Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelListas

7 Motivos para ler A Menina do Outro Lado

Conheça todo o lirismo de Nagabe em uma jornada fascinante

06/11/2024

Uma fábula sobre a criação do afeto e do amor entre duas criaturas tão diferentes, mas com muito a compartilhar. Ao longo de onze volumes, Nagabe nos encantou e nos conduziu por um mundo desolado e ao mesmo tempo encantado na companhia de Shiva e Sensei, dois seres tão diferentes, mas com tanto a aprender um com o outro.

LEIA TAMBÉM: Nagabe virá ao Brasil em novembro

A Menina do Outro Lado é muito mais do que um mangá. É uma história universal e uma fábula Dark que abraça leitores e leitoras dos mais variados gostos: desde os fãs de contos de fadas, até os aficionados pela nona arte japonesa, sem deixar de lado aqueles que gostam mesmo de um bom suspense, daqueles repletos de surpresas.

Para aproveitar a vinda do mangaká ao Brasil no aniversário de 12 anos da DarkSide® Books, a Caveira reuniu alguns motivos para conferir de perto e se encantar com A Menina do Outro Lado.

1. Uma narrativa sensível e profunda com temas universais

Em um país dividido entre pessoas comuns e seres amaldiçoados, Shiva é uma menina que foi acolhida por uma estranha criatura meio animal e meio humana. Sensei, como é chamado, não pode ser tocado e vive fora da cidade. Afastado do convívio com os demais e ciente dos perigos e maldições que os rodeiam, Sensei alerta Shiva para que ela não saia sozinha. Porém, quando a menina decide reencontrar sua tia desaparecida, regras são quebradas — e a vida que eles conheciam é colocada em risco.

a menina do outro lado

O relacionamento entre os dois é emocionante, transmitindo amor e ternura em meio ao cenário sombrio. A forma como Nagabe aborda esses sentimentos complexos torna A Menina do Outro Lado uma narrativa envolvente e comovente. Além disso, a história explora temas de isolamento, medo, inocência e aceitação, criando reflexões sobre humanidade, empatia e a busca por conexão, mesmo em meio a barreiras aparentemente intransponíveis.

2. Arte encantadora e única

O traço de Nagabe é incrivelmente detalhado, com um estilo gótico e sombrio que se destaca em cada página. A arte visualmente bela combina perfeitamente com o clima melancólico da história.

A Menina do Outro Lado é ilustrada em preto e branco, com o uso de sombras intensas e espaços brancos para criar uma atmosfera de profundidade e isolamento. As sombras reforçam o mistério e a escuridão do mundo externo, enquanto as áreas claras trazem a inocência de Shiva e os momentos de ternura. Apesar do detalhamento, as ilustrações de Nagabe evitam excessos e permanecem contidas, transmitindo aos leitores uma experiência limpa e direta, na qual cada traço e sombra têm uma função clara para definir a atmosfera e as emoções.

a menina do outro lado

3. Atmosfera de conto de fadas gótico

O mundo no qual A Menina do Outro Lado é ambientado tem uma atmosfera sombria e mágica, lembrando fábulas e contos de fadas sombrios. Isso cria um contraste entre a inocência de Shiva e o perigo do mundo ao seu redor.

Estamos falando de um universo envolvente e misterioso, com uma história de fundo que aos poucos se revela. O contraste entre o “Dentro” e o “Fora” e a natureza da maldição são intrigantes e enriquecem a trama.

4. Inspirações de diferentes culturas

Embora Nagabe seja japonês, é possível observar influências de diferentes culturas, inclusive ocidentais, nos elementos de A Menina do Outro Lado. As criaturas do Outro Lado, por exemplo, apresentam algum tipo de inspiração nos seres da tradicional mitologia gaélica. Com a capacidade de roubar almas, elas são uma combinação dos Tuatha Dé Danann e dos Sluagh, criaturas lendárias que integram o pantheon do folclore irlandês e escocês.

a menina do outro lado

Mas as inspirações de Nagabe não param por aqui, contendo referências de outras partes do mundo na estética da história. A caveira de Sensei, por exemplo é formada com ossos e chifres de um markhor, uma cabra selvagem nativa de países como Índia e Paquistão.

Nagabe também já afirmou que considera A Menina do Outro Lado mais um livro ilustrado ou um poema do que um mangá, o que faz sentido quando pensamos nas influências estéticas ocidentais. Algumas influências citadas pelo autor são as histórias A Bela e a Fera e Alice no País das Maravilhas, principalmente no que diz respeito à falta de resplendor ou de extravagância dos seus cenários.

5. Mistério e ternura em reflexões que falam conosco

Ao longo das páginas de A Menina do Outro Lado é possível perceber que Nagabe sabe dosar bem o suspense e a doçura, mesclando momentos de tensão e perigo com cenas tocantes e de carinho. Essa dualidade permite que leitores das mais diferentes preferências se identifiquem e se sintam engajados pela narrativa.

a menina do outro lado

A história ainda aborda de forma sutil como o medo e o desconhecimento podem gerar preconceito e isolamento. É uma crítica ao modo como a sociedade exclui e teme o que não compreende — algo infelizmente ainda tão presente no mundo.

6. Foi adaptado para um anime encantador

Em 2019 A Menina do Outro Lado foi adaptado para um curta e exibido em festivais internacionais, como o Fantasia Festival, no Canadá, e em eventos no Japão e Escócia. Posteriormente, ficou disponível on-line em alguns festivais de cinema japonês, como o Japanese Film Festival Plus, em 2021. 

Com a recepção positiva do curta, o Wit Studio anunciou a produção de um longa-metragem animado, que foi lançado em março de 2022, acompanhado do volume bônus do mangá, também conhecido como Totsukuni no Shoujo.

a menina do outro lado

7. Já tem a coleção completa publicada no Brasil

A DarkSide® Books se orgulha de ter trazido para o Brasil a coleção completa de A Menina do Outro Lado, composta por onze volumes que compreendem a jornada completa que Shiva e Sensei percorreram. Na Loja Oficial DarkSide você pode comprar tanto os exemplares avulsos de cada volume ou a coleção completa, todos com brindes exclusivos.

LEIA TAMBÉM: Cultura celta e Europa medieval: As influências de A Menina do Outro Lado

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Menina do outro lado + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Menina do Outro Lado Vol. 11
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoE.L.A.S

Por que livros de mistério são tão satisfatórios

Por Tana French, autora de Árvore de Ossos Eu tinha apenas 6 anos quando me apaixonei...

Por DarkSide
CuriosidadesE.L.A.S

A inspiração de Megan Miranda para escrever Sobreviventes

Quando Megan Miranda estava passando suas férias em Porto Rico com a família, jamais...

Por DarkSide
Conto ExclusivoMúsica

A mixtape perfeita para ouvir lendo os Contos de Natal Dark

Então é Natal e ninguém mais aguenta essa música. Ainda bem que os autores dos...

Por DarkSide
Conto ExclusivoDarkside

Contos de Natal Dark: uma mixtape de aguçar os sentidos

Parte da magia desta época do ano está na nostalgia que ela carrega. Um turbilhão de...

Por DarkSide
FilmesSériesSociedade Secreta

Entrevista com o Vampiro: O livro, o filme, a série

Quando o assunto são vampiros, poucos nomes são tão emblemáticos quanto Anne Rice....

Por DarkSide