Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarkSide BooksFilmes

Conheça Lorraine Warren, a mulher que inspirou o universo de Invocação do Mal

Ao lado de seu marido Ed, a sensitiva e investigadora paranormal descobriu casos como a famosa boneca Annabelle

Lorraine Rita Warren se tornou uma das mais famosas investigadoras paranormais deste plano físico. Ao lado de seu marido Ed Warren, ela desvendou inúmeros casos de poltergeists, possessões demoníacas e casas mal-assombradas que resultaram em relatórios únicos sobre o que pode haver, de fato, do Outro Lado.

Ed e Lorraine Warren afirmavam ter investigado cerca de 10 mil casos paranormais — sendo que a mediunidade de Lorraine foi fundamental para desvendar boa parte das histórias sobrenaturais. Junto com o marido, Lorraine fundou a New England Society for Psychic Research (N.E.S.P.R.), visto como o mais antigo grupo de estudo e atuação em casos paranormais da Inglaterra.

Um dos primeiros casos do casal surgiu em 1968 e — depois de ir para o cinema — se tornou conhecido de todos os amantes de um bom caso sobrenatural. A temida boneca Annabelle foi descoberta pelos Warren.

Na ocasião, o casal alegou que eles estavam sendo “manipulados por uma presença desumana”. Atualmente, Annabelle fica em exposição no museu do casal, em Connecticut, nos Estados Unidos. Fundado em 1952, o Warrens Occult Museum reúne e expõe centenas de objetos macabros usados pelo casal em rituais nos mais diversos casos que assumiram ao longo da carreira.

Pela DarkSide Books, os casos de Ed e Lorraine Warren ganharam três edições. Ed e Lorraine Warren: Demonologias é considerada a biografia definitiva do casal, Ed e Lorraine Warren: Lugar Sombrio, um relato meticuloso sobre o exorcismo de Connecticut e Ed e Lorraine Warren: Vidas Eternas, que traz os detalhes do caso de assombração da família Smurl.

Responsável por manter o legado dos Warren desde a morte de Ed em 2006, Lorraine faleceu aos 92 anos na noite de 18 de abril de 2019, em Connecticut, onde morava. A notícia foi dada por seu neto Chris McKinnell da seguinte forma:

“Ontem à noite minha avó, Lorraine Warren, silenciosamente e pacificamente nos deixou para se juntar ao seu amado Ed. Ela estava feliz e sorriu até o final. Ela era meu anjo e minha heroína, e fará muita falta. Por favor, junte-se a nós para celebrar sua vida e honrar sua bela alma. Lembre-se de valorizar aqueles que você ama enquanto puder. Obrigado e que Deus abençoe a todos vocês.”

Entre os mais famosos casos sobrenaturais do casal está Amityville — quando o casal George e Kathy Lutz, de Nova York, afirmou que sua casa era assombrada por uma estranha presença demoníaca tão violenta que chegou até a expulsá-los do lar. Há quem duvide dos relatos e documentos feitos na época e afirme que a assombração não passou de uma farsa, mas a história ainda assim continua assustadora. Retratado no livro de mesmo nome, lançado originalmente em 1977 , o caso de Amityville também foi adaptado para os cinemas e relançado no Brasil pela DarkSide.

Lorraine Warren e seu marido Ed ainda figuram em outro título da Caveira. 1977 – Enfield, mostra a história da Sra. Harper e seus filhos que moravam na Green Street 284, no subúrbio de Londres. Neste endereço, aconteceram inúmeros acontecimentos que a ciência não consegue explicar, como objetos que se moviam sozinhos, barulhos inexplicáveis, levitações e vozes atribuídas a espíritos. O caso atraiu a atenção da mídia e de diversos pesquisadores, entre eles o casal de demonologistas que nós tanto conhecemos.

Em 2013, o filme Invocação do Mal (The Conjuring), dirigido por James Wan, contou a história do casal. O longa foi estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga, que afirmou que toda a sua pesquisa para compor a personagem foi baseada no livro Ed e Lorraine Warren: Demonologistas.

Entenda o universo compartilhado de James Wan nos cinemas

O diretor James Wan é um declarado fã dos Warren e, além de Invocação do Mal (The Conjuring), ele também é o responsável pela criação do universo compartilhado inspirado em histórias vividas pelo casal. Além de ser uma das franquias mais assustadoras das telonas, o universo também se tornou um dos mais lucrativos do cinema.

Lançado em setembro de 2018, o filme A Freira (The Nun), dirigido por Corin Hardy, teve a maior bilheteria de toda a franquia — a arrecadação global passou de 130 milhões de dólares.

Mas para entender esse universo criado por James Wan é necessário começar por Invocação do Mal (The Conjuring), — ainda que os filmes possam ser assistidos de forma independente. Invocação do Mal 2 conta a história da família Peron, que vem sendo atormentada por um demônio. Nesse mesmo filme, os Warren mencionam que estão em um novo caso — que resulta no filme Horror em Amityville (a primeira versão foi lançada em 1979).

Ainda em Invocação do Mal 2, os Warren aparecem palestrando sobre Maurice Theriault, de A Freira, que foi possuído pelo espírito Valak. Annabelle e Annabelle: A Criação contam a história da boneca do mal desde sua origem — quando um fabricante de brinquedos perde a filha e tenta recuperá-la colocando seu espírito na boneca até as cenas finais da trama, que já deixam claro que a franquia contará com mais um filme. O longa Invocação do Mal 2 ainda apresenta a entidade Homem Torto, que também terá filme em breve, segundo especulações.

Outros lançamentos do universo compartilhado

Os Warren voltaram para as telas do cinema em Annabelle 3 em junho de 2019 e os veremos novamente em Invocação do Mal 3, que tem previsão de lançamento para setembro de 2020.

Em Annabelle 3, a filha dos Warren encontra a boneca sinistra e o filme passará na própria casa dos Warren, depois da franquia visitar a Romênia, com A Freira. A atriz Sterling Jerins que já interpretou a personagem Judy Warren nos dois primeiros filmes da franquia, deve seguir no papel.

Os Warren possuem casos para mais de uma centena de filmes sobre histórias paranormais e a curiosidade dos amantes do sobrenatural parece não ter fim, portanto nos resta esperar o lançamento de Invocação do Mal 3 para, finalmente, voltarmos a encontrar Ed e Lorraine nas telas.

5 Comentários

  • Helaina

    19 de abril de 2019 às 13:39

    Apesar de ser uma tristeza para nós, não consigo deixar de acreditar que agora Lorraine e Ed. estão juntos e felizes!

  • kênia Cândido

    19 de abril de 2019 às 16:18

    Que notícia triste!

  • Regiane

    31 de janeiro de 2020 às 19:43

    Uma terrível perda para a família e um enorme legado deixado por uma pessoa que só visou o bem alheio!
    Descanse em paz Lorrayne Warren.

  • Jéssica

    14 de agosto de 2020 às 13:43

    Muito triste saber que o maior demonologo e a melhor sensitiva se foram 🥺 olhos casos desvendados por eles são arrepiantes. Virei fã desse casal e adoro os filmes

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EntrevistaPrêmio Machado

Bruno Ribeiro: “Porco de Raça é um Esaú e Jacó da deep web”

O sentimento de ser o deslocado do grupo de colegas do colégio foi o gatilho que levou...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Steampunk: Conheça o gênero de Parthenon Místico

Em Parthenon Místico, o autor Enéias Tavares apresenta ao leitor um Brasil bem...

Por DarkSide
DocumentáriosFilmesListasSéries

12 Produções atuais para entender racismo estrutural

O racismo estrutural significa a formalização de um conjunto de práticas...

Por DarkSide
CuriosidadesFábulas Dark

Amigos de Dorothy: Como O Mágico de Oz está relacionado ao público LGBTQ+

No início da década de 1980, o Serviço de Investigação Naval estava apurando casos...

Por DarkSide
Prêmio Machado

Primeira edição do Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

Palavras vivas nascem de outras. Enroscam-se. Desatam-se. Confundem-se. Perdem-se. E...

Por DarkSide