Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

Confira a ordem para assistir a todos os filmes de Hellraiser

Fique por dentro da cronologia do universo demoníaco de Clive Barker

05/10/2022

Demônios para alguns, anjos para outros, os cenobitas do universo de Hellraiser assombram as telonas desde a década de 1980 e formaram uma das franquias mais icônicas do terror. Nascidos no livro Hellraiser: Renascido do Inferno, de Clive Barker, os personagens figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop.

LEIA TAMBÉM: CLIVE BARKER, UM ARTISTA COMPLETO

O que nem todo mundo sabe é que quando escreveu a história, Barker já tinha a intenção de adaptá-la para o cinema. A estreia nas telonas foi com o cultuado filme de 1987, marcando a primeira participação do autor como diretor. Com um trabalho completamente autoral, Clive Barker conseguiu causar pesadelos em milhares de espectadores, que estavam sedentos por mais.

Liderados por Pinhead e sua característica tez pálida, olhos negros e penetrantes e a cabeça salpicada por alfinetes, os cenobitas voltaram em novos filmes que nem sempre conseguiram sustentar o impacto do primeiro longa. Para quem está começando a desvendar esse universo, esse post irá ajudá-lo a se guiar para além dos sete círculos do Inferno.

Ordem cronológica de Hellraiser

Os primeiros filmes da franquia Hellraiser já estão em ordem cronológica em relação às suas datas de lançamento. Já os seguintes podem ser assistidos de maneira avulsa, com o conceito central nos cenobitas e na Caixa de LeMarchand, também conhecida como “Configuração do Lamento”. Tudo isso torna a sequência dos longas um tanto confusa e aberta a algumas possibilidades, mas a Caveira te ajuda:

1. Hellraiser: Renascido do Inferno (1987)

O filme que iniciou tudo nos apresenta ao mundo infernal dos cenobitas, que dilaceram Frank Cotton (Sean Chapman) quando ele resolve a Configuração do Lamento. Cotton é forçado a enfrentar o sadomasoquismo extremo desses seres demoníacos liderados por Pinhead (Doug Bradley).

Um pouco de sangue derramado no sótão onde Frank abriu o portal consegue trazê-lo, ou melhor, uma pequena parte dele de volta. Ao ser descoberto pela cunhada e amante Julia (Clare Higgins), ele a convence a ajudá-lo a escapar dos cenobitas, o que exigirá vários sacrifícios de sangue. A maior parte da ação é contada do ponto de vista de Kirsty (Ashley Laurence), filha de Julia, que também precisa enfrentar os terrores dessas criaturas demoníacas.

Hellraiser
Film Futures/New World Pictures

2. Hellraiser II: Renascido das Trevas (1988)

Ambientado logo após os eventos do primeiro filme, Hellraiser II traz Kirsty internada em um hospital psiquiátrico, só que ela não está segura. Seu médico decide decifrar a Caixa de LeMarchand e, com a ajuda de uma Julia parcialmente reanimada, consegue que uma das pacientes abra o portal para o inferno cenobita. Nesse filme também conhecemos a versão humana de Pinhead como o policial Elliot Spencer.

Hellraiser 2
Film Futures/New World Pictures

3. Hellraiser III: Inferno na Terra (1992)

Após os acontecimento de Hellraiser II, Pinhead se vê dividido entre seu lado cenobita e humano, que está tentando acabar com a sede de sangue do demônio. Uma jornalista e um dono de clube são colocados no meio do conflito das duas versões de Pinhead, que ainda convoca um pequeno exército de humanos transformados em cenobitas para proteger seu lado demoníaco.

Hellraiser 3
Fifth Avenue Entertainment/Dimension Films

4. Hellraiser IV: Herança Maldita (1996)

Aqui começa a confusão da cronologia de Hellraiser, pois Herança Maldita funciona tanto como prequela e sequência ao mesmo tempo. O filme narra eventos de 1796 e de 2127. Porém, como seria muito confuso começar por esse filme, é melhor que ele fique por aqui mesmo.

A história acompanha três linhas do tempo distintas. Em 2127, a bordo de uma nave espacial, o dr. Paul Merchant (Bruce Ramsay) tenta programar um robô para resolver a Configuração do Lamento. Em 1796, conhecemos a origem da Caixa de LeMarchand e como ele abre o portal infernal. Já em 1996, o filme continua a história que acompanhamos nos filmes anteriores.

Hellraiser 4
Dimension Films

5. Hellraiser: Caçador do Inferno (2002)

Mais um filme de cronologia questionável, Caçador do Inferno não pertence necessariamente à sequência dos eventos retratados até aqui. Porém, mostra o retorno de Kirsty Cotton e seu conhecimento sobre a Caixa e sobre Pinhead. A trama envolve a morte da personagem e as consequências de um acordo sangrento que ela teria feito com Pinhead pouco antes de falecer, quando descobriu que o marido mantinha vários casos extraconjugais.

Hellraiser caçador do inferno
Miramax

Filmes e séries que podem ser assistidos de maneira avulsa

Embora não se encaixem na cronologia dos outros filmes, essas produções compartilham do universo e da mitologia criada em torno dos cenobitas e da Configuração do Lamento.

6. Hellraiser V: Inferno (2000)

Nessa história sem ligação com a cronologia da franquia, um detetive corrupto chamado Joseph Thorne (Craig Sheffer) encontra a Caixa em uma cena de crime e leva consigo em vez de levá-la como evidência. Ele decifra o objeto e começa a ter visões com uma criatura que passa a persegui-lo. Só que isso o faz encontrar a conexão entre a Caixa e o crime que estava investigando, relacionado a um assassino chamado de “O Engenheiro”. Doug Bradley retorna ao papel de Pinhead.

Hellraiser 5
Dimension Films

7. Hellraiser 7: O Retorno dos Mortos (2005)

A jornalista Amy Klein (Kari Wuhrer) viaja a Bucareste para investigar uma seita suicida que alega ter descoberto o segredo para regressar dos mortos. O líder do grupo acredita que por ser descendente do criador da Configuração do Lamento, ele tenha controle sobre os cenobitas. Klein encontra a Caixa de LeMarchand, abre o portal e conjura Pinhead, que não está nada feliz com a ideia de que um humano acredita ter a capacidade de controlar as criaturas infernais.

Hellraiser 7
Dimension Films

8. Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005)

O último filme com Doug Bradley no papel de Pinhead apresenta um jogo on-line chamado Hellworld, em que os jogadores devem resolver enigmas e sobreviver aos encontros com os cenobitas. Um grupo de cinco amigos vai longe demais e um deles comete suicídio. Anos depois, os sobreviventes são convidados para uma festa do jogo que é uma armadilha mortal.

hellraiser 8
Miramax Films

9. Hellraiser: Revelações (2011)

Com direito ao elemento found footage, a ação desse filme começa por causa de um vídeo deixado por dois jovens que desapareceram em uma viagem ao México. Também é encontrada a Caixa entre os pertences de um dos dois, levando a investigação para território cenobita, com direito a pactos mortais e muito sangue.

Hellraiser revelações
Dimension Films

10. Hellraiser: Judgment (2018)

Com um enredo complexo envolvendo um serial killer e punições a pecadores, o filme nos apresenta ao Auditor (Gary J. Tunnicliffe), outra entidade da dimensão de Pinhead (aqui interpretado por Paul T. Taylor). O personagem começa a atrair pessoas más para uma casa, onde ele as tortura. 

Hellraiser judgment
Dimension Films

11. Hellraiser (2022)

O novo filme é o primeiro a colocar uma mulher no papel de Pinhead, que ficará nas mãos de Jamie Clayton, conhecida do público principalmente pela série Sense8, e creditada como Sacerdote — um nome que tanto Barker como o próprio personagem preferem. A história funciona como um verdadeiro reboot, com uma narrativa focada em uma mulher com problemas de dependência química que se depara com a Caixa de LeMarchand, alheia à relação do objeto com os cenobitas.

Por se tratar de um reboot, não é necessário assistir aos filmes anteriores para compreender a história. Porém, não custa nada dar uma espiada na cronologia original, não é mesmo?

Hellraiser
Hulu

LEIA TAMBÉM: HELLRAISER 2022: RENASCIDA DO INFERNO

E a série da HBO?

Desde abril de 2020 os fãs da franquia seguem empolgados com a notícia de uma série de Hellraiser produzida pela HBO e pelo próprio Clive Barker, que retorna às adaptações audiovisuais da franquia pela primeira vez desde 1996. 

Embora ainda não exista uma previsão muito sólida do lançamento, os criadores da série já afirmaram que não têm intenção de fazer um reboot e que devem considerar os eventos dos filmes (pelo menos dos quatro primeiros) canônicos. A partir disso, os fãs podem esperar uma história original que respeite essa mitologia.

LEIA TAMBÉM: SPLATTERPUNK: O TERROR SEM LIMITES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Evangelho de Sangue
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Livros de Sangue: Volume 4 + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide
DarkloveLivros

Frases poderosas de Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita

Ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela...

Por DarkSide
DarksideFilmes

O guia de personagens de Wicked

Dorothy, Espantalho, Homem de Lata, Leão, Bruxa Má do Oeste e, claro, o próprio...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

O que é parricídio?

Vivemos um período em que estamos sendo constantemente bombardeados por histórias de...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Quem foi Assunta “Pupetta” Maresca

O imaginário popular está cheio de figuras mafiosas famosas. Don Vito e Michael...

Por DarkSide