Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesSéries

Qual a ligação de Sopranos com o novo Papa?

Será que a vida imita a arte ou a arte que imita a vida…

09/05/2025

Enquanto os cardeais da Igreja Católica se reuniam em Roma com toda a pompa e circunstância para eleger o novo Papa, um rosto familiar chamou a atenção dos fãs de televisão. Tratava-se do padre norte-americano Robert Sirico, irmão do falecido ator Tony Sirico (1942-2022). Se o nome não está batendo por aí, eu ajudo: Tony interpretou o mafioso Paulie “Walnuts” Gualtieri em Família Soprano – conhecida como a melhor série de todos os tempos aqui em casa.

LEIA TAMBÉM: É verdade que Ed e Lorraine Warren teriam trabalhado com um futuro Papa?

O padre Sirico esteve entre os 133 cardeais responsáveis pela eleição do novo pontífice, o norte-americano naturalizado peruano Robert Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. E como a vida imita a arte (ou vice-versa, tudo se confunde), na série sobre máfia, Tony Sirico descobre que a mãe que o criou, na verdade, era sua tia. A mãe biológica do personagem era uma freira que engravidou de um soldado durante a guerra e deu o bebê para a própria irmã cuidar.

Roberto e Tony Sirico

Na vida real, os dois irmãos, criados em uma família ítalo-americana no Brooklyn, em Nova York, seguiram caminhos radicalmente diferentes: Robert como sacerdote e cofundador de um instituto conservador, enquanto Tony, depois de algumas passagens pelo mundo do crime e bicos de segurança, fez carreira como ator. 

Antes de roubar a cena como um dos melhores personagens de Sopranos (e isso você atesta lendo o ótimo Família Soprano: Menu de Episódios, aqui da DarkSide), o carismático carcamano ficou conhecido por papéis em O Poderoso Chefão – Parte II, de Francis Ford Coppola, e Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, antes de seu papel icônico como o braço direito de Tony Soprano. Apesar das diferenças, mantiveram-se próximos até a morte de Tony, em 2022, aos 79 anos, já acometido de demência avançada.

família soprano menu de episódios

Em uma entrevista emocionante após a morte do irmão, o padre Sirico revelou que o ouviu em confissão nos momentos finais. “Percebi que o fim estava próximo. Então, em um local privado, peguei a estola sacra e perguntei: ‘Que tal essa confissão?’ Ele concordou, e fiz um dos gestos mais significativos que um sacerdote pode oferecer: o absolvi todos os seus pecados“, declarou.

LEIA TAMBÉM: Sopranos 25 anos depois: um legado que perdura

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cassino + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Ultra Carnem II, por Cesar Bravo

A carne é memória e maldição. Uma narrativa que pulsa no limiar entre mito e...

Por DarkSide
DarksideLançamento

DarkBox Collection Ultra Carnem, por Cesar Bravo

Em Ultra Carnem, Cesar Bravo invoca as forças que dormem sob a terra vermelha e as...

Por DarkSide
CuriosidadesE.L.A.S

O que é o código “Chame por Andrea”?

Em um mundo cada vez mais digital, encontrar relacionamentos on-line tornou-se algo...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Gein & Dahmer: Os Filhos Distorcidos Do Wisconsin

O estado do Wisconsin carrega a duvidosa distinção de ser o lar de dois dos...

Por Daniel Cruz
DarkloveLançamento

Lançamento: Jardim Noturno, por Shirley Jackson

Um diabo inquieto, uma velha maliciosa e um Jack, o Estripador do pós-guerra; uma...

Por DarkSide