Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

7 Filmes que abordam a saúde mental

Obras necessárias para desconstruir estigmas

21/12/2022

Mesmo com os avanços da psiquiatria e da psicologia, a saúde mental ainda é cercada por estigmas. A falta de conhecimento e até mesmo desinteresse pelo assunto leva muitas pessoas a não conseguirem vislumbrar transtornos e distúrbios mentais da mesma maneira que algum sintoma físico, muitas vezes minimizando tais condições.

LEIA TAMBÉM: TODOS SOFREM DE NOMOFOBIA: MILLENIALS, GERAÇÃO Z E CRINGE

Só que a desinformação e o preconceito tornam o convívio em sociedade ainda mais difíceis para indivíduos que lidam com alguma questão relacionada à saúde mental. Aliás, o julgamento da sociedade, potencializado pelas redes sociais, já está aumentando a ocorrência de distúrbios, como ansiedade e fobia social, além de criar novas condições, como a nomofobia (medo de ficar sem aparelho celular) e a FOMO (medo de ficar por fora).

Essa é uma batalha que só pode ser enfrentada com informação. Porém, não basta apenas termos achados científicos cada vez mais elucidativos, esse material precisa chegar de maneira compreensível e ser aplicado a situações reais, com as quais as pessoas consigam se relacionar.

Nesse sentido, obras de ficção ou inspiradas em eventos reais desempenham um papel fundamental, tanto na literatura como no audiovisual. Filmes que abordam a saúde mental ajudam a expor o público a tais condições, além de apresentar mecanismos para identificar, compreender e até mesmo enfrentar ou ajudar alguém nessa situação, em alguns casos.

A Caveira separou uma breve seleção de filmes que abordam diferentes distúrbios e transtornos psicológicos de maneira consciente. Deixe essas produções entrarem na sua mente:

1. Garota, Interrompida

Baseado no livro de Susanna Kaysen, inspirado em sua história pessoal, o filme estrelado por Winona Ryder é ambientado em uma clínica psiquiátrica de mulheres e contado do ponto de vista da própria Susanna, internada após uma tentativa de suicídio. Ao investigarem os motivos que levaram a protagonista a tentar tirar a própria vida, os médicos a diagnosticam com transtorno de personalidade borderline. Lá, ela também convive com outras jovens com diferentes condições, como personalidade antissocial, depressão, entre outras.

Garota Interrompida
Columbia Pictures/Divulgação

2. Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador

Um jovem Leonardo Di Caprio pode até ter roubado a cena em Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador no papel de Arnie, um garoto cujo diagnóstico mais apropriado entraria no espectro autista. Porém, outros membros da família têm suas questões que deveriam ser tratadas. A Mamãe (Darlene Cates), por exemplo, reúne atributos de estresse pós-traumático, depressão severa e distúrbio alimentar. O próprio Gilbert Grape apresenta tendências depressivas.

Gilbert Grape
Paramount Pictures/Divulgação

3. Donnie Darko

Muito mais do que um adolescente, Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) pode atribuir suas alucinações a um quadro de esquizofrenia paranoica. Repleto de passagens enigmáticas e do sinistro coelhão Frank, a edição de Donnie Darko publicada pela DarkSide® aprofunda a narrativa do filme com materiais extras e uma entrevista com o cineasta Richard Kelly.

LEIA TAMBÉM: PERGUNTAS, RESPOSTAS E TEORIAS SOBRE DONNIE DARKO

donnie darko
Pandora Cinema/Divulgação

4. Pequena Miss Sunshine

O tio Frank (Steve Carell) é provavelmente um dos personagens mais queridos do público, principalmente daqueles que se sentem um peixe fora d’água dentro da própria família. O personagem apresenta muito mais aspectos da depressão do que a tentativa de suicídio, como o sentimento de isolamento da própria família. Além dele, Richard (Greg Kinnear), o pai, possivelmente poderia ser diagnosticado com personalidade narcisista.

pequena miss sunshine
Searchlight Pictures/Divulgação

5. Um Estranho no Ninho

Assim como Garota, Interrompida, Um Estranho no Ninho também se passa dentro de uma instituição psiquiátrica. O filme acompanha os eventos no local desde que um criminoso que alega insanidade é internado lá. Ao longo de toda a história, é de se questionar se McMurphy (Jack Nicholson) pode ser declarado são. Ele é diagnosticado com transtorno de personalidade antissocial (o que muitos chamam de psicopatia). Além dele, todos os seus colegas apresentam algum tipo de distúrbio, desde ansiedade aguda até esquizofrenia, depressão e estresse pós-traumático.

um estranho no ninho
Fantasy Films/Divulgação

6. O Lado Bom da Vida

Baseado no livro de Matthew Quick, o filme conta a história de Pat (Bradley Cooper), diagnosticado com transtorno bipolar, quando ele volta do hospital psiquiátrico para a casa dos pais. Incomodado com os efeitos da medicação, Pat acha que pode controlar o transtorno por conta própria. O longa apresenta bem os episódios de mania do personagem.

o lado bom da vida
The Weinstein Company/Divulgação

Um relato bem pessoal e técnico sobre a doença é feito pela psiquiatra e pesquisadora dra. Kay Redfield em TAB: Transtorno Afetivo Bipolar, da SOMOS Livros. A autora fala sobre como lidou com a descoberta do quadro de transtorno maníaco-depressivo em sua própria vida, mesclando conhecimento técnico com a sua narrativa pessoal sensível e vivaz.

7. Cisne Negro

O suspense claustrofóbico que rendeu o Oscar® a Natalie Portman é centrado na bailarina Nina e sua busca pela perfeição ao conseguir o papel principal para o clássico balé O Lago dos Cisnes. Ela mostra sinais de ansiedade associada a comportamentos obsessivos compulsivos. Além disso, a bailarina também apresenta comportamentos de automutilação, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, além de um surto psicótico.

Cisne negro
Searachlight Pictures

LEIA TAMBÉM: LIVROS DE SANGUE VOL. 2: FOBIAS BIZARRAS QUE ATORMENTAM A MENTE HUMANA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Último Adeus + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide