Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraPerfil

Conheça 7 autoras que estão no livro Em Carne Viva

Joyce Carol Oates reuniu um time de escritoras viscerais

12/08/2024

Entre tantos subgêneros que formam o horror, o body horror é, sem dúvida alguma, um dos mais vitais e emblemáticos. Da literatura ao cinema, de Clive Barker a David Cronenberg, há tempos que o horror corporal vem rompendo os limites da carne para contar histórias angustiantes e extremamente poderosas.

LEIA TAMBÉM: 13 Filmes de body horror para os fãs da coleção Medicina Macabra

Esse é o ponto de partida de Em Carne Viva, coletânea organizada pela premiada escritora Joyce Carol Oates que quebra paradigmas ao trazer uma perspectiva inteiramente feminina sobre esse subgênero, o qual é tão frequentemente habitado por homens. Ao colocar as mulheres em um lugar central na narrativa, Em Carne Viva explora e reinventa o body horror que, aliado ao grotesco e chocante, aborda temas como identidade, maternidade, violência, pressão da sociedade sobre corpos e muito mais. 

Lançamento da Macabra em parceria com a DarkSide® Books, Em Carne Viva reúne 15 narrativas escritas por vozes poderosas, algumas das quais já são bastante conhecidas pelos leitores como a própria Carol Oates, responsável pelas coletâneas Jardim das Bonecas e Damas Noir, e Margaret Atwood, de O Conto da Aia. Para atiçar a curiosidade e celebrar essa experiência corporal única, a Caveira separou 7 autoras incríveis de Em Carne Viva para você conhecer. 

1. Tananarive Due

Nascida em Tallahassee, na Flórida, em 1966, Tananarive Due vem sendo uma voz de destaque na ficção especulativa negra há mais de duas décadas. Vencedora de prêmios importantes como o American Book, o Bram Stoker e o Shirley Jackson Award, Due também é especialista em história do cinema e ensina Horror Negro e Afrofuturismo na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Um de seus cursos, “The Sunken Place: Racismo, Sobrevivência e a Estética do Horror Negro”, se concentra no filme Corra! de Jordan Peele. 

tananarive due

Como se tudo isso não bastasse, Tananarive Due é produtora executiva do documentário Horror Noire: A História do Horror Negro, baseado no livro homônimo de Robin R. Means Coleman publicado no Brasil pela DarkSide® Books. Junto do marido e colaborador, Steven Barnes, Due escreveu o episódio “A Small Town” da segunda temporada de Além da Imaginação feita por Jordan Peele e dois segmentos do filme antológico da Shudder, Horror Noire, lançado em 2021. Ela e Barnes também escreveram a graphic novel de terror, The Keeper e apresentaram o podcast Lifewriting: Write for Your Life!. Seus livros incluem, Ghost Summer: Stories, My Soul to Keep e The Good House. Filha de pais ativistas pelos direitos civis, Due escreveu ao lado da mãe, Patricia Stephens Due, o livro Freedom in the Family: A Mother-Daughter Memoir of the Fight for Civil Rights, uma incrível jornada de mãe e filha que abrange duas gerações dos movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. 

2. Megan Abbott

Nascida em Detroit, Michigan, em 1971, Megan Abbott se formou na Universidade de Michigan e recebeu seu Ph.D. em literatura inglesa e americana pela Universidade de Nova York. Grande parte de seus livros pertence ao gênero de ficção policial, sendo conhecidos por subverterem o estilo clássico de narrativa e inserirem uma perspectiva feminina. Em 2008, seu livro de ficção Queenpin venceu o prêmio Edgar Allan Poe. Com dez livros policiais no currículo, Abbott é autora de best-sellers como Beware the Woman e The Turnout. Ao longo dos anos, seu trabalho já apareceu em publicações famosas, como o New York Times, o Los Angeles Times e o The Guardian, sendo constantemente incluído em coletâneas das melhores histórias de mistério dos Estados Unidos.

megan abbott

Além de escritora, também já lecionou em diversas universidades, escreveu livros de não ficção e foi editora de A Hell of a Woman, antologia de ficção escrita por mulheres. Foi roteirista da série dramática da HBO, The Deuce, e atualmente é cocriadora, produtora executiva e showrunner da série baseada em seu livro homônimo, Não Provoque, distribuída internacionalmente pela Netflix.  

3. Joanna Margaret

Com doutorado em História do século XVI pela Universidade de St. Andrews na Escócia, Joanna Margaret possui bacharelado em Francês e História pela Universidade de Columbia, além de um mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Nova York. Durante uma estadia no Reino Unido, ensinou História na Universidade de St. Andrews e na Universidade de Dundee, trabalhando também como professora particular. Seu interesse pela pesquisa histórica fez com que realizasse estudos em arquivos públicos e privados nos Estados Unidos, Itália e França, e lecionasse arquivologia para alunos de graduação. 

joanna margaret

Margaret leva o interesse pela História para sua escrita de ficção, frequentemente se inserindo no gênero conhecido como Dark Academia. Seu primeiro romance, The Bequest, por exemplo, acompanha um grupo de jovens acadêmicos na Europa enquanto desvendam um mistério de quinhentos anos com repercussões sinistras no presente. A autora fala fluentemente inglês, francês e italiano e atualmente reside em Nova York.

