Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

6 Atrações turísticas para quem não tem medo de terror

Entenda por que pessoas gostam de passar medo voluntariamente e conheça lugares destinados a este tipo de emoção

26/02/2020

De que tipo de turismo você gosta? Mochilão, acampamento e aventuras ou simplesmente descansar em algum resort? Para algumas pessoas viagens são uma ótima oportunidade para passar medo. E não estamos falando apenas de parques de diversão com atores proibidos de tocar os visitantes, mas de situações extremas que em alguns casos envolvem uma noite de violência e tortura – física e psicológica.

Este tipo de atração turística se encaixa no que é chamado de “terror interativo”. Apesar do conceito também se enquadrar em atrações mais inocentes, como cinema 4D ou montanhas russas com uma narrativa assustadora, há possibilidades bem mais apavorantes, simulando a experiência dos personagens em filmes de terror.

Mas a pergunta é: por que pessoas vão voluntariamente a estes lugares para passar medo? De acordo com pesquisadores da área de psicologia, trata-se de um traço de personalidade que faz com que o indivíduo busque sensações – o que é bem diferente do que apenas ler um livro de suspense ou assistir a um bom slasher.

A ideia deste traço de personalidade foi desenvolvida na década de 1970 pelo psicólogo Martin Zuckerman. Segundo ele, os principais motivos que levam pessoas a quererem vivenciar sensações extremas são:

Suscetibilidade ao tédio: o que leva à necessidade estímulos externos;

Desinibição: a vontade de ser verdadeiramente espontâneo;

Busca de experiência: o desejo de ser exposto a coisas novas;

Busca por emoção e aventura: a vontade de participar de atividades empolgantes e que envolvam risco físico.

Quando testadas, as pessoas com os índices mais altos de busca por sensações mostram níveis baixos dos hormônios adrenalina e cortisol e altos níveis do neurotransmissor dopamina. Ou seja, quando expostas a situações assustadoras esta turma sente mais prazer do que estresse.

Atrações assustadoras de terror interativo

Provocar medo é a promessa de turismo das atrações que separamos nesta lista. Algumas delas são bem controversas e podem causar lesões físicas (e psicológicas, por que não?) em seus participantes. Leia por sua conta e risco:

1. McKamey Manor

Com duas localizações (nos estados do Tennessee e Alabama, nos EUA), o objetivo deste hotel não é proporcionar uma agradável estadia aos seus hóspedes. Quem faz check-in ali está entrando em uma diária de dez horas de puro terror, que vai muito além da simples decoração horripilante das acomodações.

Dentre as “atrações” trevosas, o hóspede corre o risco de ser amarrado, espancado, ser banhado em sangue, ter insetos  animais rastejantes soltos pelo seu corpo e até mesmo ser forçado a comer baratas. A ideia é fazer o hóspede se desesperar de tanto medo – o que realmente acontece: não há relatos de alguém que tenha aguentado as dez horas.

Mas não é qualquer um que consegue se hospedar no McKamey Manor. Além de passar por uma lista de espera que atualmente está em cerca de 27 mil pessoas, o hóspede tem que ter mais de 21 anos e levar um atestado médico comprovando que tem condições de saúde de passar pela experiência. Ainda assim, a estadia é bem em conta: o hotel não cobra diária ou ingresso, apenas pede aos participantes uma contribuição de ração para o cachorro

Site: https://www.mckameymanor.com/

2. Blackout Haunted House

Considerada por muitos a primeira casa mal-assombrada extrema, esta atração foi lançada em Nova York em 2006 e funciona até hoje, expandindo suas atividades para Los Angeles e San Francisco. Além da casa em si, o projeto também proporciona experiências de terror on-line ou por SMS.

A casa mal-assombrada costuma abrir no início de outubro e pode ser visitada até o começo de novembro, passando pela época do Halloween. Além de tocados pelos atores, os participantes correm o risco de serem alvo de tentativas de afogamento, andar descalço sobre lixo e sufocamento com plástico.

