Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicaeVários

Europa busca reparação histórica por caça às bruxas

Iniciativa engloba diversos movimentos

01/02/2022

Entre os séculos XV e XVIII, a Europa vivenciou o período mais crítico da chamada “caça às bruxas”, quando milhares de pessoas (a maioria mulheres) foram queimadas vivas sob a alegação de praticarem bruxaria. Não existia um método real que pudesse comprovar que aquelas pessoas faziam algum tipo de mal, ou se realmente eram bruxas, mas o Governo e a Igreja foram impassíveis quanto à perseguição e execução delas. Após mais de 200 anos do final deste período sombrio da história, diversas regiões europeias estão vendo crescer movimentos que buscam reparações históricas e pressionam os Governos a aprovarem projetos de leis que visam resgatar a memória e homenagear essas vítimas.

Em decisão recente, o Parlamento da Catalunha — região autônoma da Espanha — concedeu um perdão simbólico de cerca de 700 mulheres executadas no período. Essa decisão foi tomada após pesquisadores descobrirem que a região foi uma das primeiras a criminalizar a prática da bruxaria (1424 d.C) e começar a perseguição (1471 d.C). A pesquisa foi usada como argumento por representantes de partidos pró-independência para a votação da proposta que concedeu o perdão às mulheres e alegou que foram alvo de misoginia. Foram 114 votos a favor, 14 contra e 6 abstenções na votação da medida que, entre outras ações, prevê que os nomes de algumas dessas mulheres sejam dados às ruas da região.

Cerca de 80% das pessoas queimadas durante este período eram mulheres com as justificativas de serem mais fracas e de caírem em tentação. Outra justificativa era de que elas faziam pactos com demônios e causavam colheitas ruins, alteravam o clima e também eram capazes de lançar maldições aos seus inimigos. 

Créditos: National Geographic

Jenn Díaz, do Partido Esquerda da Catalunha afirmou que “Existe uma conexão entre caça às bruxas e feminicídio. Queremos uma reparação e um entendimento de que o passado não está tão longe quanto pensamos”.

LEIA TAMBÉM: SEJA RESISTÊNCIA!

As medidas tomadas pelo Parlamento da Catalunha também incluem que novos estudos sejam feitos e incorporados ao currículo das escolas como forma de ensinar aos jovens sobre o passado trágico que se abateu na região, e que todas aquelas mulheres tinham um nome e uma vida pela qual zelavam.

A proposta feita ao Parlamento da Catalunha foi inspirada no movimento Witches of Scotland, que pressiona o Governo Escocês a conceder perdão, apresentar um pedido de desculpas formal e construir um memorial para as mulheres que foram perseguidas como bruxas na Escócia. Este movimento, por sua vez, foi inspirado em outras iniciativas da própria Escócia, Suíça, Noruega e Alemanha.

LEIA TAMBÉM: É PRECISO BUSCAR AS HISTÓRIAS DE OUTRAS BRUXAS

Para saber mais

A coleção Magicae, lançada pela DarkSide® Books, visa resgatar essas histórias e apresentar a Bruxaria como algo a ser vivido todos os dias. Com livros dedicados  inteiramente aos ardores e segredos das bruxas, Magicae celebra a vida, as fases da lua, as marés internas e os mistérios dos oráculos.

No livro Grimório das Bruxas, as raízes e visões da bruxaria são exploradas dos temores da Antiguidade até às superstições modernas. O autor Ronald Hutton mapeia as minúcias das narrativas de medo associadas à bruxaria e oferece importantes contribuições historiográficas, bem como novas abordagens antropológicas e etnográficas. 

LEIA TAMBÉM: 5 MOTIVOS PARA LER GRIMÓRIO DAS BRUXAS

Como especialista em paganismo e bruxaria ao longo dos séculos, o autor nos conduz por uma jornada inesquecível pela África, o Oriente Médio, o sul da Ásia, a Austrália, a Europa e as Américas do Norte e do Sul, oferecendo importantes contribuições historiográficas, novas abordagens antropológicas e etnográficas.

Conheça a coleção aqui.

*Imagem do banner: Students at the 2020 International Women’s Day March in Barcelona. Photo: Josep Lago (Getty Images),

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidadesMúsica

Helter Skelter: Qual a relação entre Charles Manson e a canção dos Beatles?

Quase tão famosa quanto Charles Manson é a ligação do assassino e líder de seita...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Helter Skelter, por Vincent Bugliosi e Curt Gentry

Prepare-se para voltar no tempo e investigar um dos casos criminais mais hediondos da...

Por DarkSide
FilmesMúsicaNovidades

Garotos Perdidos vai virar musical na Broadway

Garotos Perdidos, musical adaptado do clássico filme de vampiros lançado em 1987, vai...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Audição vai ganhar nova adaptação para o cinema

Audição, romance cult de terror japonês lançado por Ryu Murakami, vai ganhar uma...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Beyond Evil: Magia, satanismo e um toque de exorcismo

Algo que nunca mudou em relação ao gênero horror é a dificuldade de escolher o que...

Por Cesar Bravo