Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesSéries

Qual a ligação de Sopranos com o novo Papa?

Será que a vida imita a arte ou a arte que imita a vida…

09/05/2025

Enquanto os cardeais da Igreja Católica se reuniam em Roma com toda a pompa e circunstância para eleger o novo Papa, um rosto familiar chamou a atenção dos fãs de televisão. Tratava-se do padre norte-americano Robert Sirico, irmão do falecido ator Tony Sirico (1942-2022). Se o nome não está batendo por aí, eu ajudo: Tony interpretou o mafioso Paulie “Walnuts” Gualtieri em Família Soprano – conhecida como a melhor série de todos os tempos aqui em casa.

LEIA TAMBÉM: É verdade que Ed e Lorraine Warren teriam trabalhado com um futuro Papa?

O padre Sirico esteve entre os 133 cardeais responsáveis pela eleição do novo pontífice, o norte-americano naturalizado peruano Robert Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. E como a vida imita a arte (ou vice-versa, tudo se confunde), na série sobre máfia, Tony Sirico descobre que a mãe que o criou, na verdade, era sua tia. A mãe biológica do personagem era uma freira que engravidou de um soldado durante a guerra e deu o bebê para a própria irmã cuidar.

Roberto e Tony Sirico

Na vida real, os dois irmãos, criados em uma família ítalo-americana no Brooklyn, em Nova York, seguiram caminhos radicalmente diferentes: Robert como sacerdote e cofundador de um instituto conservador, enquanto Tony, depois de algumas passagens pelo mundo do crime e bicos de segurança, fez carreira como ator. 

Antes de roubar a cena como um dos melhores personagens de Sopranos (e isso você atesta lendo o ótimo Família Soprano: Menu de Episódios, aqui da DarkSide), o carismático carcamano ficou conhecido por papéis em O Poderoso Chefão – Parte II, de Francis Ford Coppola, e Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, antes de seu papel icônico como o braço direito de Tony Soprano. Apesar das diferenças, mantiveram-se próximos até a morte de Tony, em 2022, aos 79 anos, já acometido de demência avançada.

família soprano menu de episódios

Em uma entrevista emocionante após a morte do irmão, o padre Sirico revelou que o ouviu em confissão nos momentos finais. “Percebi que o fim estava próximo. Então, em um local privado, peguei a estola sacra e perguntei: ‘Que tal essa confissão?’ Ele concordou, e fiz um dos gestos mais significativos que um sacerdote pode oferecer: o absolvi todos os seus pecados“, declarou.

LEIA TAMBÉM: Sopranos 25 anos depois: um legado que perdura

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cassino + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubFilmes

Os Goonies fazem 40 anos

Há quatro décadas, um grupo de crianças desajeitadas se reunia para um último fim...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Como a cultura pop se alimentou dos crimes de Ed Gein

Você já parou para pensar o que Norman Bates de Psicose, Leatherface de O Massacre da...

Por DarkSide
AnimaçãoGraphic NovelNovidades

Junji Ito: Crimson: Mangaká anuncia novo anime inspirado em sua obra

Fãs de Junji Ito têm novos motivos para comemorar — ou para ter ainda mais medo....

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Valentina Toro: “É muito bonito ver como a imaginação nos une”

A imaginação e a arte são os caminhos para imaginarmos o mundo em que queremos...

Por DarkSide