Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


EventosNovidades

Terror no Cinema: Filmes são homenageados em mostra do MIS, em São Paulo

Exposição imersiva traz curiosidades e itens de clássicos do gênero

08/11/2023

Esse momento é meu! Ou melhor, nosso (isso se você morar ou estiver planejando uma viagem a São Paulo). Conhecido pelas mostras moderninhas, lúdicas e bem montadas, o Museu da Imagem do Som (MIS) da capital paulista acaba de inaugurar a megaexposição Terror no Cinema.

LEIA TAMBÉM: LIVROS PARA QUEM AMA FILMES E SÉRIES DE TV

Como o nome diz, a mostra imersiva — quase um parque de diversões para adultos — celebra nosso gênero audiovisual preferido, recriando momentos históricos do terror. Entre as obras homenageadas, estão clássicos como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), Nosferatu (1922), Psicose (1960), O Exorcista (1973), Alien, o Oitavo Passageiro (1979), O Iluminado (1980), Sexta-feira 13 (1980), O Silêncio dos Inocentes (1991), A Bruxa de Blair (1999), para citar apenas os mais óbvios. 

psicose

São vários setores temáticos, cada um dedicado a um gênero. Tem found footage, zumbis, vampiros, slasher, sobrenatural e todos os horrores que esses filmes permitem. Ah, o imersivo se refere a estímulos sonoros, visuais e olfativos. Entre os objetos em exposição, há itens do acervo da Biblioteca Margaret Herrick, responsável pela preservação da coleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, criadora do Oscar®. 

Sabe o que tem também? A máscara original usada na franquia Pânico, a navalha de Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), o vestido da Samara, de O Chamado 3 (2017) e documentos de produção com anotações de William Friedkin, diretor de O Exorcista, que nos deixou esse ano. Além disso, há pôsteres, documentos, fotografias, materiais promocionais dos filmes, figurinos e adereços cedidos pelos estúdios. 

histórias verdadeiras que inspiraram clássicos do terror: Pânico

A exposição, com curadoria de André Sturm, diretor-geral do MIS, fica em cartaz até o dia 19 de novembro, e os ingressos custam R$ 30, com direito a meia-entrada. Consulte os dias e horários no site do museu.

Um aviso importante pra você que está esperando uma mostra altamente instagramável: para manter o mistério e as surpresas que a exposição reserva, é proibido fotografar e filmar. O celular precisa ficar no guarda-volumes gratuito antes de ingressar na exposição. Para muitos, o terror já começa aqui.

LEIA TAMBÉM: O EXORCISTA: RELEMBRE TODOS OS FILMES E ASSOMBRAÇÕES DA FRANQUIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide