Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkSide RecordsMúsica

Tool, A Perfect Circle e Puscifer: as bandas de Maynard James Keenan

A mente por trás da música está em União Perfeita de Elementos Contrários

10/09/2024

Maynard James Keenan nasceu como James Herbert Keenan pronto para fazer música. Figura importantíssima no cenário musical contemporâneo, o cantor, compositor, produtor, filantropo e fazedor-de-vinhos (sim, isso mesmo) acaba de ter sua biografia pela Macabra em parceria com a DarkSide® Books através da coleção DarkSide Records.

LEIA TAMBÉM: Lançamento: União Perfeita de Elementos Contrários, por Maynard James Keenan & Sarah Jensen

Coescrita pelo artista e por Sarah Jensen, amiga do músico há mais de 30 anos, União Perfeita de Elementos Contrários traz detalhes sobre a vida e obra do líder das bandas Tool — que acaba de ser confirmado como headliner do Lollapalooza Brasil 2025 —, A Perfect Circle e Puscifer, que você conhece melhor aqui.

união perfeita de elementos contrários

Tool

Formado em 1990 em Los Angeles, o Tool movimenta fãs apaixonados ao redor do mundo. Além do vocalista, Maynard James Keenan, a banda que transita do rock progressivo ao art rock, passando pela psicodelia, conta ainda com o guitarrista Adam Jones, o baixista Justin Chancellor e o baterista Danny Carey. 

Em 34 anos de carreira, o Tool ganhou quatro Grammys, fez turnês pelo mundo e produziu cinco álbuns de estúdio que conquistaram o topo do charts. Em Undertow, o primeirão, de 1993, o Tool soava mais como heavy metal. No segundo álbum, Ænima, de 1996, firmaram de vez seu nome na cena do metal alternativo.

tool

Ainda lançaram Lateralus (2001) e 10.000 Days (2006), que foram muito bem recebidos pela crítica especializada e alcançaram sucesso comercial no mundo todo. Até então, haviam vendido 13 milhões de discos só nos Estados Unidos. O quinto e último (por enquanto) álbum de estúdio do Tool foi Fear Inoculum, de 2019, também muito bem avaliado pela crítica. 

A Perfect Circle

Um dos maiores supergrupos do mundo, A Perfect Circle traz, além de Maynard James Keenan, claro, o guitarrista Billy Howerdel como integrantes fixos. A cada álbum (até o momento foram quatro de estúdio), a formação varia, mas já trouxe nomes como os baixistas Paz Lenchantin (do Pixies, Silver Jews e Zwan), Twiggy Ramirez (Marilyn Manson), Jeordie White e Matt McJunkins (Eagles of Death Metal), os guitarristas Troy Van Leeuwen (Queens of the Stone Age) e James Iha (Smashing Pumpkins), os bateristas Jeff Friedl, Tim Alexander (Primus) e Josh Freese (The Vandals, Devo, Foo Fighters, Guns N’ Roses,Nine Inch Nails, Sublime with Rome, entre vários outros).

Com tantos nomes estrelados, fica mais complicado conciliar agendas, o que motiva as frequentes mudanças na formação e também os longos hiatos da banda. Formada em 1999, A Perfect Circle se manteve na ativa até 2004, voltando em 2010 a gravar e a fazer shows. Howerdel costuma compor as melodias, enquanto e Keenan escreve as letras e faz melodias vocais.

a perfect circle

Os álbuns de estúdio da banda foram bem recebidos tanto pela crítica quanto pelo público, que comprou 4 milhões de cópias dos três primeiros. Em 2004, depois de Mer de Noms (2000) e de Thirteenth Step (2003), lançaram eMOTIVe, álbum de covers com versões de John Lennon, Elvis Costello, Marvin Gaye e até ABBA (!). Já os álbuns autorais pendem para o metal alternativo e o hard rock.

A banda se reuniu em 2017 para gravar um quarto álbum, Eat the Elephant, lançado no ano seguinte, quando saiu em turnê. Em 2024, voltaram à ativa com o lançamento do single Kindred e alguns poucos shows.

Puscifer

Maynard James Keen define o Puscifer, “uma banda de hardcore improvisada”, como seu “subconsciente criativo”, na versão curta, ou “simplesmente um playground para as várias vozes na minha cabeça (…), um espaço sem objetivos claros ou discerníveis onde meu id, ego e anima se reúnem para trocar receitas de biscoitos”. O som? Rock experimental eletrônico, pós-industrial, art rock ou rock alternativo.

puscifer

Apesar de ter nascido como um projeto solo, hoje o Puscifer é uma banda, com Mat Mitchell e Carina Round. A primeira citação ao Puscifer aconteceu no humoristico Mr. Show, da HBO, criado e estrelado por Bob Odenkirk (o Saul Goodman de Breaking Bad e Better Call Saul) e David Cross (de Arrested Development). A ligação do projeto com o audiovisual é fortíssima: Keenan também trabalhou em curtas-metragens com Ford Englerth e Jeffrey Brooks.

Keenan também diz que o Puscifer é “tanto uma linha de roupas quanto uma banda”, com itens limitados e produzidos em parceria com nomes como o cartunista Paul Frank. Além de uma loja, onde são vendidas as roupas, os álbuns, cafés especiais e obras de arte alternativas, o Puscifer lançou quatro álbuns de estúdio, como V is For Vagina, seis de remixes, sete álbuns ao vivo e três eps, incluindo “C” Is for (Please Insert Sophomoric Genitalia Reference Here), cuja capa é estampada pelo Cristo Redentor carioca.

LEIA TAMBÉM: 10 Músicas para entrar na mente de Maynard James Keenan

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Nação Tomada Pelo Medo + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
João Gordo - Viva la Vida Tosca
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide