Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

8 Filmes noir para assistir no streaming

Entre no clima de Damas Noir com essas produções

Marcado pelo suspense e o tom sombrio, o noir se tornou bem popular nas décadas de 1940 e 1950 no cinema, com seus personagens introspectivos, femme fatales e o pessimismo do pós-guerra. Mas ele também evoluiu, passando pelos filmes de gângsters mais contemporâneos e finalmente dando protagonismo às mulheres.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: DAMAS NOIR, DE JOYCE CAROL OATES (ORG.)

Diante da provocação do que seria um noir feminino, a escritora Joyce Carol Oates reuniu 15 vozes poderosas de mulheres que dão uma nova cara ao gênero em Damas Noir. Em suas histórias, elas questionam a tradicional posição das mulheres no papel de vítima dessas narrativas, colocando-as no centro da trama com todos os seus vícios e virtudes.

Para entrar nesse clima inóspito porém eletrizante de Damas Noir, a Caveira separou alguns dos filmes mais icônicos do gênero. E o melhor: todos estão disponíveis para assistir no streaming.

1. Relíquia Macabra (HBO Max)

Promotional portrait of American actor Humphrey Bogart (1899 – 1957) holding ‘The Maltese Falcon’ while smoking a cigarette, in the film directed by John Huston, 1941. (Photo by Warner Brothers/Courtesy of Getty Images)

Considerado um dos primeiros e mais influentes filmes noir, Relíquia Macabra também definiu a carreira do astro Humphrey Bogart, que interpreta o detetive Sam Spade nesse clássico de John Huston. O filme é permeado pelo cinismo e pela raiva alimentada pelo luto do protagonista, que perdeu recentemente o parceiro de trabalho. Uma trama que prova que não há espaço para finais felizes no noir.

2. Garota Exemplar (Netflix)

Créditos: © 2014 Twentieth Century Fox and Regency Enterprises

Gillian Flynn mostra que há muito espaço para o noir feminino. A autora e roteirista de Garota Exemplar entrega um suspense enervante e repleto de reviravoltas que abrigam as mais perturbadoras camadas de seus personagens, principalmente da protagonista Amy Dunne. Uma história provocativa que abriu caminhos para toda uma geração de histórias noir contemporâneas.

3. Crepúsculo dos Deuses (Globoplay)

Créditos: © 1950 – Paramount Pictures

O cineasta Billy Wilder é considerado um dos pioneiros do noir e toda a sua maestria pode ser observada em Crepúsculo dos Deuses. O tema “cuidado com o que você deseja” se faz presente nessa trama que mostra o lado sombrio de Hollywood. Com a narração póstuma de um personagem que já morreu, ele conta os eventos que culminaram com o seu fim e na complicada relação que ele tinha com a ex-estrela Norma Desmond. Até hoje a mensagem do longa se mantém pertinente, tornando esta uma obra atemporal.

4. Chinatown (Amazon Prime Video)

Créditos: Paramount Pictures

O filme estrelado por Jack Nicholson e Faye Dunaway deu uma nova cara ao noir nos anos 1970, mas ainda honrando os elementos que tornam o estilo tão peculiar. Considerado um dos principais títulos do subgênero, Chinatown parte de um simples caso de adultério que se desdobra em uma conspiração muito mais ampla e corrupta

5. Pacto Sinistro (HBO Max)

Créditos: Warner Bros.

Essa adaptação do romance de Patricia Highsmith chegou às telonas com a ajuda de ninguém menos que Raymond Chandler no roteiro e Alfred Hitchcock na direção. Na trama, Bruno propõe um acordo a um tenista que conheceu num trem: ele mataria a esposa do atleta, deixando-o livre para se casar com uma nova pretendente, e em retorno o tenista mataria seu pai. A cena final no carrossel se tornou uma das mais eletrizantes e memoráveis do cinema.

6. O Beco do Pesadelo (Star+)

Créditos: © Searchlight Pictures / Kerry Hayes

Um exemplo bem recente de noir de qualidade é O Beco do Pesadelo, de Guillermo del Toro, uma adaptação do romance de William Lindsay Gresham. Stan é um homem que queima a própria casa e se reinventa indo trabalhar em um circo, onde aprende a se apresentar como vidente. Quando ele se junta a uma psiquiatra mais perigosa do que ele, seus crimes se tornam ainda mais graves, principalmente para ele.

7. Gilda (Apple TV)

Créditos: Columbia Pictures Industries

Rita Hayworth se tornou a femme fatale essencial com seu papel em Gilda. Na trama, um apostador chamado Johnny Farrell chega à Argentina e é salvo de um atirador pelo sinistro Ballin Mundson, que mais tarde o transforma em seu braço direito. Porém, logo Johnny descobre que a esposa do chefe e amigo é Gilda, uma mulher com quem ele tem um passado complicado.

8. Los Angeles: Cidade Proibida (Amazon Prime Video)

Créditos: Warner Bros.

Ambientado na década de 1950, o filme explora o submundo de Los Angeles através do trabalho de três policiais, cada um com seus métodos para combater o crime e se destacar no trabalho. A adaptação do romance noir de James Ellroy envolve uma grande conspiração, com direito a assassinatos, uma agência de prostituição que faz suas funcionárias se transformarem fisicamente em estrelas de cinema e o espetáculo da mídia em cima do mundo do crime.

LEIA TAMBÉM: DE FEMME FATALE A ANTI-HEROÍNAS: MULHERES NA LITERATURA NOIR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Ledilson Lopes Santos Junior

    23 de maio de 2022 às 16:25

    Gostei muito da lista, assisti mais da metade. As vezes, acho a Dália Negra adaptada por Brian de Palma, do Elroy, até mais assutador do que Los Angeles , cidade proibida. Vocês estão de parabéns. Nada melhor do que o sombrio para começar uma semana gelada!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Damas Noir + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ossos do Ofício + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelListas

Vampiros made in Brazil: Conheça 7 personagens

Quando se fala em vampiros, geralmente lembramos da Romênia e seu Conde Drácula ou...

Por DarkSide
Graphic NovelListas

10 Histórias em quadrinhos que vão te surpreender

Quadrinhos podem até ter sido uma das primeiras maneiras de prender a leitura das...

Por DarkSide
ListasLivrosMacabra

10 Livros macabros que você precisa conhecer

Até os DarkSiders mais trevosos já devem ter passado por isso: a sua leitura está...

Por DarkSide