Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

2023 é o Ano do Coelho no Horóscopo Lunar

Conheça o significado e a influência deste ser

23/01/2023

Para você, 2023 pode até já ter começado há algumas semanas, mas para mais de 1,5 bilhão de pessoas ele iniciou apenas no nosso 22 de janeiro. Isso porque essa é a data em que se inicia o Calendário Lunar, que rege também o Horóscopo Chinês. De acordo com ele, acabamos de entrar no Ano do Coelho.

LEIA TAMBÉM: ADIVINHAÇÕES E ESTRELAS: COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS HORÓSCOPOS

Diferentemente do Calendário Gregoriano, utilizado pela ampla maioria do Ocidente, o Calendário Lunar é baseado nas fases da lua e procura a lua nova mais próxima à primavera para iniciar o novo ano. É por isso que, assim como a Páscoa, ele não tem um dia fixo para o seu início, que ocorre na primeira lua nova entre os dias 21 de janeiro e 21 de fevereiro — esse ano foi logo no começo, já em 22 de janeiro.

O coelho é um animal repleto de simbologia em diferentes culturas. Para nós, ele é fortemente associado às celebrações de Páscoa, representando a vida e a fertilidade. Para os cristãos, a vida (e não necessariamente os coelhos) tem relação com a ressurreição de Cristo, enquanto nas crenças pagãs associados à Roda do Ano, ele tem tudo a ver com as celebrações de Ostara, associada à fertilidade da primavera. Ou seja, é dali que o nosso coelho da Páscoa vem.

O coelho também é associado à lua em diferentes culturas, desde a japonesa até os maias e astecas. No Japão, esse animal aparece em muitas lendas e também é relacionado ao dom da profecia. Aqui no Ocidente, a pata de coelho ficou conhecida como um forte amuleto de sorte como uma herança da cultura de clãs africanos — embora registros também apontem que britânicos associavam o osso da pata das lebres a propriedades curativas. Independentemente da origem, não utilize esse tipo de amuleto: nenhum animalzinho merece perder um membro por causa de uma superstição.

Na literatura, um dos representantes mais queridos desse animal é o Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas. Ele é quem instiga a curiosidade da menina a entrar em sua toca, que a transporta para o surreal País das Maravilhas. No inglês, a expressão “cair na toca do coelho” significa embarcar em uma situação surreal, caótica ou maravilhosa — justamente por causa da obra de Lewis Carroll.

O cinema também trouxe um pouco de enigma ao coelho por causa de Donnie Darko. No filme, Frank é uma pessoa fantasiada de coelho que instiga o caos na vida do sonâmbulo Donnie, incentivando-o a provocar desastres que colocam todos os eventos da trama em ação. Frank também manda a braba quando Donnie lhe pergunta por que ele está vestindo aquela fantasia ridícula de coelho, respondendo: “Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?”. Até a Caveira entrou em crise existencial depois dessa.

Ano do Coelho de Água Yin: O que isso significa?

Além de ser o Ano do Coelho, 2023 também carrega consigo as energias do elemento água e da força Yin. Essa união está associada a características como a diplomacia, a sensibilidade, a indulgência e a criatividade para lidar com as situações.

Na prática, isso pode significar que o Ano do Coelho de Água Yin trará consigo uma tendência à desaceleração, principalmente em relação aos tumultos de 2022, regido pelo Tigre. Tudo indica que será um ano para recuperar o fôlego e contar com uma atmosfera mais conciliadora.

Além da comunicação mais harmoniosa, a regência da água com polaridade Yin também propicia que ela se volte mais para dentro de nós mesmos, de maneira mais reflexiva e intrapessoal. Uma ótima influência para quem estava querendo buscar o autoconhecimento de uma maneira mais natural. 

LEIA TAMBÉM: INFLUÊNCIAS DA MITOLOGIA GREGA NOS SIGNOS DO ZODÍACO

Mas nem tudo no Ano do Coelho ocorre às mil maravilhas, há alguns pontos de atenção aqui. Um deles diz respeito à indulgência excessiva, que pode aflorar uma espécie de acomodação, fazendo com que as pessoas se esqueçam de seus deveres. Outro ponto tem relação com essa comunicação intrapessoal, que pode intensificar tendências de depressão e isolamento. 

Ano do Coelho ou Ano do Gato?

Talvez você já tenha se deparado com algumas versões do calendário lunar que tenha um gato no lugar de coelho. Calma que a Caveira explica essa troca de gato por lebre: o Coelho representa um signo do Horóscopo Chinês, enquanto o mesmo ano é simbolizado pelo Gato para os vietnamitas.

O surgimento do Calendário Lunar é apontado por especialistas como fruto da relação entre a agricultura e as fases da lua. Para dar um significado aos doze signos, foi criada a lenda da corrida de animais. Segundo ela, o Imperador Jade, regente dos céus e da terra, organizou uma corrida entre os animais para medir o tempo com base na rotação da lua. Os doze primeiros a terminarem a corrida fariam parte do ciclo lunar.

O ranking da corrida foi o seguinte: 1º Rato; 2º Boi; 3º Tigre; 4º Coelho; 5º Dragão; 6º Serpente; 7º Cavalo; 8º Cabra; 9º Macaco; 10º Galo; 11º Cachorro; 12º Porco.

Além dos ciclos de doze anos, a ordem dos animais é mesclada com o ciclo dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Esta combinação cria ciclos de sessenta anos e agrega características ainda mais únicas a estes anos, e é daqui que surgiu o Ano do Coelho de Água Yin, que rege 2023.

ano do coelho

A lenda criada para contar a origem do Horóscopo Vietnamita é a mesma, apenas com a substituição do Coelho pelo Gato e o Boi pelo Búfalo. Para Giang Nguyen, chefe do escritório da BBC no Vietnã, essa troca provavelmente ocorre por causa da popularidade dos gatos no Vietnã.

O folclore daquele país tem muito mais temas felinos, sugerindo que o animal faça parte da rotina rural do Vietnã há muito mais tempo. O coelho, por sua vez, só teria surgido na literatura como uma referência à lua, sugerindo uma importação cultural. Lebres e coelhos são animais de climas mais frios, ou seja, não eram nativos das zonas úmidas e tropicais do Vietnã — ao contrário dos gatos, domesticados e amados há muito mais tempo por lá.

Para a Caveira, tanto os coelhos como os gatos têm um lugar especial nesse coraçãozinho gelado. E você? Celebra o Ano do Coelho ou do Gato?

LEIA TAMBÉM: O FASCÍNIO DOS MILLENNIALS PELA ASTROLOGIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Rubens de Camargo Vianna Filho

    2 de fevereiro de 2023 às 15:20

    Sr. Caveira. creio que houve um equívoco numa parte do seu texto: …Frank também manda a braba quando Donnie lhe pergunta por que ele está vestindo aquela fantasia ridícula de coelho, respondendo: “Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de coelho?”.
    Frank, no cinema retruca com a pergunta “Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem ?”.
    Aliás, assisti ao filme pela 1° vez há dois dias no Amazon prime vídeo. Muito interessante.
    Aviso: ⚠️ Sr. Caveira, Outubro deste ano, começará uma nova guerra mundial.☢️ Esteja pronto.

    • Avatar photo

      DarkSide

      2 de fevereiro de 2023 às 16:05

      Olhos de lince, Rubens! O.O A Caveira já corrigiu a capirotagem. Obrigada pelo toque. Dark hugs 🙂

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Noite do Tigre + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós e as Estrelas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide