Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasLivros

10 Livros para o Halloween que são obrigatórios

Para mergulhar de cabeça no terror você precisa conhecer os clássicos

21/10/2022

Vampiros, monstros, casas assombradas e fenômenos sobrenaturais são elementos que permeiam as histórias de terror há séculos. Essas narrativas podem ser contadas, recontadas, reimaginadas e adaptadas aos tempos atuais, mas sempre carregam a bagagem daquelas tramas que abriram caminhos para o horror que assombra nossos pesadelos até hoje.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR COM CASAS ASSOMBRADAS

Para comemorar esse Halloween em grande estilo, a Caveira selecionou os clássicos do terror, aqueles que todo amante das trevas deve ler pelo menos uma vez. São obras atemporais capazes de causar calafrios independentemente da época. Renda-se a essas leituras imortais:

1. Drácula

Narrado através de cartas, o clássico de Bram Stoker configurou boa parte do nosso imaginário sobre vampiros. Drácula é uma história que há mais de um século saiu das páginas dos livros para cravar suas presas no teatro, cinema e na cultura pop em geral. Até quem nunca leu o livro já tem uma boa ideia do que se trata. Mas por que ficar no mundo da especulação quando você pode mergulhar na atmosfera sinistra da Transilvânia, não é mesmo? Parada obrigatória para quem tem sede de sangue.

drácula

2. Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Tudo o que conhecemos hoje como terror começou  ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe, considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Mais de duzentos anos após seu nascimento, Poe continua atual e constantemente é revisitado nos novos trabalhos dedicados ao gênero. Nos dois volumes de Edgar Allan Poe: Medo Clássico os fãs podem se fascinar e arrepiar com os contos enervantes do autor, organizados de acordo com seus temas, ajudando a visualizar a enorme abrangência de seu legado.

edgar allan poe: medo clássico

3. Frankenstein

Mais um clássico incontestável da literatura de terror, e um dos precursores da ficção científica, Frankenstein conta a história do médico que dá nome ao livro e que decidiu desafiar as leis da natureza utilizando-se da ciência para dar vida à sua criatura. Porém, a obra de Mary Shelley possui camadas além do monstro em si, levantando questionamentos acerca da responsabilidade sobre nossos atos e sobre quem são os verdadeiros seres abomináveis na nossa sociedade.

frankenstein

LEIA TAMBÉM: 6 MULHERES PIONEIRAS DO TERROR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

4. Hell House

O panteão de histórias de casas mal-assombradas deve muito a essa obra-prima de Richard Matheson. A Mansão Belasco de Hell House é capaz de uma malignidade que desafia e vence todos que ousam desvendar seus segredos e tentar derrotar as forças diabólicas que assombram o local. A obra presta homenagem a outros clássicos do gênero e conta mescla com originalidade imagens fortes e diálogos afiados para criar um romance realmente infernal.

hell house

5. Invasores de Corpos

Medo alienígena ou paranoia coletiva? Invasores de Corpos é uma leitura enervante, que começa de maneira branda com as primeiras queixas de pessoas próximas que estão se comportando fora do normal. Porém, conforme o suspense avança, uma ameaça até então invisível se torna cada vez mais palpável: será que a invasão alienígena já está se desdobrando entre nós?

invasores de corpos double feature

6. H.P. Lovecraft: Medo Clássico

Considerado por muitos o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft dedicou sua obra a desenvolver seres e universos fantásticos sinistros, criando sua própria mitologia com deuses e entidades ancestrais na construção do que chamamos de horror cósmico. A coleção H.P. Lovecraft: Medo Clássico reúne as histórias mais emblemáticas do autor, que revolucionaram para sempre a relação entre o terror e a ficção científica

h.p. lovecraft medo clássico

7. O Médico e o Monstro & Outros Experimentos

Fechando a profaníssima trindade do horror clássico ao lado de Drácula e Frankenstein, O Médico e o Monstro & Outros Experimentos, de Robert Louis Stevenson explora a dualidade que habita cada um de nós. Essa obra essencialmente Dark inspirou incontáveis adaptações e releituras da história do médico que abrigava um lado monstruoso

o médico e o monstro

8. O Retrato de Dorian Gray

A história da pintura maldita traz uma barganha sinistra feita por um homem que queria se manter jovem e poder usufruir de todos os prazeres da vida, mas a um custo sinistro. O Retrato de Dorian Gray é um clássico absoluto do cultuado autor Oscar Wilde que serve de alerta para cuidarmos com os nossos mais íntimos desejos.

o retrato de dorian gray

9. O Bebê de Rosemary

Manipulação, gaslighting e uma gestação concebida de maneira demoníaca compõem O Bebê de Rosemary, obra de Ira Levin imortalizada no filme estrelado por Mia Farrow. Combinando gótico doméstico com paranoia urbana, o romance nos brinda com pesadelos vívidos, personagens deliciosamente macabros e a mais fina ironia.

o bebê de rosemary

10. Hellraiser: Renascido do Inferno

Uma lista de clássicos do terror não estaria completa sem a visceralidade de Clive Barker. Hellraiser: Renascido do Inferno foi o livro que inaugurou a espinhosa franquia de filmes e todo o universo dos lascivos cenobitas e da enigmática Caixa de LeMarchand. Tortura e prazer se encontram nessa obra essencial para extrapolar os limites do terror moderno. Uma obra que já nasceu clássica.

hellraiser

LEIA TAMBÉM: CONFIRA A ORDEM PARA ASSISTIR A TODOS OS FILMES DE HELLRAISER

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Patrícia

    29 de outubro de 2022 às 19:36

    Gostei muito da seleção e indicação dos livros apresentados na matéria com certeza vou procurar para desfrutar da leitura.

  • Meire Rosa

    3 de outubro de 2023 às 09:47

    desfrutando de cada pagina.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - First Edition + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Frankenstein
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide