Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneCuriosidades

19 anos presa por um assassinato que não cometeu: conheça a história da Mataviejitas

Araceli Vázquez foi confundida com a primeira serial killer do México

07/08/2023

Em 2004, uma onda cruel de assassinatos de senhorinhas entre 70 e 90 anos em suas próprias casas deixou a Cidade do México em estado de alerta. Pelo menos 20 idosas haviam sido estranguladas no país desde 1998, e a imprensa e a população da capital mexicana cobravam explicações das autoridades. Até que Araceli Vázquez, então com 39 anos, fora acusada por estar de posse das joias de uma das vítimas, e o país parecia respirar aliviado. Só que não.

LEIA TAMBÉM: AS 10 ASSASSINAS MAIS LETAIS DE TODOS OS TEMPOS

Araceli havia admitido, desde o início, que roubara as joias, mas jamais confessou se tratar da La Mataviejitas (ou “a mata velhinhas”, em tradução livre), como a serial killer ficou conhecida. Sua prisão confirmaria a teoria. No período de quase dois anos em que passou na cadeia, outras 30 idosas foram assassinadas do mesmíssimo jeito. Até que, em 25 de janeiro de 2006, Juana Barraza, de 48 anos, foi pega em flagrante estrangulando Ana María de los Reyes Alfaro, de 82, em sua casa. 

A partir dessa data, os crimes deste tipo cessaram, Juana foi ligada às mortes, mas Araceli continua presa, acusada do assassinato de Margarita Aceves Quezada, de 75 anos. Margarita foi morta estrangulada na própria casa, como todas as outras.

juana barraza
Divulgação

A história da serial killer mais famosa do México é retratada no documentário A Dama do Silêncio – La Mataviejitas, disponível na Netflix. As investigações para o filme mostram que as evidências que ligam Araceli à morte de Margarita são inconclusivas, além de o método e a descrição física dada pelas testemunhas baterem com a de Juana Barraza. 

Juana é loira, alta, corpulenta, enquanto Araceli tem traços indígenas, é morena e baixinha. Mas não adiantou: plantação de provas, espetacularização da mídia e inabilidade para lidar com um caso como esse, tudo isso contribuiu para que Araceli permanecesse na prisão, condenada por um crime muito mais grave que aqueles que cometera. E não só isso: ela divide até hoje espaço com Juana, a verdadeira culpada

LEIA TAMBÉM: 5 ASSASSINAS EM SÉRIE POUCO CONHECIDAS

“Já faz 19 anos que Araceli Vázquez, uma das supostas Mataviejitas, está presa sem que tenham comprovado qualquer homicídio”, diz a advogada de Araceli no documentário. “Alguns anos depois de eles terem me colocado na prisão, uma de minhas colegas disse: ‘Acabaram de prender a Mataviejitas’. E eu fiquei: ‘Como assim?! Não falaram que era eu?'”, completa Araceli. 

Entrevistada na prisão, Araceli relembrou a coletiva de imprensa em que foi exposta para mais de setenta veículos de mídia, obrigada a colocar uma peruca loira que jamais vestira antes. Privada de sua vida há quase duas décadas, a personagem de La Mataviejitas questiona seu encarceramento, se a própria acusação, testemunhas e provas encontradas apontavam para Juana como a autora dos assassinatos, e não para ela. Vale assistir.

LEIA TAMBÉM: POR QUE NÃO LEMBRAMOS DAS ASSASSINAS EM SÉRIE

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

1 Comentário

  • Benegildo Gomes da Silva

    28 de agosto de 2023 às 17:40

    Às previsões científicas de que o grande mal do futuro é o aumento de doenças mentais é real e agora. Assim, também biblicamente, violência gera violência. E particularmente acredito que a temperatura a cada ano está aumentando na Terra, devido a aproximação dos corpos celestes de encontro ao SOL. E a camada de Ozônio, efeito estufa ajudam.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Damas Mortais + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide