Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubListas

5 curiosidades sobre o filme Evil Dead

Filme completou 40 anos em 2021

Evil Dead é uma das franquias mais amadas da história de terror, e une o gore e a comédia em um equilíbrio perfeito. O filme de Sam Raimi sobre um livro amaldiçoado que compromete o fim de semana de quatro amigos em uma cabana isolada se tornou um fenômeno, conquistando novos fãs a cada ano que passa.

Quem vê hoje nem imagina que, na época em que estava em desenvolvimento, seus criadores não faziam ideia do impacto do filme.

Sam Raimi, Rob Tapert e Bruce Campbell, três jovens que se conheceram ainda adolescentes fazendo filmes de Super-8 em casa, construíram uma história que merece ser conhecida. 

1. “Evil Dead” não era o título original

Foi Irvin Shapiro, produtor e distribuidor responsável por muitos filmes de terror nos Estados Unidos, que sugeriu mudar o título do filme, que originalmente se chamava Book of the Dead. Sua primeira sugestão foi The Evil Dead Men and the Evil Dead Women. Rob Tapert queria Fe-Monsters; outros títulos cogitados foram Blood Flood (Enchente de Sangue), A Hundred and One Percent Dead (Cento e Um Por Cento Mortos) e These Bitches Are Witches (Essas Vadias são Bruxas). Também foi Shapiro quem sugeriu o nome Army of Darkness para a sequência. 

LEIA TAMBÉM: 7 SÉRIES MACABRAS PARA MARATONAR NA NETFLIX

2. Stephen King teve influência direta no sucesso do filme

King assistiu ao Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio em Cannes, em 1982 e ficou deslumbrado. Quando retornou para os Estados Unidos, escreveu uma crítica sobre ele na revista Twilight Zone, falando como sobre Sam Raimi era esperto e fazia seu filme funcionar. A crítica chamou a atenção da Fangoria, e a Fangoria fez seu trabalho chamando atenção dos fãs de terror para o filme.

3. Um dos distribuidores do filme foi preso

A Scotland Yard considerou o filme obscenamente violento, o que rendeu a prisão de Nick Powell, da Palace Pictures, distribuidor de A Morte do Demônio em Londres, por ter infringido o Ato de Publicações Obscenas — que, divertidamente, se chama OPA em inglês. Entretanto, isso só aconteceu em meados de 1984, e o filme já havia sido exibido por mais de um ano até aquele momento. O juíz rejeitou o caso, acreditando que esses ataques aos filmes eram frívolos, e Powell foi liberado antes mesmo do julgamento. Mais tarde naquele ano quem foi apreendido foi o próprio filme, proibido de passar na Alemanha Ocidental — reestreou novamente em 1992.

4. O objetivo central dos possuídos não era a matança

Originalmente, a ideia era que essas criaturas criadas pela Força Maligna testassem a coragem do homem e decidissem se já estava na hora de dominarem o mundo. Eles utilizam Ash como exemplo de gentileza e bondade e o forçam até o limite para saber até onde ele iria — essa era a ideia principal de Raimi. O diretor não colocou isso em texto, mas descreveu ao crítico da Fangoria Will Murray, que foi até a Carolina do Norte acompanhar alguns dias da gravação. Entretanto, no filme, o que vemos são muitos zumbis matando todos que encontram.

LEIA TAMBÉM: 31 FILMES PARA ASSISTIR ATÉ O HALLOWEEN

5. Sam Raimi e Evil Dead inspiraram uma geração

Muitos dos filmes que assistimos hoje tem um dedinho do amor por Sam Raimi, mas, na década de 1980 e na seguinte, Raimi já servia de inspiração. Demons – Filhos das Trevas, de Lamberto Bava, se inspirou no estilo de Raimi — sendo que Raimi se inspirou nos filmes de seu pai, Mario Bava; Peter Jackson foi diretamente inspirado por Raimi, tanto em estilo como na forma de fazer cinema, com seus dois primeiros filmes: Trash e Fome Animal; o estilo de filmagem de Uma História Chinesa de Fantasmas evoca o de Raimi, e Evil Dead foi um enorme sucesso no Oriente; Pelo Amor e Pela Morte, filme divertido que parece uma adaptação muito fiel do detetive Dylan Dog, tem sua parcela de inspiração pelo estilo de Raimi em Evil Dead; Devon Sawa, protagonista de A Mão Assassina, conta que se inspirou em Bruce para compor seu personagem e foi assim que conseguiu o papel. 

Gostou das curiosidades? Leia a matéria completa no blog da Macabra e se prepare para maratonar a franquia.

LEIA TAMBÉM: 9 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE EVIL DEAD

Sobre Macabra

Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Hora do Pesadelo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListasMedo Clássico

Da obsessão à inspiração: As principais influências de H.P. Lovecraft

Passado quase um século desde a publicação de suas obras, hoje é difícil imaginar...

Por DarkSide
Dark House

As sinistras colaborações de Michael McDowell e Tim Burton

Michael McDowell tinha uma ideia muito bem definida quanto ao seu legado: nunca...

Por DarkSide
Darklove

Kerri Maniscalco: Novos livros chegarão ao Brasil

Os DarkSiders pediram e a Caveira ouviu: As bruxas de Kerri Maniscalco chegam na...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Respeita a bruxa que habita teu ser

Você já se perguntou o que eu estou fazendo aqui? É tanta coisa que a gente vive,...

Por Devaneio da Bruxa
Graphic NovelListas

Uma Dobra no Tempo: 5 curiosidades sobre a autora Madeleine L’Engle

Madeleine L’Engle foi uma mulher à frente do seu tempo e suas obras atravessaram...

Por DarkSide