Site: http://www.theblackoutexperience.com/

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS ORIGENS DO HALLOWEEN + 5 FILMES PARA ASSISTIR NA DATA

3. Heretic House

Na tradução, a casa dos hereges funciona o ano inteiro e de forma itinerante, passando por várias cidades nos Estados Unidos. A narrativa desta casa do terror fica em torno da figura do “Herege” e de pessoas que o idolatram. Porém, elementos que dão a tônica do terror envolvem claustrofobia, paralisia do sono ou a sensação de estar sozinho em uma casinha no meio da floresta.

Os “hóspedes” da casa estão sujeitos a serem amarrados, agarrados, movidos violentamente de lugar, cobertos de sangue falso, arranhados, sufocados, presos em caixões, entre outras situações assustadoras. Os participantes também são avisados a não usarem roupas boas, pois elas podem ser destruídas ao longo da experiência.

4. Miasma

Localizada em Chicago, a atração se descreve como “uma experiência física e psicológica de terror”. A ideia é colocar o participante no lugar de um personagem da narrativa, vivenciando uma história de culpa e, talvez, redenção. Os shows são únicos e quem decide participar só fica sabendo do local 24h antes do terror começar.

Só é possível entrar na experiência de Miasma sozinho e o participante é alertado de que a experiência pode ser intensa e que ele pode ser amarrado, forçado a rastejar ou ser deixado no escuro extremo. É proibido usar óculos durante a noite de terror e a pessoa poderá ser exposta a líquidos e géis.

Site: http://www.miasmaate.com/

5. STAG

Esta experiência imersiva não é necessariamente uma casa mal-assombrada tradicional, mas nem por isso é menos perturbadora. Além de serem obrigados a entrarem sozinhos, os participantes não podem falar – a não ser a palavra de segurança. 

Na STAG, localizada na cidade americana de Saginaw, os participantes devem completar tarefas para progredir. Quase como um escape room mais extremo. Em uma das edições, a tarefa era fazer o parto de um bebê, e depois encontrar seu cobertor e mamadeira. Tudo isso sem poder dizer uma palavra.

LEIA TAMBÉM: IMÓVEIS ASSOMBRADOS E UMA LOJA INCRIVELMENTE SOBRENATURAL

6. The Tension Experience

Criado pelo diretor Darren Lynn Bousman, de Jogos Mortais II, III e IV, e pelo escritor Clint Sears, a Tension Experience foca no terror psicológico. Não se trata apenas de um lugar, mas de uma experiência em que os participantes não são informados onde, quando e de que forma ela ocorrerá. 

Há uma narrativa por trás dos eventos, que envolvem um culto misterioso chamado OOA Institute e a indução do participante a ele. A maior parte da história acontece on-line em forma de um jogo de realidade aumentada. As apresentações em si são realizadas em um galpão em Los Angeles.

Cada experiência é única e há diferentes caminhos dentro do galpão. O desfecho do jogo de cada um dependerá de suas escolhas. Algumas das situações perturbadoras que podem ocorrer envolvem figuras sem roupa se contorcendo na areia, ser forçado a responder perguntas extremamente pessoais, ser exposto a experiências espirituais e ser submetido à escuridão total.

Site: http://thetensionexperience.com/

E aí? Vai encarar?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Objetos Sobrenaturais + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PerfilSéries

Como Tony Soprano, James Gandolfini superou os maiores atores de Hollywood

James Gandolfini foi um dos maiores atores de Hollywood e, por mais que possa parecer,...

Por Liv Brandão
DarksideLivrosNovidades

Vespeiro é finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2024

Os ferrões das histórias de Irka Barrios seguem afiados. Vespeiro, o terceiro livro...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicaeTarot & Oráculo

Qual a relação entre tarot e psicologia?

Cartas de tarot podem revelar verdades sobre nós mesmos que não fazíamos ideia....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Necromancer: Uma vingança que somente o gênero horror poderia proporcionar

Não importa o que os incrédulos digam sobre o horror, a verdade é que ele é um...

Por Cesar Bravo
DarksideLançamento

Lançamento: Três Rios, por Cesar Bravo

Um romance que pulsa, distorce e transforma o cotidiano em um palco de horrores. O...

Por DarkSide