“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.” — Friedrich Nietzsche
Como surgiu o método de investigação de serial killers que é usado hoje? Quem foram os responsáveis por desenvolver as ferramentas que permitem aos investigadores aprenderem e lidarem cada vez melhor com a prevenção ao crime e a resolução de assassinatos brutais?
Uma dessas pessoas é Robert K. Ressler. Com Tom Shachtman, ele narra, em Mindhunter Profile: Serial Killers, seu período no FBI e revela o desenvolvimento do método de traçar perfis psicológicos dos assassinos seriais. Kessler é a principal inspiração do personagem Bill Tench, da série de televisão Mindhunter, e seu parceiro, John E. Douglas, foi a base para Holden Ford.
Mindhunter Profile: Serial Killers leva o leitor para dentro do escritório do FBI e das salas de entrevistas com assassinos violentos e mostra passo a passo a forma como Ressler propôs seu modelo de análise e sua catalogação desse tipo de criminoso, o que fundamentou o trabalho de investigação dos agentes que é feito até os dias de hoje.
O texto dinâmico e informativo de Ressler e Shachtman apresenta ao leitor a compreensão dos protocolos do FBI, da polícia e da ciência comportamental, além de mostrar a introdução de técnicas inovadoras que surgem para gerar mais pistas para as investigações.
Como a citação de Nietzsche que Ressler usa de epígrafe, em Mindhunter Profile o leitor também é convidado a olhar para esse abismo, encontrar formas de enfrentar esses monstros e entender como não se tornar um deles.
Robert Kenneth Ressler foi um agente do FBI e escritor de true crime. Seu trabalho foi determinante para a criação de perfis psicológicos de assassinos violentos na década de 1970, além de ser considerado o criador do termo “serial killer”. Foi também consultor de Thomas Harris durante a redação de O Silêncio dos Inocentes. O personagem Bill Tench, interpretado na série de TV Mindhunter por Holt McCallany, é baseado nele, assim como o detetive Ressler do romance 2666 de Roberto Bolaño. Ressler morreu em 2013 em decorrência do Mal de Parkinson.
Tom Shachtman é cineasta e prolífico autor de mais de trinta livros, entre infantis e de não ficção, sobre os mais diversos temas. Além de Mindhunter Profile: Serial Killers, coescreveu outras duas obras com Robert K. Ressler. Vive em Connecticut. Saiba mais em tomshachtman.com.
“A coisa como ela é… hipnotizador.”
— ANN RULE, AUTORA DE TED BUNDY: UM ESTRANHO AO MEU LADO —
“Mindhunter Profile já tem mais de 20 anos… mas não fica datado… uma leitura intensa e veloz, detalhista sem ser pedante, com inteligência na voz, que não é vaidosa nem condescendente.uma leitura nota 10.”
— SARAH D. BUNTING, EDITORA-CHEFE DE THE BLOTTER, A CRIME BOOKS BLOG —
“Vemos que o uso de princípios da ciência do comportamento e os muitos anos de experiência como detetive dão a ele uma excepcional habilidade para ‘ler’ uma cena de crime e desenvolver um perfil criminal do agressor.seu envolvimento em múltiplas investigações de serial killers são a nós, leitores, uma visão de dentro do trabalho da polícia.”
— APRENDIZ VERDE —
FICHA TÉCNICA
Título | Mindhunter Profile: Serial Killers
Autores | Robert K. Ressler e Tom Shachtman
Tradutor | Alexandre Boide
Editora | DarkSide® Books
Edição | 1ª
Idioma | Português
Especificações | 416 páginas, capa dura
Dimensões | 16 x 23 cm
ISBN | 978-65-5598-029-5
Jeneva Rose é um sucesso, seu livro Casamento Perfeito vendeu mais de 2,5 milhões de...
Durante seu tempo como promotor do condado de Los Angeles, Vincent Bugliosi alcançou...
Confesso que eu torci para ser uma mentirinha de 1º de abril, mas a notícia foi...
Você está num velório e se despede de uma pessoa querida com semblante plácido,...
Desde que o primeiro filme foi lançado em março de 2000 (sim, já se passaram 25...
1 Comentário