4. Lisa Tuttle

Nascida e criada no Texas, Lisa Tuttle vendeu sua primeira história quando ainda era adolescente, começando a escrever profissionalmente nos anos 1970. Desde então, nunca parou de publicar livros, principalmente histórias de fantasia, horror e ficção científica com foco em questões de gênero e identidade. Seu primeiro romance Windhave, lançado em 1981, foi escrito em colaboração com George R.R. Martin, conhecido pela série As Crônicas de Gelo e Fogo

lisa tuttle

Com mais de 45 anos de carreira, o currículo de Tuttle tem a soma impressionante de uma dúzia de romances, sete coletâneas, centenas de contos e diversas obras não fictícias, incluindo uma enciclopédia sobre o feminismo publicada em 1986. Dona de diversos prêmios, a autora já trabalhou como jornalista, editora de livros e antologias, revisora, bibliotecária e professora de escrita criativa. Atualmente contribui para o jornal The Guardian com uma coluna mensal sobre ficção científica e vive em uma área rural remota na Escócia com o marido e o filho.

5. Cassandra Khaw

Nascide em 1984 em Kuala Lumpur, Malásia, Cassandra Khaw é escritore premiade de ficção científica e horror, além de criadore de videogames e jogos de tabuleiro. Tendo trabalhado anteriormente como jornalista de games e tecnologia, Khaw publicou em revistas como Fantasy & Science Fiction, Lightspeed e Uncanny Magazine. Seu livro The All-Consuming World foi eleito pelo Washington Post como um dos melhores livros de ficção científica, fantasia e terror de 2021. Já Nothing But Blackened Teeth, uma história japonesa de casa assombrada, foi finalista de diversos prêmios, incluindo o Shirley Jackson e o Bram Stoker Award. Ao todo seu trabalho foi traduzido para o catalão, turco, russo, búlgaro, francês, espanhol e, é claro, português. 

cassandra khaw

Khaw já trabalhou em jogos eletrônicos como She Remembered Caterpillars, Wasteland 3 e Falcon Age, além de RPGs de mesa como Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons. Atualmente, trabalha como roteirista para a desenvolvedora de jogos eletrônicos Ubisoft, empresa responsável por títulos como Assassin’s Creed, Prince of Persia e Far Cry. Elu reside em Montreal com seus dois gatos. 

6. Elizabeth Hand

Autora de vinte romances e cinco coletâneas, Elizabeth Hand cresceu em Yonkers, Nova York, indo estudar teatro e antropologia na Universidade Católica da América em Washington, D.C. Em 1988, publicou sua primeira história, Prince of Flowers, na revista Twilight Zone e em 1990, lançou seu primeiro livro, Winterlong. Ainda nos anos 1990, Hand trabalhou junto com Paul Witcover na criação da super-heroína Anima em uma série de quadrinhos homônima publicada pela DC Comics. Seus outros trabalhos incluem a fantasia histórica Mortal Love, o romance pós apocalíptico Glimmering e a fantasia contemporânea Black Light. Ao longo de sua carreira, Hand conquistou prêmios como o Shirley Jackson, o World Fantasy e o Nebula. Sua série de ficção policial estrelada pela personagem Cass Neary, descrita como uma das grandes anti-heroínas da literatura noir, foi aclamada pela crítica e está sendo adaptada para uma série de televisão no Reino Unido. A autora é contribuidora e crítica de longa data do Washington Post, além de ter escrito para o L.A Times e outras publicações. 

elizabeth hand

Hand também é conhecida por escrever spin-offs de filmes e programas de televisão, incluindo romances de Star Wars e novelizações de ficções científicas como Arquivo X e Os Doze Macacos, publicado no Brasil pela DarkSide® Books. A escritora também contribuiu com a Dark Horse Comics com um romance de A Noiva de Frankenstein em que reinterpreta os personagens do clássico filme de 1935. Como se isso não fosse o suficiente, escreveu A Haunting on the Hill, uma sequência para a obra-prima de Shirley Jackson. Atualmente, Hand dá aula de escrita criativa no programa Stonecoast MFA, dividindo seu tempo entre o Maine e Londres. 

7. Valerie Martin

Valerie Martin nasceu em Sedalia, Missouri, mas cresceu em Nova Orleans, Louisiana, onde o pai era capitão de um navio. Em 1970, obteve o diploma de bacharel em artes pela Universidade de Nova Orleans e em 1974 finalizou o mestrado no Programa para Poetas e Escritores da Universidade de Massachusetts Amherst. Desde então tem se concentrado na escrita, sendo autora de doze romances e quatro coletâneas, incluindo a mistura entre romance e mistério, Italian Fever, o romance histórico Property e a ficção histórica, The Ghost of Mary Celeste, sobre o misterioso navio encontrado à deriva sem tripulação em 1872. Além disso, Martin também foi responsável por uma biografia de São Francisco de Assis. 

valerie martin

No entanto, seu romance mais famoso é Mary Reilly, uma reimaginação do clássico O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson, o qual é contado a partir do ponto de vista da governanta do Dr. Jekyll. Publicado em 1990, o livro ganhou o prêmio Kafka e foi traduzido para 16 idiomas, sendo adaptado para os cinemas em 1996 como O Segredo de Mary Reilly, estrelado por John Malkovich e Julia Roberts. Ao longo de sua carreira, Martin conquistou bolsas de fomento importantes como a National Endowment for the Arts e a John Simon Guggenheim. Além de continuar publicando, atualmente a autora reside em Madison, Connecticut e vem ministrando cursos em programas de escrita ao redor dos Estados Unidos. 

LEIA TAMBÉM: Conheça as autoras dos primeiros lançamentos de E.L.A.S em Evidência

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Em Carne Viva + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Jardim das Bonecas + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Damas Noir + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide