Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

6 Atrações turísticas para quem não tem medo de terror

Entenda por que pessoas gostam de passar medo voluntariamente e conheça lugares destinados a este tipo de emoção

26/02/2020

De que tipo de turismo você gosta? Mochilão, acampamento e aventuras ou simplesmente descansar em algum resort? Para algumas pessoas viagens são uma ótima oportunidade para passar medo. E não estamos falando apenas de parques de diversão com atores proibidos de tocar os visitantes, mas de situações extremas que em alguns casos envolvem uma noite de violência e tortura – física e psicológica.

Este tipo de atração turística se encaixa no que é chamado de “terror interativo”. Apesar do conceito também se enquadrar em atrações mais inocentes, como cinema 4D ou montanhas russas com uma narrativa assustadora, há possibilidades bem mais apavorantes, simulando a experiência dos personagens em filmes de terror.

Mas a pergunta é: por que pessoas vão voluntariamente a estes lugares para passar medo? De acordo com pesquisadores da área de psicologia, trata-se de um traço de personalidade que faz com que o indivíduo busque sensações – o que é bem diferente do que apenas ler um livro de suspense ou assistir a um bom slasher.

A ideia deste traço de personalidade foi desenvolvida na década de 1970 pelo psicólogo Martin Zuckerman. Segundo ele, os principais motivos que levam pessoas a quererem vivenciar sensações extremas são:

Suscetibilidade ao tédio: o que leva à necessidade estímulos externos;

Desinibição: a vontade de ser verdadeiramente espontâneo;

Busca de experiência: o desejo de ser exposto a coisas novas;

Busca por emoção e aventura: a vontade de participar de atividades empolgantes e que envolvam risco físico.

Quando testadas, as pessoas com os índices mais altos de busca por sensações mostram níveis baixos dos hormônios adrenalina e cortisol e altos níveis do neurotransmissor dopamina. Ou seja, quando expostas a situações assustadoras esta turma sente mais prazer do que estresse.

Atrações assustadoras de terror interativo

Provocar medo é a promessa de turismo das atrações que separamos nesta lista. Algumas delas são bem controversas e podem causar lesões físicas (e psicológicas, por que não?) em seus participantes. Leia por sua conta e risco:

1. McKamey Manor

Com duas localizações (nos estados do Tennessee e Alabama, nos EUA), o objetivo deste hotel não é proporcionar uma agradável estadia aos seus hóspedes. Quem faz check-in ali está entrando em uma diária de dez horas de puro terror, que vai muito além da simples decoração horripilante das acomodações.

Dentre as “atrações” trevosas, o hóspede corre o risco de ser amarrado, espancado, ser banhado em sangue, ter insetos  animais rastejantes soltos pelo seu corpo e até mesmo ser forçado a comer baratas. A ideia é fazer o hóspede se desesperar de tanto medo – o que realmente acontece: não há relatos de alguém que tenha aguentado as dez horas.

Mas não é qualquer um que consegue se hospedar no McKamey Manor. Além de passar por uma lista de espera que atualmente está em cerca de 27 mil pessoas, o hóspede tem que ter mais de 21 anos e levar um atestado médico comprovando que tem condições de saúde de passar pela experiência. Ainda assim, a estadia é bem em conta: o hotel não cobra diária ou ingresso, apenas pede aos participantes uma contribuição de ração para o cachorro

Site: https://www.mckameymanor.com/

2. Blackout Haunted House

Considerada por muitos a primeira casa mal-assombrada extrema, esta atração foi lançada em Nova York em 2006 e funciona até hoje, expandindo suas atividades para Los Angeles e San Francisco. Além da casa em si, o projeto também proporciona experiências de terror on-line ou por SMS.

A casa mal-assombrada costuma abrir no início de outubro e pode ser visitada até o começo de novembro, passando pela época do Halloween. Além de tocados pelos atores, os participantes correm o risco de serem alvo de tentativas de afogamento, andar descalço sobre lixo e sufocamento com plástico.

Site: http://www.theblackoutexperience.com/

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS ORIGENS DO HALLOWEEN + 5 FILMES PARA ASSISTIR NA DATA

3. Heretic House

Na tradução, a casa dos hereges funciona o ano inteiro e de forma itinerante, passando por várias cidades nos Estados Unidos. A narrativa desta casa do terror fica em torno da figura do “Herege” e de pessoas que o idolatram. Porém, elementos que dão a tônica do terror envolvem claustrofobia, paralisia do sono ou a sensação de estar sozinho em uma casinha no meio da floresta.

Os “hóspedes” da casa estão sujeitos a serem amarrados, agarrados, movidos violentamente de lugar, cobertos de sangue falso, arranhados, sufocados, presos em caixões, entre outras situações assustadoras. Os participantes também são avisados a não usarem roupas boas, pois elas podem ser destruídas ao longo da experiência.

4. Miasma

Localizada em Chicago, a atração se descreve como “uma experiência física e psicológica de terror”. A ideia é colocar o participante no lugar de um personagem da narrativa, vivenciando uma história de culpa e, talvez, redenção. Os shows são únicos e quem decide participar só fica sabendo do local 24h antes do terror começar.

Só é possível entrar na experiência de Miasma sozinho e o participante é alertado de que a experiência pode ser intensa e que ele pode ser amarrado, forçado a rastejar ou ser deixado no escuro extremo. É proibido usar óculos durante a noite de terror e a pessoa poderá ser exposta a líquidos e géis.

Site: http://www.miasmaate.com/

5. STAG

Esta experiência imersiva não é necessariamente uma casa mal-assombrada tradicional, mas nem por isso é menos perturbadora. Além de serem obrigados a entrarem sozinhos, os participantes não podem falar – a não ser a palavra de segurança. 

Na STAG, localizada na cidade americana de Saginaw, os participantes devem completar tarefas para progredir. Quase como um escape room mais extremo. Em uma das edições, a tarefa era fazer o parto de um bebê, e depois encontrar seu cobertor e mamadeira. Tudo isso sem poder dizer uma palavra.

LEIA TAMBÉM: IMÓVEIS ASSOMBRADOS E UMA LOJA INCRIVELMENTE SOBRENATURAL

6. The Tension Experience

Criado pelo diretor Darren Lynn Bousman, de Jogos Mortais II, III e IV, e pelo escritor Clint Sears, a Tension Experience foca no terror psicológico. Não se trata apenas de um lugar, mas de uma experiência em que os participantes não são informados onde, quando e de que forma ela ocorrerá. 

Há uma narrativa por trás dos eventos, que envolvem um culto misterioso chamado OOA Institute e a indução do participante a ele. A maior parte da história acontece on-line em forma de um jogo de realidade aumentada. As apresentações em si são realizadas em um galpão em Los Angeles.

Cada experiência é única e há diferentes caminhos dentro do galpão. O desfecho do jogo de cada um dependerá de suas escolhas. Algumas das situações perturbadoras que podem ocorrer envolvem figuras sem roupa se contorcendo na areia, ser forçado a responder perguntas extremamente pessoais, ser exposto a experiências espirituais e ser submetido à escuridão total.

Site: http://thetensionexperience.com/

E aí? Vai encarar?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Objetos Sobrenaturais + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide