Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneLançamento

BTK: Nova temporada de Mindhunter conta sobre o serial killer

Série da Netflix revela a crueldade e a loucura debaixo da máscara sinistra de Dennis Rader, serial killer que não foi preso ao longo de três décadas

16/08/2019

A segunda temporada de Mindhunter, que estreou nesta sexta-feira na Netflix, conta a história de um serial killer cruel, que fez 10 vítimas até ser descoberto pelas autoridades. Dennis Rader era considerado um vizinho amigável, escoteiro, marido devoto e respeitado presidente da congregação de sua igreja, mas o que ninguém sabia é que, ao longo de três décadas, ele matou e torturou mulheres, homens e crianças sem que ninguém desconfiasse de sua identidade. 

Ao longo de trinta anos, Rader cometeu seus crimes brutais e chocantes nas sombras, mas quando o caso veio à tona, chocando os moradores da pequena Wichita, no Kansas, sua máscara caiu. Literalmente. Na segunda temporada de Mindhunter, o serial killer que ficou conhecido com BTK, acrônimo infame para os termos em inglês bind, torture, kill, que era sua assinatura grotesca, é interpretado por Sonny Valicenti, e usa uma máscara de plástico sinistra. A série que tem nove episódios é produzida por David Fincher (House of Cards) e Charlize Theron (Monster). Pela DarkSide Books, o assassino acima de qualquer suspeita teve sua história contada em BTK Profile: Máscara da Maldade, escrito pelos jornalistas Roy Wenzl, Tim Potter, Hurst Laviana e Laura L. Kelly, que trabalharam no Wichita Eagle, parte fundamental no caso do serial killer.

LEIA MAIS: BTK PROFILE: A MÁSCARA DA MALDADE REVELA A INSANIDADE DE DENNIS RADER

Psicopata e provocador, dos anos 1974 até 1991, BTK zombou da polícia a cada assassinato, enviando cartas, mensagens e deixando pistas soltas. O jornal Wichita Eagle foi um dos primeiros a fazer a cobertura do assassino em série desde seu primeiro ataque, em janeiro de 1974. Desde então, o jornal, a polícia e o serial killer desenvolveram um intricado relacionamento. Foi por meio do Eagle que BTK enviou sua primeira mensagem, em 1974. Com um assassino em série à solta e a população desesperada, o chefe de polícia de Wichita chegou a pedir ajuda ao jornal para criar uma armadilha para o assassino e capturá-lo. 

A máscara usada por Dennis Rader, o serial killer BTK

E foi em uma carta para o Eagle que BTK anunciou seu reaparecimento, em 2004. Mas no ano seguinte, com um anúncio nos classificados do jornal, o chefe da investigação levou BTK a cometer um erro que resultou em sua captura. Rader teve dois filhos enquanto seguia matando sem ser descoberto — um deles, a jovem Kerri Rawson, declarou à Newsweek como tem seguido a vida após as revelações sobre seu pai. “Eu tive minha família. Eu tive meu marido. Eu fiz terapia”, explicou. “Mas você sempre está mais ou menos sozinho. É um clube muito solitário — o pior que você poderia imaginar pertencer, sendo filha de um serial killer.”

Rader segue preso desde sua captura em 2005, condenado à 10 penas consecutivas de prisão perpétua. Ele teve a sua história contada no filme Hunt for the BTK Killer, de Stephen T. Kay, além de servir de inspiração para Stephen King no conto “Um Bom Casamento”.

Incorporando o personagem


Sonny Valicenti como Dennis Rader, o serial killer BTK

O monstro que aterrorizou os moradores de Wichita é interpretado pelo ator Sonny Valicenti, na segunda temporada de Mindhunter. Depois de passar em um misterioso teste de casting, Valicenti não sabia para qual personagem estava escalado. E quando recebeu suas falas foi informado de que as páginas que ele leu não eram, de fato, sua parte — prática comum entre cineastas preocupados com spoilers, em Hollywood.

“Estive diante das câmeras duas vezes sem saber qual era o personagem. Eu sabia que era sobre um serial killer, e era preciso inventar uma maneira de deixar esse tipo de comportamento acontecer, seja na voz ou nas expressões corporais”, disse o ator em entrevista ao IndieWire

Para preservar a identidade do personagem principal da segunda temporada de Mindhunter, o personagem de Valicenti era identificado apenas como “ADT Serviceman”. E, para incorporar o personagem de BTK, o ator chegou a seguir seus vizinhos nas ruas, em uma espécie de laboratório sinistro. “Uma coisa que eu fiz durante algumas noites foi andar pelas ruas residenciais da minha vizinhança e escolher como um jovem casal para seguir para casa”, disse. “O objetivo principal, obviamente, não era que eles soubessem que eu estava fazendo isso, mas achava importante sentir essa experiência. E eu realmente sentia meu coração disparar, começava a me sentir completamente sozinho mesmo a 5 metros de pessoas que eu não conheço. Só aguentava fazer isso por um ou dois minutos e conseguia pensar ‘como seria se eu tivesse esse desejo’ por apenas um segundo”, contou ao IndieWire.

Confira o trailer da segunda temporada de Mindhunter, disponível na Netflix:


Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

6 Comentários

  • herika

    17 de agosto de 2019 às 19:10

    ah nem achei que teria a historia do ted

  • A série é ótima..vale muito a pena maratonar

    25 de maio de 2020 às 19:40

    maratonar

  • Ieda

    25 de maio de 2020 às 19:41

    Ótima série…vale a pena maratonar

  • Taila

    15 de dezembro de 2022 às 08:48

    A série é maravilhosa. Netflix, precisamos de novas temporadas pfv aos responsáveis

  • João Carlos M Daniel

    16 de setembro de 2023 às 21:38

    Excelente em tudo. É uma ótima série para maratonar.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide