Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubListasLOOP DRKx

Nostalgia Nerd: 8 Filmes de décadas passadas que marcaram a cultura geek

Produções que se tornaram cult podem ser encontradas no acervo da Caveira

25/05/2021

Os anos 1970, 1980 e 1990 fervillharam de filmes que alimentaram uma geração de pessoas vidradas em cultura pop. A corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética criou um ambiente fértil para produções de ficção-científica, turbinadas por um pouco de paranoia e a busca por pistas e significados que nem sempre eram tão evidentes nestas histórias. Um prato cheio para o surgimento dos primeiros nerds.

LEIA TAMBÉM: DIA DO ORGULHO NERD? NÃO, HOJE É O DIA DA TOALHA

O que aconteceu a partir daí foi o surgimento de um incontável número de histórias envolvendo seres alienígenas, dimensões alternativas, viagens no tempo e tudo o que a imaginação de escritores e roteiristas permitisse. Muitas vezes a paixão por tais filmes e séries era o que unia amigos em busca de um pouco aventura dentro de suas vidas, com direito a enfrentar monstros e caçar tesouros – atividades que estreitavam ainda mais estes laços.

Muitos destes filmes se tornaram clássicos da Sessão da Tarde e são lembrados com muito carinho por quem era criança ou adolescente nestas décadas. Estas histórias foram companheiras da galera do clube de matemática, de ciências, do jornal do colégio e da turminha que jogava RPG e jogos de tabuleiro

Confira a seguir uma seleção da Caveira para celebrar a cultura nerd com um pouco de nostalgia. E tem mais: todos os filmes possuem livros pela DarkSide® Books.

1. Os Goonies (1985)

Uma verdadeira celebração da amizade, Os Goonies mostra um grupo de amigos meio deslocados que embarcam em uma aventura na busca por um tesouro misterioso. A trama traz aquela lembrança de tempos mais simples, quando as pessoas começam a descobrir valores como parceria e lealdade.

Créditos: © 1985 – Warner Bros. All rights reserved.

O grupo de amigos continua tão querido pelo público, que uma série inspirada no longa de Richard Donner está em desenvolvimento, com a bênção do seu criador: ninguém menos do que Steven Spielberg. O livro adaptado do filme também está de volta ao acervo da Caveira no LOOP GEEK.

LEIA TAMBÉM: O QUE SABEMOS SOBRE A SÉRIE INSPIRADA EM OS GOONIES

2. Tubarão (1975)

Numa primeira vista, Tubarão parece ser apenas mais uma produção de monstro. Porém, o longa foi o primeiro grande sucesso do diretor Steven Spielberg, atraindo mais de 67 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos. O filme é considerado o primeiro blockbuster de verão e abriu as portas para Spielberg, que viria a se envolver em diversas outras produções do mundo nerd, como E.T.: O Extraterrestre, Os Caçadores da Arca Perdida e Jurassic Park.

Créditos: Bud Gray – © MPTV

O romance de Peter Brenchley sobre o monstruoso tubarão que mata pessoas na praia de Amity entrou no LOOP GEEK e está de volta para que os darksiders mais corajosos se aventurem por estas águas.

3. Star Wars (1977)

As gerações mais novas nem se imaginam vivendo em um mundo sem a Ordem Jedi, siths, Luke, Leia, Han Solo, Yoda ou Darth Vader, mas é possível imaginar o fascínio que o mundo intergaláctico de George Lucas provocou nas audiências em 1977. Star Wars acabou não se tornando apenas uma trilogia de filmes, mas todo um nicho da cultura pop que expandiu seu universo para merchandising e um dos fandoms mais bem-estabelecidos do cinema.

Créditos: Sunset Boulevard

Até hoje a franquia movimenta bilhões com filmes, séries e produtos licenciados. A trama original dos três primeiros filmes pode ser conferida nas páginas da edição de Star Wars: Dark Edition, uma publicação obrigatória para os fãs da saga.

4. De Volta para o Futuro (1985)

Este queridinho da Sessão da Tarde fez muita gente querer embarcar em um DeLorean para outros tempos e passear por aí em um hoverboard. De Volta para o Futuro brinca com as noções de viagem no tempo e ensinou toda uma geração sobre os riscos de se interferir na linha temporal.

Créditos: © 1985 Universal

Fãs de todas as idades que quiserem conhecer melhor os bastidores de uma das trilogias mais admiradas do cinema contam com a edição De Volta para o Futuro: We don’t need roads, com direito a detalhes revelados pelo diretor Robert Zemeckis, pelo produtor e corroteirista Bob Gale e por Christopher Lloyd, o icônico Dr. Brown.

5. Labirinto (1986)

Cuidado com o que você deseja. Esta é a lição que Sarah aprende em Labirinto, quando o Rei dos Duendes desaparece com seu irmãozinho e ela precisa correr contra o tempo para decifrar um mágico labirinto e resgatar o bebê. O filme é um clássico da Sessão da Tarde que conta com as mentes criativas de Jim Henson, Terry Jones e George Lucas.

Créditos: © 1986 Columbia/Tri-Star

A magia se completa com as atuações de Jennifer Connelly ainda adolescente e o astro David Bowie. A versão romanceada deste cult dos anos 1980 foi publicada no Brasil pela Caveira e é capaz de surpreender até aqueles que assistiram ao longa infindáveis vezes.

6. O Homem que caiu na Terra (1976)

Este clássico literário de ficção científica também se tornou cult, além de ter marcado a estreia de David Bowie no cinema. Na trama, um alienígena humanoide vem à Terra em busca de salvação para os habitantes de seu planeta, que não possui mais água. Para isso, ele precisa construir uma nave capaz de trazer 300 de sua espécie.

Créditos:© Rialto Pictures/StudioCanal

Apesar de ser uma obra de ficção, O Homem que caiu na Terra é perturbadoramente realista, com um alienígena que, ao se adaptar, vai sucumbindo aos poucos os vícios dos terráqueos. O livro de Walter Tevis também já foi publicado pela DarkSide®.

7. O Exterminador do Futuro (1984)

T-8000 avisou que voltaria, mas a verdade é que ele nunca se foi de verdade. O Exterminador do Futuro é um filme que foi além das produções de ação dos anos 1980, misturando-se com ficção científica e noções de paradoxos temporais, ganhando os corações nerds de diversas gerações.

Créditos: © 1984 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc

O filme alavancou as carreiras do diretor James Cameron e dos atores Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton. O livro publicado pela Caveira é uma versão romanceada do filme e é assinado pelo próprio Cameron, em parceria com o roteirista Bill Wisher e com o escritor Randall Frakes.

8. Invasores de Corpos (1978)

Apesar de ter sido adaptado várias vezes para o cinema, Invasores de Corpos se eternizou na versão dirigida por Philip Kaufman, estrelada por Donald Sutherland, Brooke Adams e Jeff Goldblum. Este perturbador suspense alienígena explora a paranoia de pessoas que têm medo de perder a sua individualidade e ser controladas por uma entidade maligna.

Créditos: Sunset Boulevard

Lançado originalmente em 1955, este clássico de Jack Finney foi publicado pelo selo Macabra da DarkSide®. Ideal para os fãs do gênero que curtem uma boa invasão alienígena.

Bônus: Stranger Things

O que uma série de 2016 estaria fazendo em uma lista de filmes com 30 anos ou mais? Stranger Things entra com uma menção honrosa justamente por celebrar toda esta nostalgia, amizade e os primórdios da cultura nerd. Dustin, Will, Lucas, Mike, Eleven e Max resgatam a cultura pop, a moda, os jogos de RPG  dos anos 1980 e aquela gostosa nostalgia que dá a ideia de que os tempos eram mais simples naquela época – isso, claro, quando nenhum monstro do mundo invertido aparecia para estragar a festa.

Créditos: Netflix

Todas estas lembranças e referências resultaram no livro Stranger Fans, que vai ainda mais fundo na celebração dos anos 1980, dos fliperamas, do contexto da época e deste universo fantástico criado pelos Irmãos Duffer.

LEIA TAMBÉM: 5 TESOUROS GEEK QUE TODO LEITOR PRECISA CONHECER

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Star Wars: Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide