Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Livro de Irka Barrios é premiado em Porto Alegre

21/11/2024

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka Barrios e consagraram Vespeiro, terceiro livro da autora, com o prêmio de Livro do Ano em 2024. Anunciados no início da semana, os autores receberão os troféus nesta quinta-feira (19/11), às 19h30, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, em Porto Alegre (RS). 

LEIA TAMBÉM: Irka Barrios: “Na minha ficção há muito dessa raiva de ser mulher num mundo com tanta injustiça”

A terceira obra da escritora gaúcha, e a primeira dela publicada pela DarkSide® Books, está entre os cinco vencedores do prêmio que é entregue pelo Correio do Povo desde 2018 após o encerramento da Feira do Livro de Porto Alegre

Com trinta narrativas ferozes, violentas e perturbadoras, Vespeiro foi construído a partir dos horrores cotidianos, apresentando os prazeres e dissabores da alma humana, especialmente a feminina. Entre os temas abordados no título estão maternidade, sexualidade e o amargor de relacionamentos turbulentos. 

irka barrios vespeiro

O júri do Jacarandá, formado por jornalistas do veículo, destacou a voz dada à Irka Barrios a personagens femininas em suas lutas diárias, com “ferroadas contundentes e necessárias”, mesclando o cotidiano com elementos do horror e do fantástico. 

Em um ano marcado pelas tragédias climáticas no Rio Grande do Sul, a autora da DarkSide® declarou ao Correio do Povo a honra em receber o prêmio, que já reconheceu grandes nomes da literatura, admirados por ela: “Quero reforçar que me sinto honrada por receber o Prêmio Jacarandá. É um prêmio importante, que já agraciou autoras e autores que eu admiro. Recebê-lo faz com que eu me sinta próxima da trajetória destas pessoas talentosas. E mais, recebê-lo em 2024 — um ano de tantas perdas e desafios para o mercado livreiro gaúcho — é um presente e um compromisso de bem representar o troféu. Sinto que, de alguma forma, as situações presentes nos contos de Vespeiro tocaram leitores, provocaram reflexões a respeito dos horrores cotidianos”.

Nas demais categorias, Pablito Aguiar conquistou o prêmio de Autor Revelação, com Conversas com Porto Alegre, Rafael Guimaraens é a Personalidade do Ano, a L&PM Editores receberá o Prêmio Especial, e a campanha “Juntos Pela Literatura no RS”, da Secretaria de Estado da Cultura e TAG Experiências Literárias venceu o Projeto do Ano do 7º Prêmio Jacarandá. 

prêmio jacarandá

Sobre Vespeiro, de Irka Barrios

A primeira obra de Irka Barrios publicada pela DarkSide® Books desponta como um milhão de picadas simultâneas de insetos ferozes. Romancista e finalista do prêmio Jabuti em 2020, Irka também é uma exímia criadora de histórias curtas, que frequentemente nos obrigam a uma pausa para retomar o autocontrole e continuar a leitura. 

Em suas histórias, vivenciamos o andar apressado por ruas mal iluminadas, o apetite descontrolado dos homens e o horror do confinamento. O resultado é a fúria das palavras, uma ferroada brutal diante da loucura controlada de seus personagens. Dilemas pulsam e encontram uma redenção ferina a cada novo desfecho.

vespeiro

A obra também está concorrendo na categoria Narrativas Curtas do Prêmio AGES Livro do Ano 2024, que terá cerimônia de premiação dia 4 de dezembro, também em Porto Alegre. 

LEIA TAMBÉM: Vespeiro é finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2024

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Vespeiro + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Vermelho + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesEventos

A Bienal do Livro do RJ tem muita história

O ano era 1983. O presidente da República era o general João Figueiredo e após quase...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmes

A evolução dos vampiros no cinema

Há algo fascinante nos vampiros cinematográficos. Afinal, desde o surgimento da...

Por Gabriela Müller Larocca
ListasSéries

Séries para entrar no clima de A Maldição de Snakebite

Há algo sinistro acontecendo em Snakebite, uma pequena cidade no estado americano de...

Por DarkSide
ListasLivros

6 obras com narradores não confiáveis

No vasto reino da ficção, há diversos dispositivos narrativos que um autor pode...

Por DarkSide
EventosLivros

Você tem um encontro com Paula Febbe

Quais os limites ultrapassados pelo ser humano na busca por afeto, através das...

Por DarkSide