Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubHalloween

7 Filmes homenageados por John Carpenter em Halloween

Um clássico do terror nunca esquece de suas origens

10/12/2021

Halloween é até os dias de hoje um dos filmes mais respeitados e aclamados quando o assunto envolve produções de terror. O livro Halloween: O Legado de Michael Myers é uma verdadeira celebração da franquia, com materiais de bastidores e entrevistas exclusivas sobre o universo iniciado por John Carpenter.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: HALLOWEEN – O LEGADO DE MICHAEL MYERS, DE DUSTIN MCNEILL E TRAVIS MULLINS

Estamos falando de um filme tão icônico que praticamente ditou muitas das regras sobre slashers modernos, serial killers mascarados e final girls poderosas. Halloween já foi muitas vezes homenageado em referências e easter eggs de seus sucessores ao longo das últimas quatro décadas.

Mas o que nem todo espectador fascinado pelo suspense criado entre Michael Myers e Laurie Strode percebe é que o longa que inaugurou a franquia, lá em 1978, é também repleto de referências a filmes mais antigos – alguns bem conhecidos, outros nem tanto.

A Caveira separou as principais referências trazidas por John Carpenter e Debra Hill para você ficar de olho na próxima vez que assistir a este clássico:

1. O Monstro do Ártico

Talvez os fãs mais atentos tenham captado esta referência. Paralelamente à matança de Michael Myers, as crianças Tommy (Brian Andrews) e Lindsey (Kyle Richards) estão assistindo a uma maratona de filmes de terror. O filme O Monstro do Ártico pode ser visto na tela da TV. 

Créditos: Winchester Pictures Corporation

O longa sempre foi uma forte influência para John Carpenter, que acabou fazendo um remake em 1984 sob o título de O Enigma de Outro Mundo.

2. Planeta Proibido

Outro filme que Tommy e Lindsey assistem na maratona de terror é Planeta Proibido, de Fred Wilcox. Na trama, a tripulação de uma espaçonave aterrissa em um planeta distante e encontra dois sobreviventes de uma missão anterior, que descobriram um segredo e não pretendem compartilhá-lo

Créditos: 1956 TURNER ENTERTAINMENT CO., A TIME WARNER COMPANY

Dois anos mais tarde, Jamie Lee Curtis estrelou o slasher Baile de Formatura e tem o ator Leslie Nielson interpretando seu pai – ele é um dos atores em Planeta Proibido.

3. A Marca da Maldade

Segundo John Carpenter, a famosa sequência de abertura de Halloween foi parcialmente influenciada pelo filme A Marca da Maldade, um suspense dirigido por Orson Welles. O longa de 1958 também abre com uma tomada longa e sem cortes.

Créditos: © 1958 Universal Pictures

A Marca da Maldade foi estrelado por Janet Leigh, que esteve em uma famosa inspiração de Halloween.

LEIA TAMBÉM: 7 MOTIVOS QUE FAZEM DE HALLOWEEN UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DO TERROR

4. Psicose

É claro que o pai de todos os slashers estaria entre as referências de Halloween. O longa de Alfred Hitchcock não apenas conta com a mãe de Jamie Lee Curtis no elenco (Janet Leigh), como recebeu uma homenagem bem direta dos roteiristas.

Créditos: William Creamer – © MPTV – Image courtesy

O nome do psiquiatra de Myers, Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence) foi propositalmente definido em referência ao personagem de John Gavin em Psicose. Também não é coincidência o fato de sua assistente se chamar Marion, que era o nome da personagem de Leigh.

5. Os Olhos sem Rosto

O filme francês Olhos sem Rosto, de 1960, conta a trágica história de uma mulher cujo rosto foi gravemente desfigurado em um acidente de carro. Para esconder a face deformada, ela utiliza uma máscara rígida e sem quaisquer atributos, mas que lembra um rosto humano. 

Créditos: Rialto Pictures/Janus Films

John Carpenter já afirmou que eles provavelmente escolheram a máscara de Michael Myers por sua assustadora semelhança com um filme tão perturbador.

6. Blood and Lace

Embora nunca tenha sido oficialmente referenciado por Carpenter, é possível que o cineasta tenha sido inconscientemente influenciado pela abertura deste filme.

Créditos: © American International Pictures

Na sequência do longa de Philip S. Gilbert, tudo acontece do ponto de vista de um assassino que abre a gaveta da cozinha, encontra sua arma e sobe as escadas para matar sua vítima no quarto. Qualquer semelhança com o primeiro assassinato de Michael Myers seria muita coincidência.

7. Noite do Terror

O clássico de Bob Clark, assim como Halloween, ajudou a moldar e a popularizar os slashers para os anos 1980. Lançado quatro anos antes, Noite do Terror era muito admirado por John Carpenter, que chegou a falar com Clark a respeito.

Créditos: August Films

Além de usar uma data comemorativa como pano de fundo (Noite do Terror se passa no Natal), ambos os filmes contam com uma corajosa protagonista que é aterrorizada por um assassino em uma casa. Jess (Olivia Hussey), assim como Laurie, descobre os corpos dos amigos antes de se deparar com o predador. O final ambíguo também foi uma forte influência para o desfecho de Halloween.

LEIA TAMBÉM: O NASCIMENTO DE MICHAEL MYERS

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hellraiser: Renascido do inferno
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidades

Jane Toppan: Conheça o caso dessa lady killer

Conhecida como “a primeira serial killer dos Estados Unidos”, Jane Toppan se valia...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide