Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArteMagicaePerfil

A inconfundível e encantadora arte de Jessica Roux

A magia da natureza no traço da artista

25/09/2024

Se de uns tempos para cá a marca Magicae se tornou um jardim florido e um bosque onde habitam seres místicos é por causa de Jessica Roux. Desde que chegou à DarkSide® com Floriografia: A Linguagem Secreta das Flores, que rapidamente se tornou um best-seller, a autora continuou encantando os entusiastas do mundo mágico.

LEIA TAMBÉM: O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

É dela o Oráculo dos Guardiões da Floresta, um deck com cartas inspiradas nos seres da natureza que trazem conselhos e esclarecimento para questões do dia a dia. Também são delas as ilustrações de História Natural das Fadas, clássico da década de 1920 que é um guia completo sobre a vida destes seres mágicos.

Mas se tem algo que as obras de Jessica Roux têm em comum — além de captarem toda a beleza do mundo natural — é que todas são frutos de pesquisa. Suas criações não surgem ao acaso, toda a magia que ela confere ao seu trabalho tem também um comprometimento com a integridade histórica, literária e até mesmo científica dos temas.

jessica roux

Quando se trata de abordar o mundo natural em suas obras, Roux sabe como ninguém honrar as mitologias e o folclore que as inspiraram. Como uma boa entusiasta da natureza, mas também na posição de uma artista essencialmente criativa, ela consegue mesclar como poucos o mundo real e o imaginário.

Inspirações mágicas que vêm da natureza

Em entrevista ao site The Wild Detectives, Roux explicou que o tema da natureza é recorrente no seu trabalho por se tratar de uma fonte inesgotável de inspiração: “Sinto como se estivesse sempre aprendendo coisas novas sobre o mundo natural”. Apesar de ter se formado em Jornalismo, escrever notícias nunca foi muito a área dela, por isso, acabou estudando ilustração no Savannah College of Art and Design.

E para a felicidade de Jessica, ela nem precisa ir muito longe para buscar inspiração. “Tento passar pelo menos uma hora no meu jardim todos os dias, e agora tenho galinhas”, contou. Além disso, ela tem uma amiga ilustradora, Ginnie Hsu, que cultiva flores a quem adora visitar de vez em quando para ajudar: “É um pouco como se fossem férias, mas também posso trabalhar, o que eu realmente gosto”. 

oráculo dos guardiões da floresta

Jessica também ficou maravilhada quando Ginnie a levou para conhecer os jardins da Cornell University: “Adoro conhecer jardins diferentes e depois me inspirar neles, não apenas para o meu próprio jardim, mas também para o meu trabalho”.

Os bastidores de trabalhos colaborativos

Quando trabalha como ilustradora de obra de outros autores, Jessica Roux explica que conta com um diretor ou diretora de arte que faça o intermédio. “Essa pessoa coleta feedback de ambos os lados e atua como uma espécie de tradutor, interpretando o que o autor quer, já que nem sempre os autores são muito visuais.”

Além do diretor de arte, Roux explica que há ainda a figura do designer do livro, que distribui o texto nas páginas em determinada tipologia e tamanho de fonte, e sugere onde ela deve incluir as imagens para complementar o texto: “Contanto que o texto e as imagens fluam e interajam de maneira interessante, funciona”.

floriografia

A artista também destaca a importância da sua editora no processo. “Se você jogar no Google ‘meme do quebra-cabeça do cavalo’, vai ver que as peças estão agrupadas no formato de um cavalo, mas que elas não necessariamente se encaixam. Sempre que mostro meu manuscrito à minha editora pela primeira vez, digo ‘é hora de quebra-cabeça de cavalo’, porque é ela quem pega as peças e as encaixa de uma maneira melhor do que eu conseguiria.”

Jessica Roux ainda destacou sua proximidade com Emily Hawkins, autora de História Natural das Fadas. “Enviamos e-mails uma para a outra diretamente. Ela me manda um esboço do livro antes de pedir a minha contribuição, o que eu acho bem gentil. É bem legal estar envolvida.”

história natural das fadas

LEIA TAMBÉM: Você sabe escolher as flores para um buquê?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

História Natural das Fadas + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMacabra

Viajar para ver fungos luminosos? Conheça o micoturismo

Você já deve ter visto pela internet vídeos impressionantes de algas...

Por DarkSide
CuriosidadesFotografia

De onde vem o temor japonês por fotos e retratos?

Histórias de fantasmas carregam grande importância na cultura japonesa. Mas engana-se...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: Alice: Edição Pesadelo

Desde que Alice seguiu o coelho apressado e entrou numa toca, muita coisa aconteceu. O...

Por DarkSide
ArtigoFilmesMacabra

6 Lições de Os Doze Macacos para o futuro

A história do cinema está repleta de filmes que envelheceram bem. Isso significa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 8: Guerra das Bruxas, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Com uma guerra mágica prestes a explodir, o destino de todo o Condado de Harrow recai...

Por DarkSide