Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGames

5 Curiosidades sobre GTA que vão te surpreender

Livro da Caveira conta como surgiu a franquia de Grand Theft Auto

05/12/2023

Quase como nos filmes de Uma Noite de Crime, a franquia de videogames Grand Theft Auto, nosso querido e controverso GTA, abre possibilidades de um mundo fora da lei em seu universo. Ao permitir que o jogador explore o mundo aberto de cidades inspiradas em locais reais, ele tem a possibilidade de cometer crimes, roubar carros e fugir da polícia para cumprir suas missões — tudo isso em um ambiente fictício, é claro.

LEIA TAMBÉM: CHUCKY É O MAIS NOVO ASSASSINO DO JOGO DEAD BY DAYLIGHT

Considerado um dos mais populares e influentes na indústria dos games, GTA já vendeu mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo. Um exemplo de sucesso — e de controvérsias — que chega à sua tão aguardada sexta versão. No clima da vida bandida de GTA 6, que acabou de ganhar um trailer, a Caveira trouxe algumas curiosidades sobre a franquia de Grand Theft Auto.

1. Um bug que deu muito certo

Há males que vêm para bem… e para um jogo que formou uma geração. Esse foi o caso de GTA, que surgiu a partir do bug de um outro jogo que a Rockstar estava desenvolvendo, chamado Race ‘N’ Chase. Nele, o jogador podia escolher entre ser bandido ou policial e iniciar uma perseguição.

race n chase game

Porém, o jogo tinha um bug que fazia com que, se o bandido fosse escolhido, todas as viaturas da cidade passavam a caçar o personagem. Os desenvolvedores acabaram achando a ideia super divertida e remodelaram o jogo. Foi assim que nasceu o primeiro Grand Theft Auto.

2. Um início simples, mas envolvente

Partindo dessa premissa simples, mas bem inusitada, o primeiro GTA foi lançado em 1997 e permitia que o jogador escolhesse entre oito personagens diferentes — só que nenhum deles tinha uma história de fundo lá muito elaborada.

LEIA TAMBÉM: BLUMHOUSE VAI PRODUZIR VIDEOGAMES DE TERROR

Naquela época o jogo tinha uma visão aérea e gráficos bem simples — anos 1990, né? — mas já apresentava a liberdade de explorar as cidades de Liberty City, Vice City e San Andreas, inspiradas respectivamente nas cidades de Nova York, Miami e Los Angeles.

GTA 1

3. Chegou a ser banido no Brasil

É lógico que um jogo que coloca a pessoa na pele de um fora da lei, praticando vários atos altamente questionáveis, não iria passar impune na opinião pública. A franquia Grand Theft Auto acabou gerando muitas polêmicas e controvérsias, principalmente por retratar violência, sexo, drogas, crimes e humor ácido. Além de criticado, o game foi banido em alguns países como Brasil, China, Arábia Saudita e Tailândia.

Apesar de todo o conteúdo controverso, o motivo para a proibição de uma expansão de GTA 4 que ocorreu no Brasil — e em países de todo o mundo — foi por questões de direitos autorais. O funk brasileiro “Bota o dedinho pro alto”, escrito por Hamilton Lourenço, foi utilizado no jogo sem autorização do autor

4. Acusado de promover crimes

Filmes e videogames são frequentemente alvos de acusações de promoverem atos violentos. Mas com GTA o caso foi parar na justiça. O advogado Jack Thompson acusou o game de incentivar assassinatos e tentou impedir o seu lançamento. 

GTA 5

O jogo também precisou remover ou alterar alguns conteúdos, como a cena de tortura de GTA V e o mod Hot Coffee em GTA: San Andreas, que permitia ao jogador participar de um pequeno jogo sexual.

5. Em meio às polêmicas, o sucesso

Todas essas controvérsias nunca impediram o sucesso do jogo. Aliás, é bem provável que tenham ajudado na sua divulgação. O GTA V, lançado há dez anos, foi um fenômeno comercial que quebrou vários recordes de venda. O game vendeu mais de 11 milhões de unidades em apenas um dia e ultrapassou os 815 milhões de dólares, atingindo a marca de 1 bilhão de dólares apenas três dias após o seu lançamento.

O jogo também foi o mais rápido a atingir a marca de 6 bilhões em receita, superando qualquer outro filme, livro ou jogo na história. Até hoje já foram mais de 185 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo noticiou a Adrenaline. E a espera pelo GTA VI — que vai ser lançado só em 2025 — mostra que esses recordes estão prontinhos para serem batidos.

gta 6

Bônus: A DarkSide® tem um livro sobre a franquia GTA

Você sabia que a Caveira possui um livro que conta todos os detalhes, curiosidades e controvérsias sobre os bastidores de Grand Theft Auto? O livro O Grande Fora da Lei: A origem de GTA traz a pesquisa do aclamado escritor, jornalista e gamer inveterado David Kushner, que nos conduz por uma divertida jornada desse player da indústria dos games — e, claro, de todos os seus inimigos prontos para derrubá-lo.

O autor revela de forma brilhante a história não contada das pessoas que criaram o jogo que definiu uma geração e enfureceu outra. Com mais de uma década de reportagens, entrevistas e, lógico, muitas horas de jogos, o livro mergulha nos bastidores mais secretos de GTA, alimentados por rumores e mitos. Confira o book preview aqui:

LEIA TAMBÉM: 5 JOGOS DE VIDEOGAME AMBIENTADOS NO UNIVERSO DA MITOLOGIA NÓRDICA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Grande Fora da Lei: A origem de GTA
R$ 0
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cassino + Brinde Exclusivo
R$ 0
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Tetsuo: Em breve seu cérebro também será de metal

Hoje em dia não é segredo que o Japão é um grande celeiro para o horror, e que em...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

Você conhece a história do tarot?

Aconselhamento, meditação, divinação e desenvolvimento espiritual. Há séculos o...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Imaculada

O ano ainda não chegou na sua metade, mas uma coisa é certa: as freiras...

Por DarkSide
FilmesGamesNovidades

Return to Silent Hill terá a volta de Pyramid Head

Franquia boa é franquia expandida, e Silent Hill vai ganhar (outros) novos contornos...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Artistas publicados pela DarkSide® estão na FIQ BH 2024

A capital de Minas Gerais está ganhando mais cor e arte. De 22 a 26 de maio é...

Por DarkSide