Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasLivros

20 Livros da DarkSide® para fãs da A24

Obras repletas de originalidade e diversidade

27/10/2023

O que filmes como Hereditário, A Bruxa, Moonlight e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo têm em comum? Mesmo pertencendo a gêneros diferentes, estamos falando de produções originais, que fogem da fórmula daqueles blockbusters que todo mundo conhece tão bem. O fato de todos terem sido produzidos pela A24 não é mera coincidência.

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR DA A24 PARA DESGRAÇAR AS IDEIAS

Fundada em 2012, a produtora com pouco mais de 10 anos de vida — assim como a DarkSide® — marcou a última década com filmes cujos roteiros provavelmente jamais seriam aprovados pelos grandes estúdios de Hollywood. Mostrando que a arte pode, sim, andar lado a lado do entretenimento, a A24 tem conquistado fãs dos mais variados gêneros por entregar filmes e séries caprichados, com originalidade e diversidade, desafiando as fórmulas mais comerciais de Hollywood.

A Caveira tem em seu catálogo diversos livros que poderiam muito bem se transformar em uma produção da A24 justamente por compartilhar esses valores. São tramas inusitadas, daquelas que nos pegam desprevenidos, com personagens complexos e que nos lembram de que não existe uma maneira certa de contar uma boa história. Conheça algumas delas:

1. Onde Cantam os Pássaros

Em Onde Cantam os Pássaros, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha — e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. 

onde cantam os pássaros

2. Vespeiro

Vespeiro transita entre os horrores cotidianos, e apresenta os prazeres e dissabores da alma humana, especialmente a feminina. Maternidade, sexualidade, o fel dos relacionamentos mais intempestivos são matéria-prima para as criações de Irka Barrios. Em suas histórias, vivenciamos o andar apressado por ruas mal iluminadas, o apetite descontrolado dos homens e o horror do confinamento. O resultado é a fúria das palavras, uma ferroada brutal diante da loucura controlada de seus personagens. 

vespeiro

LEIA TAMBÉM: IRKA BARRIOS: “NA MINHA FICÇÃO HÁ MUITO DESSA RAIVA DE SER MULHER NUM MUNDO COM TANTA INJUSTIÇA”

3. Inventário de Predadores Domésticos

O que caracteriza o predador? Ao mergulhar no universo de Verena Cavalcante, é justo dizer que um matador, sobretudo um assassino doméstico, também age com extrema discrição. Neste Inventário de Predadores Domésticos, a autora não nos poupa da violência e da animosidade que habitam nossas selvas urbanas. Em cada conto, ela coloca o leitor frente a frente com seus demônios adultos e suas transgressões.

inventário de predadores domésticos

4. VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Cesar Bravo constrói a narrativa com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios — mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo.

vhs

5. Mal-Estar

A vida de um grupo de adolescentes e dos demais habitantes de um balneário é virada de cabeça para baixo quando duas meninas são brutalmente assassinadas perto da escola. Muitos fingem não se importar com o ocorrido para preservar suas fantasias de verão. O mal-estar, porém, ganha forma, força e tamanho, e diante dos olhos de todos a maré de crueldade começa a subir. Verdadeira homenagem à estética noir e ao cinema de gênero norte-americano, Mal-Estar nos faz mergulhar no cotidiano desta pequena cidade litorânea cuja tranquilidade é repentinamente quebrada pela chegada de um serial killer.

mal-estar

6. Azul Quase Transparente

Ryu reside em um apartamento próximo a uma base militar americana em Tóquio, onde compartilha com outros homens e mulheres um estilo de vida indulgente e instável, às margens da realidade. Enquanto tudo ao seu redor parece estar mergulhado em caos e alucinação, o protagonista de Azul Quase Transparente mantém a postura de observador passivo. Vivendo em estado de torpor constante, Ryu submerge gradualmente em suas alucinações, dando vida a seus monstros e desejos. A mente do personagem funde o real, o irreal e o surreal, transformando as palavras em algo corpóreo, de beleza ímpar e libertação suja.

azul quase transparente

7. No Limiar do Inferno

No Limiar do Inferno é uma obra noir aterrorizante sobre um pai desesperado para salvar o que resta de sua família, mesmo que isso signifique pisar em um território violento — e atravessar a fronteira do real e o sobrenatural. Desesperado e falido devido ao tratamento de sua filha e com seu casamento à beira do abismo, Mario abre mão de suas crenças e cruza um caminho obscuro ao aceitar um trabalho sujo e violento como matador de aluguel, resgatando uma intimidade com a violência de seu passado.

no limiar do inferno

8. Salem

Século XVII. Abigail Hobbs tem 14 anos e mora com os pais na vila de Salem. Ela teve uma infância feliz, livre de preocupações, até que em um dia fatídico, aos 13 anos, um evento inocente desencadeia uma série de desgraças para as jovens garotas da vila. Em Salem o autor francês Thomas Gilbert apresenta uma narrativa histórica sobre a caça às bruxas de Salem, evento que ressoa de várias formas na sociedade atual.

salem

9. Spa

Em algum lugar sombrio no norte da Europa, um spa cinco estrelas recebe um público abastado, excêntrico e hedonista. Mas algo estranho paira sob os corredores labirínticos e peculiares do empreendimento. A cada nova página de Spa o delírio vai ganhando forma, e os clientes VIPs, exigentes e arrogantes, vão se revelando ao mesmo tempo em que outros começam a desaparecer sem deixar rastro.

spa

10. Eu Sou o Rei do Castelo

Uma casa onde as coisas apenas parecem estar no seu lugar. Eu Sou o Rei do Castelo nos leva para dentro de uma bela mansão que esconde fissuras, janelas turvas que não trazem luz, cômodos vazios que não acolhem corpos, e o frio que reina absoluto entre seus moradores. Um terror psicológico que ganha vida a cada página conforme conhecemos a dinâmica desequilibrada entre dois meninos.

eu sou o rei do castelo

11. Exumados

Prepare-se para desenterrar sentimentos apodrecidos que jazem em uma cova dentro de nós. Exumados é uma obra inquietante que mergulha os leitores em um mundo obscuro e visceral, e nos leva a questionar os limites da moralidade. Com uma escrita poderosa sobre roubos de túmulos, Daniel Kraus explora os horrores da natureza humana e estabelece um novo patamar no mundo do suspense e do horror. 

exumados

12. Cartilagem

No final do século XIX, na Ilha de Santa Catarina, Isabel tem uma gravidez difícil e envolta em mistérios. Após um parto complicado, nascem dois meninos siameses, Marcos e Mateus. Em Cartilagem somos lançados à cruel ignorância da população local e de boa parte da família dos irmãos xifópagos, que passam a ser tratados como aberrações, criaturas malignas perseguidas e condenadas a viver nas sombras da pequena vila. Um lugar cercado de personagens que retratam um Brasil rude e vil diante das diferenças.

cartilagem

13. O Berço Vazio

Com uma atmosfera sinistra, O Berço Vazio é uma viagem singular pela mente de uma mulher fragilizada ante o terror que viveu. A história hipnótica de Charlotte — uma mulher que mergulha em uma busca obsessiva para recriar o bebê perfeito enquanto enfrenta o luto pela sua filhinha Dolores — promete arrepiar os DarkSiders com sua experiência inusitada e assustadora. Enquanto o colapso psicológico da protagonista ganha seus contornos, o autor Thomas Olde Heuvelt nos transforma em testemunhas da dor e solidão de uma personagem que busca esperança e vida em uma situação desoladora.

o berço vazio

14. O Número 73304-23-4153-6-96-8

Em O Número 73304-23-4153-6-96-8, acompanhamos a trajetória de um carcereiro. Ao limpar a cela de um prisioneiro condenado à morte, ele encontra um pequeno pedaço de papel com uma combinação de números. No calor do momento, ele o coloca no bolso. Levando uma vida angustiante e monótona, o homem sente sua curiosidade despertada pelos números do papel. Eles também sinalizam possíveis mudanças em sua sorte… e fortuna. O abismo inexorável que se segue é a quintessência de Thomas Ott, mestre moderno da reviravolta à moda antiga. 

O Numero 73304-23-4153-6-96-8

15. O Menino que Desenhava Monstros

Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes e desde então está convencido de que há monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Não demora muito até que seus pais também comece a ver coisas estranhas e a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Na superfície, O Menino que Desenhava Monstros é uma história sobre pais fazendo o melhor para criar um filho com certo grau de autismo, mas é também uma história sobre fantasmas, monstros, mistérios e um passado ainda mais assustador. 

o menino que desenhava monstros

16. Guia para Lésbicas na Escola Católica

Yamilet Flores é conhecida por ser uma das poucas alunas mexicanas em sua escola branca e rica. Ela também esconde sua orientação sexual, pois teme as consequências de se assumir lésbica em um ambiente pouco acolhedor, que parece não aceitar a diversidade. Mas fingir ser heterossexual se torna uma tarefa bem difícil quando ela conhece Bo, a única garota abertamente queer da escola, que é tão irritantemente perfeita. Com uma prosa divertida e envolvente, Guia para Lésbicas na Escola Católica nos lembra de que o amor e a aceitação podem ser difíceis de encontrar, mas são cruciais para a nossa felicidade. A história de Yami nos inspira a amar do único jeito possível: com coragem e com verdade.

guia para lésbicas na escola católica

17. Jardim das Bonecas

Ao longo de sua carreira, Joyce Carol Oates abraçou aspectos do macabro em suas histórias. Em Jardim das Bonecas, os leitores vão poder conhecer contos perturbadores que fincam suas raízes em vidas comuns, mas repletas de marcas, sempre em busca de conexão com os outros. Na história que dá título ao livro, por exemplo, um menino fica obcecado com a boneca de sua prima depois que ela morre tragicamente e, à medida que envelhece, sua paixão assume um tom mais sombrio. 

jardim das bonecas

18. Como Matei Minha Querida Família

Grace Bernard não teve uma vida fácil. Sua mãe foi abandonada grávida por um mentiroso sedutor, que já era casado e jamais teve qualquer intenção de reconhecer a menina como filha. Quando perde a mãe, ela descobre que seu pai é um milionário famoso por variados empreendimentos bem-sucedidos, com um gosto duvidoso para moda e decoração de interiores. Nutrida por uma raiva cuidadosamente alimentada ao longo dos anos, Grace decide enfim executar seu plano de vingança: despachar o pai e todos os membros da sua família cafona e podre de rica. Repleto de humor macabro, reviravoltas irônicas e tiradas mordazes, Como Matei Minha Querida Família é um romance engraçado e perspicaz sobre a complexidade das relações humanas, sobretudo as familiares. 

como matei minha querida família

19. 1618

Em 1618 tudo é desencadeado em um dia comum quando uma estranha anomalia tecnológica começa a expor os segredos mais obscuros de seus habitantes através de mensagens no celular. A cada notificação recebida, um crime é revelado, um caso sórdido compartilhado, mentiras e estranhos desejos da carne se manifestam pelos aparelhos. Descendo um degrau por vez, os moradores se entregam ao mais profundo pânico de terem suas verdades expostas. Falsas realidades são destruídas a cada notificação.

1618

20. Todos se Lavam no Sangue do Sol

Todos se Lavam no Sangue do Sol começa em um nervoso, porém bem-sucedido assalto a uma joalheria do Centro de Salvador. No interior de um bar próximo ressoam os tiros, o sangue tinge as pedras do calçamento, bandidos mascarados disparam em uma fuga desenfreada. A partir desse momento, os envolvidos diretos e indiretos no crime serão convidados a encarar as consequências inimagináveis de suas ações.

todos se lavam no sangue do sol

LEIA TAMBÉM: 12 LIVROS PARA UM HALLOWEEN BEM DARK

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Teresa Cristina

    29 de outubro de 2023 às 11:22

    Queria tanto o livro edição limitada do Exorcista, mas pq vcs só vendem online e não em loja física ?

    • Avatar photo

      DarkSide

      30 de outubro de 2023 às 17:43

      Oi Teresa. O livro do Exorcista acabou de sair da pré-venda, agora ele também está disponível em livrarias. Dark hugs!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Mal-estar + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Jardim das Bonecas + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Onde Cantam os Pássaros + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide