Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

13 filmes para curtir a sexta-feira 13

Uma lista para DarkSiders corajosos

A Sexta-feira 13 costuma gerar os mais diversos sentimentos nas pessoas, com muitas delas vendo na data um dia de azar. Mas para os DarkSiders, esse é um dia perfeito para fazer uma das coisas que mais amamos: assistir filmes de terror! Pensando nisso, a Caveira fez uma lista com 13 filmes para você aproveitar o dia, misturando clássicos e filmes recentes. 

1. O Exorcista (1973)

Considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, O Exorcista praticamente deu início a um novo gênero de filmes que explora a atuação de demônios no mundo físico. Sua produção foi cercada de mistérios e acidentes, sendo considerada amaldiçoada até hoje.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES ASSUSTADORAS SOBRE O FILME O EXORCISTA

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta macabra possessão.

O longa é uma adaptação do livro de William Peter Blatty, publicado dois anos antes do filme. A obra-prima de Blatty, no entanto, não se trata de ficção. O autor se inspirou no exorcismo real de Robert Mannheim, que aconteceu em 1949. O jornalista Thomas B. Allen  narrou com detalhes a história do jovem possuído em Exorcismo, publicado pela DarkSide® Books. O livro é considerado pela Igreja Católica o relato mais completo de um exorcismo desde a Idade Média.

2. Sexta-Feira 13 (1980)

O cinema mudou muito nos anos 80, com o clássico Sexta-Feira 13 sendo um dos responsáveis por isso. O longa foi um dos primeiros slashers a fazer sucesso e praticamente ditou as regras do gênero. O que começou como um filme que nem se sabia ao certo se veria a luz do dia, se tornou uma numerosa e lucrativa série com dez filmes e milhões de fãs espalhados pelo mundo.

LEIA TAMBÉM: SEXTA-FEIRA 13: CURIOSIDADES MACABRAS DO SLASHER MAIS ICÔNICO DO CINEMA

Depois de muito tempo fechado, alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido como o “Acampamento Sangrento”. Ignorando os avisos, eles preferem se divertir e passar o final de semana cantando e fazendo amor, mas não esperavam que alguém fosse brincar de “Mate o Monitor”. Assim, mortes macabras vão acontecendo sem que os outros percebam.

Pela DarkSide Books, Jason Voorhees ganhou um edição sangrenta de Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake com tudo o que os fãs de um dos slashers mais famosos do cinema merecem: fotos inéditas, bastidores exclusivos e entrevistas com os atores, além dos clássicos pôsteres dos filmes.

3. A Casa de Cera (2005)

Com fortes influências dos filmes da década de 1980, A Casa de Cera traz um grupo de jovens que se depara com algo assustador e que precisa fugir para salvar suas vidas. Apesar de algumas vezes ser creditado como um remake do filme de 1953, ele possui uma história original.

Um grupo de amigos da faculdade está a caminho de um jogo de futebol quando, em uma cidade fantasma, o carro quebra e são obrigados a procurar auxílio no único lugar que está aberto: o museu de cera local. Eles ficam impressionados com a perfeição das esculturas e logo percebem a razão de tanto realismo. Aterrorizados, fogem para não se transformarem em peças de museu.

4. Cry Wolf: O Jogo da Mentira (2005)

Em sua estreia na direção de um longa metragem, Jeff Wadlow traz uma história intrigante que nos faz pensar em que momento uma mentira repetida várias vezes se torna verdade.

Após uma garota ser encontrada morta nos arredores do colégio Westlake Prep, um grupo de estudantes decide espalhar um boato macabro: que um assassino chamado “O Lobo” está por perto, em busca de sua próxima vítima. A brincadeira tem por objetivo conferir quantas pessoas acreditarão no assassino fictício e quantas descobrirão que nada daquilo é verdade. Porém logo em seguida alguns alunos aparecem mortos nos arredores, deixando a dúvida se a história que inventaram é realmente apenas uma brincadeira.

5. O Último Trem (2008)

Clive Barker, um dos maiores mestres do horror e nome conhecidos pelos DarkSiders, criou diversos pesadelos que depois foram transformados em filmes terrivelmente macabros. Esse é o caso do longa O Último Trem.

LEIA TAMBÉM: CLIVE BARKER, UM ARTISTA COMPLETO

Leon é um talentoso fotógrafo cujo trabalho é marcado por produzir imagens altamente provocativas. Em busca de um tema para o próximo ensaio, ele está pronto para ir mais longe na exploração dos aspectos mais sombrios da humanidade. Para isso, acaba em contato com um assassino em série, conhecido por violentos crimes cometidos no metrô, colocando em risco a sua vida e a de pessoas próximas.

O conto original de Barker faz parte da sua coletânea Livros de Sangue vol. 1, publicado pela DarkSide® Books.

6. Espelhos do Medo (2008)

Os espelhos são considerados objetos místicos pelo menos desde o século III a.C., com inúmeras crenças e lendas associadas a eles, tendo sito utilizados como ferramentas de adivinhação, armas para capturar almas e até portais para outros mundos.

Na expectativa de retomar suas vidas despedaçadas juntos, o conturbado ex-policial Ben Carson pega um trabalho de guarda de segurança nas ruínas queimadas de uma loja, que foi, uma vez, próspera. Enquanto Ben patrulha os corredores carbonizados, ele começa a ver horríveis imagens nos espelhos que ainda decoram as paredes. Ben descobre que uma força maligna usa os espelhos para ganhar entrada neste mundo, ameaçando as vidas de sua esposa e filhos.

7. O Babadook (2014)

Um pesadelo infantil pode se tornar uma ameaça real e colocar uma família em risco.

Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia (Essie Davis) ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel (Noah Wiseman), e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado The Babadook reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadook deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amelia.

8. A Bruxa (2016)

Evocando o misticismo em torno das bruxas na Idade Moderna, o filme A Bruxa — da produtora A24 — nos transporta para a Nova Inglaterra de 1630, uma região repleta de crenças fantásticas (e macabras).

O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma macabra bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

9. Nós (2019)

Jordan Peele, que já tinha um currículo extenso na tv, estreou na direção com o filme Corra, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original. Isso abriu as portas para que ele continuasse investindo no terror, o que o levou a produção de Nós e sagrou de vez o nome dele no gênero.

A família Wilson tira férias em Santa Cruz, Califórnia, e deseja tranquilidade e boas risadas com as crianças e também os amigos da família Tyler. Em um dia na praia, o pequeno Jason se afasta de todos, fazendo com que Adelaide, sua mãe, se preocupe com acontecimentos macabros do passado. Na mesma noite, quatro pessoas misteriosas invadem a casa de Adelaide, deixando a família chocada ao descobrir que os intrusos são exatamente como eles.

Escrito pela pesquisadora Dra. Robin R. Means Coleman, o livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror inclui grandes produções de Hollywood, filmes de arte, blaxploitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas pela cultura hip-hop. A obra encoraja o leitor a desmontar a imagem racializada do gênero, assim como as narrativas que compõem os comentários da cultura popular acerca de raça, e acende um debate feroz e necessário sobre o poder do horror, seu impacto na sociedade, e suas reproduções como reflexo dela

10. O Chalé (2019)

Uma viagem para um lugar desconhecido pode ser o início de uma grande aventura, mas quando o lugar carrega algo maligno, a viagem pode se tornar uma tragédia.

Prestes a se tornar oficialmente madrasta, Grace (Riley Keough) acaba ficando perdida ao realizar uma viagem de férias com os dois filhos de seu noivo. Tentando aproveitar a situação para realizar uma maior aproximação, ela percebe que terá problemas quando uma criatura sobrenatural deslancha diversos eventos atípicos e bizarros que começam a tomar conta do local.

11. Lamb (2021)

O premiado estúdio A24 ficou conhecido pela qualidade de seus filmes de terror, como A Bruxa, Midsommar e O Farol. Sempre que um novo filme é anunciado, todo os fãs do gênero ficam atentos para a nova produção. Com Lamb não foi diferente: Desde seu anúncio, o filme gerou curiosidade pela sinopse sinistra.

Um casal que vive sozinho numa fazenda remota na Islândia tem a sua tranquila existência abalada pela descoberta espantosa de um misterioso recém-nascido entre as suas ovelhas. Eles decidem criar a criança como sua, mas logo enfrentam as consequências de desafiar a vontade da natureza.

O filme se tornou um sucesso de crítica, alcançando altas pontuações em sites especializados e sendo indicado para o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2021.

12. Fresh (2022)

Em sua estreia como diretora, Mimi Cave traz uma história atual que passeia pelo terror e suspense com um toque de comédia.

Namorar na era dos aplicativos é bastante complicado. Algumas pessoas simplesmente não se adaptam. Outras, entretanto, se esforçam para encontrar um par decente para sair. A jovem Noa, além de tudo, terá que sobreviver ao macabro apetite de seu novo namorado.

13. X (2022)

E para fechar a lista, a Caveira traz mais uma produção da A24, X — um slasher bem fora da caixa para quem gosta do gênero.

Na década de 1970, um grupo de filmmakers descem para uma antiga casa de fazenda no interior de uma cidade no Texas para gravar um filme pornográfico. Mas quando os reclusos e idosos anfitriões da antiga casa os pegam em flagrante, o elenco logo se vê em uma luta desesperada por suas vidas.

Bônus: O Corvo (1994)

Um sugestão bônus para essa sexta-feira 13 é um clássico que está completando 28 anos hoje, O Corvo.

Na noite antes de seu casamento, o músico Eric Draven e sua noiva são brutalmente assassinados por membros de uma gangue violenta do centro da cidade. No aniversário da sua morte, Eric sai de sua sepultura e assume o manto gótico do Corvo, um vingador sobrenatural, rastreando os bandidos responsáveis pelo crime que os assassinaram impiedosamente.

O filme é uma adaptação do quadrinho escrito por James O’Barr e publicado pela DarkSide® Books.

Em Abril de 2022 foi anunciado um remake do filme original com Bill Skarsgård e FKA Twigs no elenco. A produção do longa está marcada para começar em junho.

LEIA TAMBÉM:O CORVO GANHARÁ NOVA ADAPTAÇÃO PARA AS TELONAS COM BILL SKARSGÅRD

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Livros de Sangue: Volume 1 + Brindes Exclusivos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Corvo - Edição Definitiva
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneGraphic NovelLivros

3 Livros sobre Jeffrey Dahmer publicados pela DarkSide®

A série da Netflix sobre os crimes cometidos por Jeffrey Dahmer dão alguns insights...

Por DarkSide
DarkloveFilmes

Os paralelos entre A Mulher Rei e Ela Seria o Rei

O filme A Mulher Rei estreou em meados de setembro e apresenta Viola Davis como...

Por Dayhara Martins
ArtigoMagicae

A bruxaria é um ato político

“Eu sou bruxa.” Essas três palavrinhas sempre irão causar algum tipo de reação,...

Por DarkSide
FilmesHalloweenNovidades

Halloween está de volta aos cinemas

Uma das grandes certezas do universo do terror é a de que Michael Myers sempre...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide