Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubListasMacabra

4 filmes de Alfred Hitchcock baseados em casos reais

A realidade pode ser bem mais assustadora que a ficção

13/08/2022

Quando vamos assistir um filme e as palavras “baseado em fatos reais” aparecem na tela, logo temos a sensação de que as coisas serão muito mais perturbadoras, e que a realidade pode ser muito mais assustadora que a ficção. Alguns cineastas souberam se aproveitar desses fatos na hora de contar suas histórias nas telas.

Em Anatomia True Crime dos Filmes, livro do selo Crime Scene, Harold Schechter reúne alguns dos principais filmes baseados em casos reais que abalaram as colunas criminais. Schechter, além de fazer uma seleção primorosa entre os filmes mais clássicos do cinema, ainda tem o cuidado de contextualizar o fascínio que cada um desses crimes exerceu na população geral.

Um dos nomes de maior destaque entre as páginas do livro de Schechter é o de Alfred Hitchcock.

Conhecido como o Mestre do Suspense, Hitchcock criou alguns dos maiores clássicos do gênero ao longo de sua carreira, e muitos deles foram baseados em histórias reais, com poucos anos de distância entre o crime real e o lançamento do filme. 

A Macabra e fez uma lista com filmes dirigidos pelo cineasta que foram baseados em crimes reais para você se preparar para a leitura de Anatomia True Crime dos Filmes

Psicose

Psycho, 1960 // Considerado por muitos um dos primeiros filmes slasher, o longa conta a história da jovem Marion Crane — que se torna hóspede no Bates Motel e acaba sendo assassinada no chuveiro, em uma das cenas mais icônicas do gênero — se tornou um sucesso estrondoso. Psicose foi adaptado do livro homônimo de Robert Bloch e publicado pela Caveira. Para escrevê-lo, o autor se baseou em notícias bastante reais. 

Em 1957, o mundo ficou aterrorizado ao conhecer a história de Ed Gein. Após o desaparecimento de Bernice Worden, dona de uma loja nas redondezas de Plainfield, EUA, a polícia logo encontrou pistas que levavam diretamente para a casa de Gein, um excêntrico morador da região. Ao chegarem lá, os policiais se depararam com algo ainda pior do que poderia se imaginar: além do corpo de Worden pendurado de cabeça para baixo e decapitado, foram encontrados ossos humanos, objetos de casa feitos com pele humana, como tigelas, lixeira, assentos de cadeira, entre muitos outros itens. Também foram encontrados outros órgãos de diversas pessoas, como o coração e a cabeça de Bernice Worden, e o crânio e uma máscara de Mary Hogan, dona de uma taverna local. A história de Gein também serviu como uma base inicial para O Massacre da Serra Elétrica

LEIA TAMBÉM: ED GEIN, O AÇOUGUEIRO DE PLAINFIELD

Janela Indiscreta

Rear Window, 1954 // Após quebrar a perna enquanto tirava algumas fotos, o fotógrafo profissional L.B. “Jeff” Jefferies precisa passar um bom tempo em casa, em sua cadeira de rodas sem muita coisa para fazer enquanto se recupera. O que deveriam ser apenas férias forçadas, logo se transforma em um jogo macabro quando, aos espionar seus vizinhos, Jeff descobre que, possivelmente, um deles é um homicida que assassinou a própria esposa. 

Baseado no conto “It Had to Be Murder” de Cornell Woolrich, a história também se baseia em um acontecimento real. Em uma entrevista com François Truffaut, Hitchcock explicou que Janela Indiscreta foi baseado em dois assassinatos reais que aconteceram na região londrina. Um deles aconteceu em 1910, quando o Dr. Hawley Crippen afirmou a todos os conhecidos que sua esposa havia viajado de volta aos Estados Unidos e o deixado sozinho, mas, na verdade, ele a havia assassinado. O outro, em 1924, quando Patrick Mahon estava traindo sua esposa com uma colega de trabalho que, ao engravidar dele, passou a exigir ser mais do que apenas sua amante. Mahon assassinou a jovem, mas logo foi descoberto. 

Festim Diabólico

Rope, 1948 // Dois estudantes brilhantes têm certeza que conseguirão cometer o crime perfeito e se livrar de qualquer acusação, para isso, convidam um terceiro conhecido a se juntar a eles. Após assassinarem o jovem, escondem seu corpo dentro de uma arca na sala, onde esperam amigos para um jantar. A intenção dos assassinos é que todos estejam na presença do cadáver e não desconfiem de nada, um plano diabólico e arriscado. Presentes nessa reunião macabra estão o pai da vítima, sua noiva, e um professor de filosofia que, sem ter a intenção, acabou inspirando os amigos a cometerem tal crime. O filme foi baseado na peça de 1929 de Patrick Hamilton, adaptado por Hume Cronyn e com roteiro de  Arthur Laurents.

Um dos crimes mais chocantes da década de 1920, considerado por muitos como o crime do século, foi a inspiração por trás da história de Festim Diabólico. Nathan Freudenthal Leopold Jr. e Richard Albert Loeb eram dois jovens ricos que, pensando estarem apoiados na ideia de super homem de Nietzche, cometeram um crime que julgavam perfeito: sequestraram o jovem primo de Loeb, enviaram bilhetes fingindo se outras pessoas, e assassinaram o garoto. Acreditando que nunca seriam descobertos, encobriram seus rastros e seguiram adiante. Mas os dois foram facilmente encontrados através de pistas no local, além de histórias que não batiam. Após algum tempo detidos e em interrogatórios, ambos confessaram o crime. A história, de certa forma, também inspirou o quadrinho Uma História Real de Crime e Poesia, publicado pela Caveira.

LEIA TAMBÉM: O QUE FOI O CRIME DO SÉCULO E COMO ELE FEZ NASCER UM POETA

Matt Rizzo levava a vida como corretor de seguros, mas nunca se distanciou do universo da literatura e da poesia que descobriu enquanto esteve preso. Com o passar do tempo, Charlie aprende a viver como uma pessoa cega, ressignificando e se adaptando à condição de seu pai. A parceria e a dependência entre os dois cresce com o passar dos anos, porém Charlie não imaginava que seu próprio pai pudesse mantê-lo cego diante da verdadeira história de sua vida.

Os anos passados na cadeia fizeram Rizzo descobrir a literatura clássica e a poesia, além de despertarem seu talento para a escrita — que só se tornou possível através do aprendizado de Braille, pelo qual Leopold se tornou responsável. Da amizade improvável entre os dois nasceu um poeta que enviou incontáveis textos e poemas para revistas especializadas e publicações acadêmicas.

O Homem Errado

The Wrong Man, 1956 // Christopher Emanuel Balestrero, um marido e pai dedicado, católico praticante e que tocava contrabaixo no clube Stork, animando as noites com jazz e alegria, viu sua vida mudar de uma hora para a ourea quando foi preso injustamente em 1953, após ser confundido com um homem que cometeu uma série de assaltos na região de Jackson Heights. Por mais que cooperasse com a polícia, Balestrero foi considerado culpado.

A acusação arruinou a vida da família, sua esposa sofreu um colapso nervoso e precisou ficar internada até 1955. Quando saiu da prisão, Balestrero processou a cidade, e vendeu os direitos de sua história. O livro The True Story of Christopher Emmanuel Balestrero foi escrito por Maxwell Anderson, que também trabalhou no roteiro do filme de Hitchcock, junto de Angus MacPhail. Foi um dos únicos casos de filmes de Hitchcock em que o anúncio de ter sido baseado em um caso real foi feito antes dos créditos iniciais.

Se você gostou dessa lista, não deixe de conferir o Blog da Macabra para descobrir outros casos reais que inspiraram o diretor Alfred Hitchcock em seus filmes: FILMES DE HITCHCOCK BASEADOS EM CASOS REAIS

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide