Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubListas

5 curiosidades sobre o filme Evil Dead

Filme completou 40 anos em 2021

Evil Dead é uma das franquias mais amadas da história de terror, e une o gore e a comédia em um equilíbrio perfeito. O filme de Sam Raimi sobre um livro amaldiçoado que compromete o fim de semana de quatro amigos em uma cabana isolada se tornou um fenômeno, conquistando novos fãs a cada ano que passa.

Quem vê hoje nem imagina que, na época em que estava em desenvolvimento, seus criadores não faziam ideia do impacto do filme.

Sam Raimi, Rob Tapert e Bruce Campbell, três jovens que se conheceram ainda adolescentes fazendo filmes de Super-8 em casa, construíram uma história que merece ser conhecida. 

1. “Evil Dead” não era o título original

Foi Irvin Shapiro, produtor e distribuidor responsável por muitos filmes de terror nos Estados Unidos, que sugeriu mudar o título do filme, que originalmente se chamava Book of the Dead. Sua primeira sugestão foi The Evil Dead Men and the Evil Dead Women. Rob Tapert queria Fe-Monsters; outros títulos cogitados foram Blood Flood (Enchente de Sangue), A Hundred and One Percent Dead (Cento e Um Por Cento Mortos) e These Bitches Are Witches (Essas Vadias são Bruxas). Também foi Shapiro quem sugeriu o nome Army of Darkness para a sequência. 

LEIA TAMBÉM: 7 SÉRIES MACABRAS PARA MARATONAR NA NETFLIX

2. Stephen King teve influência direta no sucesso do filme

King assistiu ao Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio em Cannes, em 1982 e ficou deslumbrado. Quando retornou para os Estados Unidos, escreveu uma crítica sobre ele na revista Twilight Zone, falando como sobre Sam Raimi era esperto e fazia seu filme funcionar. A crítica chamou a atenção da Fangoria, e a Fangoria fez seu trabalho chamando atenção dos fãs de terror para o filme.

3. Um dos distribuidores do filme foi preso

A Scotland Yard considerou o filme obscenamente violento, o que rendeu a prisão de Nick Powell, da Palace Pictures, distribuidor de A Morte do Demônio em Londres, por ter infringido o Ato de Publicações Obscenas — que, divertidamente, se chama OPA em inglês. Entretanto, isso só aconteceu em meados de 1984, e o filme já havia sido exibido por mais de um ano até aquele momento. O juíz rejeitou o caso, acreditando que esses ataques aos filmes eram frívolos, e Powell foi liberado antes mesmo do julgamento. Mais tarde naquele ano quem foi apreendido foi o próprio filme, proibido de passar na Alemanha Ocidental — reestreou novamente em 1992.

4. O objetivo central dos possuídos não era a matança

Originalmente, a ideia era que essas criaturas criadas pela Força Maligna testassem a coragem do homem e decidissem se já estava na hora de dominarem o mundo. Eles utilizam Ash como exemplo de gentileza e bondade e o forçam até o limite para saber até onde ele iria — essa era a ideia principal de Raimi. O diretor não colocou isso em texto, mas descreveu ao crítico da Fangoria Will Murray, que foi até a Carolina do Norte acompanhar alguns dias da gravação. Entretanto, no filme, o que vemos são muitos zumbis matando todos que encontram.

LEIA TAMBÉM: 31 FILMES PARA ASSISTIR ATÉ O HALLOWEEN

5. Sam Raimi e Evil Dead inspiraram uma geração

Muitos dos filmes que assistimos hoje tem um dedinho do amor por Sam Raimi, mas, na década de 1980 e na seguinte, Raimi já servia de inspiração. Demons – Filhos das Trevas, de Lamberto Bava, se inspirou no estilo de Raimi — sendo que Raimi se inspirou nos filmes de seu pai, Mario Bava; Peter Jackson foi diretamente inspirado por Raimi, tanto em estilo como na forma de fazer cinema, com seus dois primeiros filmes: Trash e Fome Animal; o estilo de filmagem de Uma História Chinesa de Fantasmas evoca o de Raimi, e Evil Dead foi um enorme sucesso no Oriente; Pelo Amor e Pela Morte, filme divertido que parece uma adaptação muito fiel do detetive Dylan Dog, tem sua parcela de inspiração pelo estilo de Raimi em Evil Dead; Devon Sawa, protagonista de A Mão Assassina, conta que se inspirou em Bruce para compor seu personagem e foi assim que conseguiu o papel. 

Gostou das curiosidades? Leia a matéria completa no blog da Macabra e se prepare para maratonar a franquia.

LEIA TAMBÉM: 9 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE EVIL DEAD

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Hora do Pesadelo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneGraphic NovelLivros

3 Livros sobre Jeffrey Dahmer publicados pela DarkSide®

A série da Netflix sobre os crimes cometidos por Jeffrey Dahmer dão alguns insights...

Por DarkSide
DarkloveFilmes

Os paralelos entre A Mulher Rei e Ela Seria o Rei

O filme A Mulher Rei estreou em meados de setembro e apresenta Viola Davis como...

Por Dayhara Martins
ArtigoMagicae

A bruxaria é um ato político

“Eu sou bruxa.” Essas três palavrinhas sempre irão causar algum tipo de reação,...

Por DarkSide
FilmesHalloweenNovidades

Halloween está de volta aos cinemas

Uma das grandes certezas do universo do terror é a de que Michael Myers sempre...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide