Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesMedo Clássico

8 Adaptações de Edgar Allan Poe por Roger Corman

Conheça os filmes do ciclo Corman-Poe

13/11/2023

Roger Corman é uma lenda do cinema de terror. Conhecido por suas produções de baixo orçamento e criatividade sem limites, o cineasta foi o responsável por incentivar as carreiras de nomes conhecidos, como Jack Nicholson, Joe Dante, James Cameron e Francis Ford Coppola. Além de ter assinado a direção de clássicos, Corman também foi o responsável pela produção de filmes icônicos, como Piranha (1978) e Slumber Party: O Massacre (1982).

LEIA TAMBÉM: A QUEDA DA CASA DE USHER: A RELAÇÃO DA SÉRIE DA NETFLIX COM A OBRA DE EDGAR ALLAN POE

O fato é que poderíamos ficar muito tempo celebrando Roger Corman e sua genialidade. Principalmente quando lembramos que o diretor também fez uma parceria de sucesso com outra lenda do terror. Ninguém mais, ninguém menos do que Edgar Allan Poe

Provavelmente nenhum outro cineasta dialogou tão bem com Poe e adentrou tanto em suas obras quanto Corman. Essa parceria rendeu o chamado “ciclo Corman-Poe”, quando na década de 1960 o cineasta trouxe para as telonas oito obras do famoso escritor junto da American International Pictures (AIP). Entusiasta de adaptações literárias, Corman aproveitou que muitas histórias de Poe estavam em domínio público para unir o útil com o agradável, dando cor e movimento a essas narrativas clássicas. É por isso que hoje a Caveira separou os oito filmes do ciclo Corman-Poe para você que está ávido por mais Edgar Allan Poe na sua vida. 

1. O Solar Maldito (1960)

Lançado em 1960, O Solar Maldito foi o primeiro filme do ciclo a chegar nos cinemas. Apesar do título em português despistar suas origens, o longa é uma adaptação de “A Queda da Casa de Usher”, conto publicado por Poe em 1839. Enquanto Corman dirigiu, o escritor Richard Matheson, que posteriormente escreveu Hell House: A Casa do Inferno, ficou responsável pela adaptação do roteiro. Essa seria a primeira de cinco colaborações entre Matheson e o ciclo Corman-Poe.

solar maldito

O Solar Maldito é protagonizado por Vincent Price, que dá vida à Roderick Usher, o atormentando homem que prefere ver sua irmã ser enterrada viva do que casada. O longa foi o primeiro de Corman a ser filmado em cores, sendo um enorme sucesso de críticas e bilheteria. Inclusive, quando perguntado sobre onde estava o monstro do filme, Corman brilhantemente respondeu: “A casa é o monstro. Ela vive. Ela respira”

2. O Poço e o Pêndulo (1961)

No ano seguinte, Corman adaptou outro conto clássico: “O Poço e o Pêndulo”, publicado originalmente em 1842. Com o roteiro adaptado novamente por Matheson, o filme foi estrelado por Vincent Price, ao lado de outra gigante do terror: Barbara Steele

o poço e o pêndulo

Ambientado no século XVI, acompanhamos a viagem de um jovem à Espanha para investigar as estranhas circunstâncias da morte da irmã, que se casou com um sádico homem descendente de um inquisidor espanhol. Com um castelo decadente cheio de instrumentos de tortura e aparições fantasmagóricas, O Poço e o Pêndulo traz toda a ambientação macabra e mórbida de Poe para o cinema.

3. Obsessão Macabra (1962) 

Lançado em 1962, Obsessão Macabra é o único filme do ciclo não protagonizado por Vincent Price. O longa, adaptado do conto “O Enterro Prematuro”, traz Ray Milland e Hazel Court em uma das histórias mais claustrofóbicas de Edgar Allan Poe. 

obsessão macabra

Em Obsessão Macabra, seguimos Guy Carrell, um nobre cujo maior medo é ser enterrado prematuramente. O único problema é que — como em várias outras histórias de Poe — Carrell sofre de catalepsia, a qual causa uma paralisia momentânea que pode ser confundida com morte. Nem precisamos contar mais nada, não é mesmo? 

LEIA TAMBÉM: 10 HISTÓRIAS ESSENCIAIS PARA CONHECER A OBRA DE EDGAR ALLAN POE

4. Muralhas do Pavor (1962)

No mesmo ano de Obsessão Macabra, Corman trouxe um formato diferente de adaptação. Uma antologia dividida em três partes que condensa quatro histórias de Poe: “Morella”, “O Gato Preto”, “O Barril de Amontillado” e “A Verdade Sobre o Caso do Sr. Valdemar”

muralhas do pavor

O filme, intitulado de Muralhas do Pavor, marca o retorno de Vincent, acompanhado por grandes nomes, como Debra Paget, Basil Rathbone e Peter Lorre (famoso pelo clássico M – O Vampiro de Düsseldorf). Cada sequência é narrada em voice-over pelo próprio Price, sendo que o roteiro foi assinado novamente por Richard Matheson. 

5. O Corvo (1963)

O quinto filme Corman-Poe é uma comédia de horror gótica baseada no icônico poema de 1845, “O Corvo”. Estrelado por Price, ao lado de Peter Lorre e Boris Karloff, o longa narra a história de um feiticeiro enlutado que é visitado por um corvo. No entanto, logo é revelado que o animal é, na verdade, um mago que precisa de ajuda para se vingar de um cruel inimigo. 

o corvo

O Corvo traz uma abordagem bastante diferente daquela dos filmes que o precederam, trazendo mais humor e autorreferências, uma tentativa de Corman de mudar a fórmula e manter as audiências interessadas. Adaptado por Matheson, o filme também traz um jovem Jack Nicholson, com quem Corman já havia trabalho em A Loja dos Horrores, em um papel coadjuvante. 

6. O Castelo Assombrado (1963)

É aqui que as coisas ficam um pouco confusas. Lançado no mesmo ano em que O Corvo, O Castelo Assombrado tem o roteiro adaptado pelo escritor Charles Beaumont. Só que a adaptação é de um texto assinado por H.P. Lovecraft. Com certeza você deve estar se perguntando: mas os filmes não são Corman-Poe? Calma que a gente te explica. 

o castelo assombrado

O Castelo Assombrado é realmente adaptado a partir do livro O Caso de Charles Dexter Ward, publicado após a morte de Lovecraft. No entanto, o filme de Corman também incorpora uma parte e retira seu título do poema de Poe, “O Palácio Assombrado”, publicado em 1839. Posteriormente, esse mesmo poema apareceu em “A Queda da Casa de Usher” como uma canção escrita por Roderick. Uma das razões para essa confusão é que Corman desejava se afastar um pouco de Poe e a AIP mudou o título do longa para comercializá-lo como mais uma produção do ciclo. Com Vincent Price, Debra Paget e Lon Chaney Jr, o filme conta a história de um jovem que se depara com um horror inimaginável ao visitar o vilarejo que abriga a casa que herdou de seu falecido antepassado.

7. A Orgia da Morte (1964)

Inspirado no clássico conto “A Máscara da Morte Vermelha”, A Orgia da Morte é o penúltimo filme da temática Edgar Allan Poe. Lançado em 1964, a produção acompanha a história do cruel príncipe Próspero. Enquanto seu povo é vitimado por uma peste mortal, chamada de Morte Vermelha, o governante organiza em seu palácio festas deslumbrantes e lascivas para a nobreza. 

orgia da morte

Com roteiro adaptado por Charles Beaumont e R. Wright Campbell, A Orgia da Morte é um dos filmes mais sinistros e belos de Roger Corman, que mostra cores e uma direção de arte deslumbrante. Também é uma das melhores atuações de Price, que está sensacional como o sádico Próspero. 

8. O Túmulo Sinistro (1964)

Marcando o fim do ciclo Corman-Poe, o último filme foi lançado em 1964, no mesmo ano em que A Orgia da Morte, de forma que as duas produções fecham com chave de ouro essa grande empreitada. 

o túmulo sinistro

Adaptando o conto “Ligeia”, o filme é protagonizado por Vincent Price e Elizabeth Shepherd em uma história sobre um homem que não supera a morte da esposa. Mesmo se apaixonando e casando novamente, ele continua atormentado e começa a desconfiar que seu gato preto está sendo habitado pelo espírito da falecida. Com um ambiente mórbido repleto de suspense, O Túmulo Sinistro mostra toda a habilidade de Corman como diretor, que entrega um filme memorável. 

As inúmeras vidas de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é daqueles escritores que vivem para sempre graças a suas obras. Discorrendo sobre a vida e a morte, as narrativas de Poe continuam ganhando novas edições, traduções, releituras e, é claro, adaptações para o cinema e para a televisão. 

A Queda da Casa Morta de T. Kingfisher, por exemplo, é uma atmosférica releitura de “A Queda da Casa de Usher”, entregando uma trama misteriosa inspirada no conto de Poe e no romance Gótico Mexicano. Enquanto isso, a minissérie A Queda da Casa de Usher de Mike Flanagan é uma homenagem, atrelada a uma moderna versão de diversas obras do autor americano. 

a queda da casa morta

No quesito adaptações propriamente ditas, Poe chegou várias vezes ao cinema. Os lendários cineastas George Romero e Dario Argento dirigiram Dois Olhos Satânicos, filme de 1990 que adapta dois contos: do escritor “O Gato Preto” e “A Verdade Sobre o Caso do Sr. Valdemar”. Antes disso, em 1981, o diretor italiano Lucio Fulci já havia inspirado seu filme Gato Negro no conto de 1843. Mais recentemente, em 2012, o filme O Corvo trouxe John Cusack como o próprio Edgar Allan Poe, em um roteiro que dramatiza seus últimos dias vivo e o mostra ajudando a polícia a procurar por um assassino em série que se inspira em suas histórias para cometer seus assassinatos. 

Seja por meio de homenagens, adaptações ou inspirações, todos esses títulos nos mostram que Poe continua nos fascinando. Não importa o quanto o tempo passe. De certa forma, é como se o icônico escritor tivesse enfim superado sua eterna musa – a morte – ocupando seu posto como um dos mais influentes autores de todos os tempos. É como se ele nunca tivesse partido desse mundo e permanecesse até hoje caminhando entre nós. 

LEIA TAMBÉM: WANDINHA + 5 SÉRIES COM REFERÊNCIAS A EDGAR ALLAN POE

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 1
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 2
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Queda da Casa Morta + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Tetsuo: Em breve seu cérebro também será de metal

Hoje em dia não é segredo que o Japão é um grande celeiro para o horror, e que em...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

Você conhece a história do tarot?

Aconselhamento, meditação, divinação e desenvolvimento espiritual. Há séculos o...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Imaculada

O ano ainda não chegou na sua metade, mas uma coisa é certa: as freiras...

Por DarkSide
FilmesGamesNovidades

Return to Silent Hill terá a volta de Pyramid Head

Franquia boa é franquia expandida, e Silent Hill vai ganhar (outros) novos contornos...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Artistas publicados pela DarkSide® estão na FIQ BH 2024

A capital de Minas Gerais está ganhando mais cor e arte. De 22 a 26 de maio é...

Por DarkSide