Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Graphic NovelLançamento

A arte impactante de Ben Templesmith

Idealizando uma história sobre vampiros que invadem uma pequena cidade no norte do Alasca, Templesmith fez de 30 Dias de Noite seu trabalho de maior sucesso

A pequena cidade de Barrow, no extremo norte do Alasca, não tem mais esse nome desde um referendo realizado em outubro de 2016, quando os eleitores da cidade aprovaram a mudança do nome para Utqiaġvik, na língua Iñupiaq, falada pelos nativos nômades que habitam a região desde tempos pré-histórico. Mas antes disso, Barrow já havia sido eternizada nas páginas da HQ 30 Dias de Noite, de Ben Templesmith, que ganharia uma adaptação de sucesso para os cinemas em 2007.

O nome da HQ se dá ao fato de Barrow, atualmente Utqiaġvik, permanecer mais de um mês no mais completo escuro — isso acontece quando o sol se põe em novembro e fica abaixo do horizonte durante cerca de 65 dias. A noite polar, que parece ser interminável, dura até o sol nascer novamente no fim do mês de janeiro. Durante metade da noite polar, o tempo do crepúsculo diminui até ao solstício de inverno em dezembro, quando dura apenas 3 horas.

30 Dias de Noite (DarkSide Books)

As sombras de Barrow e o frio do Alasca são brilhantemente retratados em 30 Dias de Noite, anunciada pelo selo DarkSide Graphic Novel, da DarkSide Books. O traço marcante de Templesmith revela uma trama alucinante envolvendo os moradores de Barrow com quadros inteiros e de cores frias combinadas às horrendas criaturas que surgem ao longo da trama. Ali, quando o sol se põe e a cidadezinha entra na escuridão, vampiros sanguinários e sem escrúpulos invadem o local e provocam um verdadeiro banquete de sangue. A atmosfera gélida e crua da cidade é perfeitamente ambientalizada na HQ.

Atualmente, a cidade de Utqiaġvik tem uma população estimada de 4.581 habitantes segundo o último censo populacional, e as temperaturas por lá permanecem abaixo de zero durante boa parte do ano — o clima polar da cidade também provoca muita neblina colocando Utqiaġvik como um dos lugares mais nublados do mundo. Templesmith retratou a escuridão, as sombras e a fria Barrow com seu traço característico levando o leitor diretamente para o longínquo Alasca abaixo de zero e infestado por vampiros. Em sua arte, Barrow é o lugar perfeito para ser invadido por vampiros — na vida real, a pequena Utqiaġvik, sobrevive da caça (de animais, não de vampiros) e trabalhando nas operações dos campos de exploração de petróleo que circundam a região.

30 Dias de Noite (DarkSide Books)

Aliado às elaboradas cenas de ação da HQ retratadas na arte cheia de camadas e referências de Ben Templesmith, o prestigiado Steve Niles, roteirista norte-americano de histórias em quadrinhos, constrói relações humanas intensas e poderosas em meio ao caos e mortes provocadas pelos seres sanguinários que invadem a cidade em busca de sobrevivência. 30 Dias de Noite foi publicada originalmente em 2002 no formato de minissérie pela IDW Publishing quando chamou a atenção dos fãs de quadrinhos, chegando inclusive a ganhar uma respeitosa adaptação para os cinemas por David Slade (um dos produtores executivos e diretores de Hannibal e Deuses Americanos) em 2007.

LEIA TAMBÉM: 30 DIAS DE NOITE: UM BANQUETE DE SANGUE COM A ARTE DE TEMPLESMITH

Templesmith trabalha com histórias em quadrinhos há quase duas décadas e já recebeu inúmeras indicações no International Horror Guild Awards e Eisner Awards. 30 Dias de Noite é seu trabalho mais conhecido nos quadrinhos; outros projetos populares que levam sua assinatura são Wormwood: Gentleman Corpse, Welcome to Hoxford e Singularity 7, cujos roteiros são de sua autoria. Templesmith também trabalhou com as marcas Star Wars, Doctor Who, GI Joe, Silent Hill e Buffy: A Caça-Vampiros.

A edição anunciada pela DarkSide Books neste mês é para comemorar o aniversário de quinze anos de um dos marcos do terror moderno — 30 Dias de Noite, Retorno a Barrow e Dias Sombrios — e chega ao Brasil em edição definitiva, volume único e repleta de materiais especiais.

Confira trechos da HQ 30 Dias de Noite, com roteiro de Steve Niles e arte de Ben Templesmith:

30 Dias de Noite (DarkSide Books)
30 Dias de Noite (DarkSide Books)
LER MAIS

Indicados para você!

30 Dias de Noite: edição comemorativa - DRK.X
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Corvo - Edição Definitiva
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideListas

De VHS para a realidade: a atuação da maçonaria no Brasil

A primeira coisa que você precisa saber sobre a cidade de Três Rios, localizada no...

Por DarkSide
CuriosidadesMedo Clássico

Robert Louis Stevenson: o contador de histórias

É inegável o legado que Robert Louis Stevenson deixou para a literatura universal....

Por DarkSide
DarkloveDarksideLivros

A família King tem um lar na DarkSide Books

Por Jéssica Reinaldo  Que Stephen King é o rei do terror, todo mundo já sabe....

Por DarkSide
DarksideLançamento

The Dark Man de Stephen King chega à DarkSide

A primeira aparição do Homem de Preto aconteceu na Universidade do Maine, em meados...

Por DarkSide
Cine Book ClubListas

35 anos do slasher movie A Hora do Pesadelo

O diretor Wes Craven descrevia a essência do clássico A Hora do Pesadelo como uma...

Por DarkSide