wise Guy. “Ele funciona para quem nunca viu a série em um aspecto: você ama muito a história da televisão, não assistiu a Sopranos, mas quer entender o fenômeno? Este é um documentário para você. É muito expositivo, tem muita ilustração de cenas [da série]…”, disse Beatriz Fiorotto no bate-papo.

A produtora prossegue em sua análise certeira. “Amei a postura do David Chase e como o Gibney tentou domá-lo, mas o Chase sabe todos os truques. Essas pessoas se conhecem, elas conhecem o jogo, um está careca de saber como o outro trabalha, então rola uma conversa muito íntima e uma dinâmica muito interessante. É tudo profundamente genuíno.

wise guy

Bia destaca ainda as atuações e a riqueza dos testes de vários atores para os papéis que aprendemos a amar e a odiar, na ambiguidade moral que a série trouxe pela primeira vez para a TV e tornou praticamente regra no mundo das séries. “Essa relação que os atores de Sopranos criaram com os personagens é muito pessoal e especial, e ali fica claro que nunca mais vai acontecer isso. Sopranos é um fenômeno de sua época.”

Grande fã de Gibney, vencedor do Oscar® por Um Táxi para a Escuridão, de 2008, e indicado por Enron: Os Mais Espertos da Sala, de 2006, Carlos Merigo, idealizador e apresentador do Cinemático enfatiza: “Diretor para participar de documentário tem que ser assim, esse é o jeito!”. O jeito, no caso, é mais do que especial. Gibney recriou o consultório da Dra. Melfi, psiquiatra de Tony Soprano, e coloca David Chase no divã, onde ele faz o papel de psicanalista. A troca entre os dois é, de fato, riquíssima. “A ligação que o Alex faz entre David Chase e a série, o criador e a criatura, para mostrar que aquilo era um trabalho de autor é genial.”

wise guy

Por último, mas não menos importante, nós três destacamos o impacto de James Gandolfini (1961-2013), que deu vida a Tony Soprano, em tudo isso. “Se não fosse ele, o ator, talvez a gente não estivesse aqui falando dessa série”, finaliza Merigo.

Wise Guy está disponível na Max no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Sopranos 25 anos depois: um legado que perdura

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cassino + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Os Bons Companheiros + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide