Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubHalloween

7 Filmes homenageados por John Carpenter em Halloween

Um clássico do terror nunca esquece de suas origens

10/12/2021

Halloween é até os dias de hoje um dos filmes mais respeitados e aclamados quando o assunto envolve produções de terror. O livro Halloween: O Legado de Michael Myers é uma verdadeira celebração da franquia, com materiais de bastidores e entrevistas exclusivas sobre o universo iniciado por John Carpenter.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: HALLOWEEN – O LEGADO DE MICHAEL MYERS, DE DUSTIN MCNEILL E TRAVIS MULLINS

Estamos falando de um filme tão icônico que praticamente ditou muitas das regras sobre slashers modernos, serial killers mascarados e final girls poderosas. Halloween já foi muitas vezes homenageado em referências e easter eggs de seus sucessores ao longo das últimas quatro décadas.

Mas o que nem todo espectador fascinado pelo suspense criado entre Michael Myers e Laurie Strode percebe é que o longa que inaugurou a franquia, lá em 1978, é também repleto de referências a filmes mais antigos – alguns bem conhecidos, outros nem tanto.

A Caveira separou as principais referências trazidas por John Carpenter e Debra Hill para você ficar de olho na próxima vez que assistir a este clássico:

1. O Monstro do Ártico

Talvez os fãs mais atentos tenham captado esta referência. Paralelamente à matança de Michael Myers, as crianças Tommy (Brian Andrews) e Lindsey (Kyle Richards) estão assistindo a uma maratona de filmes de terror. O filme O Monstro do Ártico pode ser visto na tela da TV. 

Créditos: Winchester Pictures Corporation

O longa sempre foi uma forte influência para John Carpenter, que acabou fazendo um remake em 1984 sob o título de O Enigma de Outro Mundo.

2. Planeta Proibido

Outro filme que Tommy e Lindsey assistem na maratona de terror é Planeta Proibido, de Fred Wilcox. Na trama, a tripulação de uma espaçonave aterrissa em um planeta distante e encontra dois sobreviventes de uma missão anterior, que descobriram um segredo e não pretendem compartilhá-lo

Créditos: 1956 TURNER ENTERTAINMENT CO., A TIME WARNER COMPANY

Dois anos mais tarde, Jamie Lee Curtis estrelou o slasher Baile de Formatura e tem o ator Leslie Nielson interpretando seu pai – ele é um dos atores em Planeta Proibido.

3. A Marca da Maldade

Segundo John Carpenter, a famosa sequência de abertura de Halloween foi parcialmente influenciada pelo filme A Marca da Maldade, um suspense dirigido por Orson Welles. O longa de 1958 também abre com uma tomada longa e sem cortes.

Créditos: © 1958 Universal Pictures

A Marca da Maldade foi estrelado por Janet Leigh, que esteve em uma famosa inspiração de Halloween.

LEIA TAMBÉM: 7 MOTIVOS QUE FAZEM DE HALLOWEEN UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DO TERROR

4. Psicose

É claro que o pai de todos os slashers estaria entre as referências de Halloween. O longa de Alfred Hitchcock não apenas conta com a mãe de Jamie Lee Curtis no elenco (Janet Leigh), como recebeu uma homenagem bem direta dos roteiristas.

Créditos: William Creamer – © MPTV – Image courtesy

O nome do psiquiatra de Myers, Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence) foi propositalmente definido em referência ao personagem de John Gavin em Psicose. Também não é coincidência o fato de sua assistente se chamar Marion, que era o nome da personagem de Leigh.

5. Os Olhos sem Rosto

O filme francês Olhos sem Rosto, de 1960, conta a trágica história de uma mulher cujo rosto foi gravemente desfigurado em um acidente de carro. Para esconder a face deformada, ela utiliza uma máscara rígida e sem quaisquer atributos, mas que lembra um rosto humano. 

Créditos: Rialto Pictures/Janus Films

John Carpenter já afirmou que eles provavelmente escolheram a máscara de Michael Myers por sua assustadora semelhança com um filme tão perturbador.

6. Blood and Lace

Embora nunca tenha sido oficialmente referenciado por Carpenter, é possível que o cineasta tenha sido inconscientemente influenciado pela abertura deste filme.

Créditos: © American International Pictures

Na sequência do longa de Philip S. Gilbert, tudo acontece do ponto de vista de um assassino que abre a gaveta da cozinha, encontra sua arma e sobe as escadas para matar sua vítima no quarto. Qualquer semelhança com o primeiro assassinato de Michael Myers seria muita coincidência.

7. Noite do Terror

O clássico de Bob Clark, assim como Halloween, ajudou a moldar e a popularizar os slashers para os anos 1980. Lançado quatro anos antes, Noite do Terror era muito admirado por John Carpenter, que chegou a falar com Clark a respeito.

Créditos: August Films

Além de usar uma data comemorativa como pano de fundo (Noite do Terror se passa no Natal), ambos os filmes contam com uma corajosa protagonista que é aterrorizada por um assassino em uma casa. Jess (Olivia Hussey), assim como Laurie, descobre os corpos dos amigos antes de se deparar com o predador. O final ambíguo também foi uma forte influência para o desfecho de Halloween.

LEIA TAMBÉM: O NASCIMENTO DE MICHAEL MYERS

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hellraiser: Renascido do inferno
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide