Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

As 10 melhores adaptações de Stephen King no cinema

O rei do suspense e dos filmes

19/09/2024

Stephen King não é apenas o rei dos livros de suspense, ele também possui um vasto reinado nas telonas. Mais de 50 filmes já foram produzidos em adaptações de suas obras, incluindo romances e contos. Material é o que não falta, já que a bibliografia de King já possui mais de 80 títulos, além de centenas de contos.

LEIA TAMBÉM: 10 Curiosidades sobre Stephen King

Aliás, a migração das páginas para o cinema ocorreu com bastante rapidez na carreira do autor. Seu primeiro romance, o tenebroso Carrie, a Estranha, foi publicado em 1974 e apenas dois anos depois já estreava sua adaptação cinematográfica com Sissy Spacek, Piper Laurie e John Travolta no elenco — e direção de ninguém menos do que Brian De Palma.

Com King escrevendo loucamente e uma vasta bibliografia de obras icônicas, não é de se surpreender que filmes adaptados de suas obras continuem pipocando nos cinemas e serviços de streaming nos mais diferentes formatos — como o tão aguardado A Hora do Vampiro que está prestes a estrear no catálogo da Max.

a hora do vampiro

Escolher as melhores adaptações não é uma tarefa simples, mas isso também não significa que todas elas sejam impecáveis, como algumas que gostaríamos de desver, como A Torre Negra e o mais recente remake de Cemitério Maldito. Felizmente, ainda existem, sim, muitas produções imperdíveis do universo Stephen King, e listamos aqui as nossas preferidas:

1. Um Sonho de Liberdade (1994)

O longa acabou se tornando um verdadeiro clássico das videolocadoras e figura nas listas dos filmes mais queridos do público. Adaptado do conto “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”, do livro Quatro Estações, o filme de Frank Darabont conta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um homem injustamente condenado à prisão perpétua. O longa conta com atuações excepcionais de Morgan Freeman e Bob Gunton, além de ser muito bem escrito e entregar uma história emocionante de amizade.

Cena de Um Sonho de Liberdade
Créditos: Columbia Pictures

2. À Espera de um Milagre (1999)

Assim como um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, Frank Darabont pode fazer duas adaptações espetaculares de Stephen King ambientadas em uma prisão. Aqui, somos transportados para a época da Grande Depressão na Penitenciária de Cold Mountain e acompanhamos a comovente história de John Coffey (Michael Clarke Duncan). Os guardas do corredor da morte, onde Coffey se encontra, ficam intrigados pela natureza gentil do condenado e seus poderes curativos, provocando discussões sobre eles poderem ou não permitir que um homem fantástico e obviamente inocente pudesse ser executado.

à espera de um milagre

3. O Iluminado (1980)

Stephen King pode até discordar, mas O Iluminado de Stanley Kubrick é, sem dúvida, um dos melhores filmes baseados em sua obra. Por mais que o cineasta tenha tomado suas liberdades criativas com a história, ele transformou a estadia da família Torrance no isolado Overlook Hotel em uma das narrativas mais aterrorizantes e bizarras do cinema. Jack Nicholson e Shelley Duvall entregam algumas das melhores atuações de suas carreiras. Kubrick também merece seus méritos ao deixar os mistérios do Overlook sem solução, criar uma atmosfera surrealista e cenas que nos assombram até os dias de hoje e fazer de O Iluminado um dos filmes mais cultuados do terror.

O Iluminado
Warner Bros./Divulgação

4. Conta Comigo (1986)

Frank Darabont não é o único diretor bem-sucedido em seus filmes da obra de King. Antes de Louca Obsessão, Rob Reiner também dirigiu essa história de amadurecimento baseada no conto “O Corpo”. Conta Comigo reuniu um elenco de atores mirins em ascensão, como Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman e Jerry O’Connell. O quarteto de amigos ouvem o rumor de um cadáver abandonado e embarcam em uma aventura para encontrá-lo. No caminho, aprendem mais uns sobre os outros e sobre si mesmos.

conta comigo

5. Louca Obsessão (1990)

Na sua segunda adaptação de Stephen King, Rob Reiner provou que também sabe trabalhar com o lado mais obscuro do escritor. Louca Obsessão acompanha o famoso autor Paul Sheldon (James Caan), que sofre um acidente nas montanhas e felizmente (?) é resgatado por uma fã, Annie (Kathy Bates). Só que logo ele percebe que a admiração é na verdade uma obsessão, na qual Annie o faz de refém até que ele reescreva o final de seu próximo livro do jeito que ela quer. Um longa de roteiro enervante, direção e atuações primorosas, inclusive rendendo a Bates um Oscar® de Melhor Atriz.

louca obsessão

6. Carrie, a Estranha (1976)

Tudo começou com Carrie, a Estranha, tanto a carreira de King como romancista como a longa dinastia de adaptações para o cinema. A personagem que dá nome ao filme, interpretada por Sissy Spacek, é a sua típica adolescente desajustada no colégio, que sofre bullying dos colegas e chega em casa para uma mãe extremamente autoritária e opressora. Acontece que ela também manifesta poderes sobrenaturais destrutivos quando está chateada, então já dá pra imaginar o estrago que ela causa quando lhe pregam uma peça no baile da escola. Carrie, a Estranha não é apenas um trunfo do terror, é também um excelente estudo de personagem, história de amadurecimento e uma das histórias que carrega a forte marca de King.

carrie a estranha

7. Doutor Sono (2019)

Embora levante algumas sobrancelhas, Doutor Sono é a prova de que ainda existem boas adaptações de Stephen King. Mike Flanagan assumiu a desafiadora missão de adaptar a sequência de ninguém menos que O Iluminado, contando a história de um Danny Torrance adulto, interpretado por Ewan McGregor. Desafiador também porque o cineasta precisou fundir a obra de King com a visão de Stanley Kubrick de uma maneira que soasse original, instigante e, claro, assustadora.

doutor sono

8. Na Hora da Zona Morta (1983)

É união de mestres que você quer? Na Hora da Zona Morta é um crossover de respeito entre Stephen King e o icônico David Cronenberg. O filme conta a história de Johnny Smith (Christopher Walken), que ganha habilidades paranormais após um trágico acidente de carro. Aqui, Cronenberg confere toda a frieza e paranoia necessárias para um thriller enervante, que ainda conta com uma das melhores atuações de Walken e o implacável vilão Greg Stillson de Martin Sheen.

a hora da zona morta

9. It: A Coisa (2017)

Felizmente um dos romances mais icônicos de King conta com uma adaptação digna de entrar para essa lista, além de ter performado muito bem nas bilheterias. It: A Coisa, no seu Capítulo Um, consegue ser um ótimo filme de terror ao mostrar um grupo de amigos enfrentando um assassino inumano que se esconde sob as ruas de uma cidadezinha no Maine. Tem bastante assombro, jump scares e uma atuação aterrorizante de Bill Skarsgard como o temido palhaço Pennywise. Mais do que dar uns bons sustos, It: A Coisa consegue uma rara façanha no universo do terror que é fazer o público se importar com os protagonistas.

it a coisa
Warner Bros./Divulgação

10. O Nevoeiro (2007)

O quarto e último filme de King por Frank Darabont é uma adaptação da novela de mesmo nome publicada em 1980 e se afasta bastante da temática dos filmes anteriores do cineasta. O Nevoeiro é um verdadeiro pesadelo do horror cósmico que acompanha os moradores de uma cidadezinha se refugiarem em um supermercado quando uma névoa densa e sinistra toma conta do local. À primeira vista, pode até parecer uma história de monstros de outro mundo, mas o horror verdadeiro está em como essas pessoas reagem e interagem entre si sob essas circunstâncias. E olha que nem vamos falar muito sobre aquele final que é um verdadeiro soco no estômago.

o nevoeiro

LEIA TAMBÉM: As 10 histórias mais assustadoras de Stephen King

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Newton

    22 de setembro de 2024 às 09:07

    Desta relação, incluiria “Eclipse Total” (Dolores Claiborne), de 1995, com roteiro de Tony Gilroy e dirigido por Taylor Hackford e um fantástico elenco comKathy Bates à frente. Está no mesmo patamar de “Um Sonho de Liberdade”.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Creepshow
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chamas Vivas + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide